Repatriado: o que esperar de João Erick no Santa Cruz

Por: Ivan Mota

Revelado na base do Sport, João Erick volta a sua terra natal para defender o Santa Cruz. Meio-campista de 23 anos estava no futebol croata e é a 17ª contratação coral para a temporada 2020. João, inclusive, já participou de trabalhos no CT Ninho das Cobras; contrato com o Mais Querido tem duração até o final da temporada.

O Pernambutático destrincha o que esperar do novo reforço tricolor, com principais características, números, um Raio-X da carreira, e como Erick pode se encaixar no esquema de Leston Júnior

O QUE ESPERAR TATICAMENTE

João Erick pode ser considerado originalmente um volante mais defensivo. Ele tem papel importante na recomposição, ajudando quando sua equipe sofre investidas dos adversários. Geralmente atuando pelo lado direito, procura fechar espaços para evitar infiltrações e passes. Nesse caso, ele aparece formando uma linha de quatro com outros homens de meio campo, num 5-4-1.

João Erick ajudando na recomposição no 5-4-1 (Imagem: Arena Sport)

No Arruda, João Erick chega para assumir a titularidade na cabeça de área, mas não tem presença garantida. A priori, o pernambucano brigaria por uma posição com Rodrigo Yuri para atuar ao lado de Gilberto no círculo central; Caetano e Matheus Lira também são opções para o setor.

Provável escalação com João Erick entre os 11 (Feito no Tactical Pad)

Apesar da qualidade com os pés, João também acumula bons números nos desarmes, quesito que pôde ser visto no Croatia Zmijavci, seu último clube. Costuma ser peça chave das transições nos times que defendeu na carreira.

Duelos defensivos de João Erick

Outro ponto positivo do atleta é seu papel na saída de bola. Neste cenário, João pode se juntar aos zagueiros, formando uma linha de três, tendo a função de iniciar as jogadas da equipe. Muitas vezes, como nesse caso, com lançamentos longos fazendo uma ligação direta da defesa para o ataque.

Participação na saída de bola infiltrado entre os zagueiros (Imagem: HNTV)

Além das funções mais recuadas, o jogador também pode atuar, dependendo da situação da partida, de forma mais ofensiva, surgindo como elemento surpresa, atuando praticamente como um ponta na linha de três atacantes. Multifacetado, tem capacidade para fazer mais de uma função no meio.

João Erick aparecendo como opção ofensiva (Imagem: Arena Sport)

João Erick também também pode assumir o posto de homem das bolas paradas no Santa Cruz. Atuando no futebol croata, em algumas ocasiões, o volante era o responsável por cobrar escanteios e faltas diretas para o gol; chutes de longa distância também fazem parte do repertório do novo contratado coral.

Passes, finalizações e dribles de João Erick

QUEM É JOÃO ERICK

Natural de Jaboatão dos Guararapes, João Erick retorna ao futebol pernambucano após algumas temporadas na Croácia. O jogador de 23 anos foi revelado pela base do Sport, onde atuou entre 2016 e 2018, chegando a disputar três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na categoria sub-20. Pelo profissional, atuou apenas em uma oportunidade, no Pernambucano.

Após se destacar na Copinha de 2018, onde marcou dois gols, o volante se transferiu para a base do Santos. Mas a sua passagem no alvinegro praiano durou apenas três meses. Por lá, atuou pelo time sub-23, disputando o Brasileiro de Aspirantes e a Copa Paulista, antes de ser contratado pelo NK Rudeš, da Croácia. Em sua primeira temporada na Europa, disputou 26 jogos pela primeira divisão local, mas viu seu time ser rebaixado na lanterna da competição.

Na segunda divisão croata, ainda pelo NK, acabou disputando apenas 13 partidas na temporada 2019/2020, até de se transferir para outro time da Série B do país, o Croatia Zmijavci, onde atuou por mais dois anos, somando um total de 30 jogos como titular. Curiosamente, João Erick passou por um período de testes no Sub-23 do Tricolor do Arruda em 2020, mas acabou retornando para a Europa. Agora, chega em definitivo para defender o Mais Querido em 2022.

Arte: MVN Designers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: