Onde os urubus têm asas: análise Flamengo 1 x 0 Náutico

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

No apagar das luzes. Da lama ao caos, o Náutico se segurou até onde pôde, mas acabou derrotado pelo Flamengo com um gol no último minuto, se despedindo da Copa São Paulo de Futebol Júnior na segunda fase nesta quinta-feira (13). A partida foi disputada na Arena Barueri e o Timbu já foca no Estadual Sub-20, que será retomado agora em janeiro.

Para o confronto, o técnico Adriano Souza voltou a escalar os ditos titulares na equipe alvirrubra, porém tendo uma novidade: o artilheiro Rodrigo Leal, que ganhou a vaga de Kauan. Desse modo, o 4-2-3-1 foi mantido entre os 11 iniciais, com Júlio, Fernando Neto e Léo na trinca atrás do centroavante e a cabeça de área formada por Cauê e Luís Felipe.

Escalação do Timbu teve apenas uma mudança dentre os considerados titulares (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO FOI

A partida começou bastante estudada, mas com o Flamengo saindo desde o apito inicial. Não por acaso, teve duas boas chances de sair à frente, contudo não foi eficiente: na primeira, Victor Hugo recebeu pelo meio e finalizou forte para defesa de Bruno. Depois, Petterson foi servido na esquerda, limpou e deu chute firme para o goleiro espalmar.

Formando um 4-4-2 de linhas médio/baixas, o Náutico ficou mais retraído no seu próprio campo, já que não tinha criatividade para chegar ao ataque. Isso fez o Mengão voltar a atacar e conseguir espaços, dando o susto novamente: Pedro Arthur fez boa jogada e deixou para Kayke David de calcanhar, porém a finalização parou no arqueiro alvirrubro.

Marcação tentou compactação, mas deu brechas para infiltrações (Imagem: SporTV)

Nas poucas vezes que tinham a posse, os pernambucanos performavam um 4-3-3 com a presença dos laterais no campo ofensivo, deixando somente os zagueiros atrás do meio. Faltou, entretanto, criatividade para criar os lances e levar perigo em direção ao gol flamenguista, que não foi exigido ao longo do primeiro tempo.

Melhores no confronto, os rubro-negros confirmaram a superioridade e não abdicaram de atacar. Já mais próximo dos minutos finais, tiveram um bom momento: Victor Hugo achou Petterson livre pela esquerda e deu o passe, no entanto o arqueiro do Timba saiu bem da barra e fez a intervenção na hora do arremate.

Laterais até tentaram – sem êxito – ajudar durante a construção ofensiva (Imagem: SporTV)

Apesar da ausência do poder criativo, o comandante do Náutico optou pela manutenção das peças, buscando dar sequência a quem estava em campo. A solução para conseguir chegar melhor ao ataque foi fazer o jogo apoiado em uma saída de 3, que o goleiro Bruno iniciava a transição tendo o volante Cauê e os zagueiros Alemão e Diego como opção de passe.

Ainda assim, a bola parada quase deu resultado aos alvirrubros. Após falta cobrada na pequena área, a bola sobrou para Luan, que chutou com desvio em Cassiano e foi cheia de veneno na direção da barra, porém o arqueiro do Fla se esticou todo para afastar e evitar a abertura do placar a favor do time pernambucano.

Jogo apoiado ainda do campo de defesa foi alternativa para ir ao ataque (Imagem: SporTV)

Enxergando a evolução da equipe, Adriano Souza promoveu duas alterações e manteve a proposta ofensiva. Léo e Café foram sacados para as entradas de Klefferson e Tagarela, tendo dois meias mais armadores. E foi em falha da defesa carioca que o Timbu criou nova oportunidade: Klefferson cruzou bem na área e Rodrigo Leal arrematou para defesa de Bruno.

Se fechando no 4-2-3-1 com constantes alternâncias para o 5-4-1, o Timba viu o Flamengo crescer e tentar se impor. De tanto pressionar, conseguiu sair do zero no último lance, frustrando os alvirrubros: Igor Jesus pegou o rebote na entrada da área após lateral na pequena área, a bola desviou no meio do caminho e enganou o camisa 1.

Marcação pernambucana resistiu à pressão até onde deu (Imagem: SporTV)

Créditos da foto principal: Victor Martins/Secretaria de Esportes de Barueri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: