Tiro certo: o que esperar de Leandro Carvalho no Náutico

Por: Felipe Holanda

Aprovação imediata. Leandro Carvalho chega ao Náutico para suprir saída de peças importantes no elenco e ser o novo ponta Timbu. Aos 26 anos, Leandro pertence ao Ceará, mas desembarca nos Aflitos após rescisão antecipada de empréstimo junto ao Al-Qadisya-ASA; contrato com o alvirrubro tem duração até o final de 2022.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o que esperar do novo contratado, com principais características, números, um Raio-X da cerreira, e como Leandro pode se encaixar no esquema de Hélio dos Anjos.

O QUE ESPERAR TATICAMENTE

O jogo de Leandro Carvalho passa diretamente pelas extremidades – as famosas “beiradas” do campo. Por lá, ele consegue se destacar com imposições e dribles, geralmente levando vantagem no 1 x 1. Pode atuar nas duas pontas, mas teve o lado direito como carro chefe de suas grandes atuações, principalmente nos tempos de Ceará.

Dribles de Leandro Carvalho

No Náutico, caso caia pela direita, a tendência é brigar por posição com Ewandro, tendo Eduardo Teixeira no lado oposto. Neste cenário, teria a responsabilidade de municiar os homens de frente, caso Hélio dos Anjos opte por escalar o time no 4-3-3 híbrido; 4-2-3-1 e 4-2-4 também são possibilidades táticas.

Possível time com Leandro Carvalho (Feito no Tactical Pad)

Se ficar mais na esquerda, pode suprir bem a saída de Vinícius, que se transferiu para o Goiás em negociação polêmica, também envolvendo o Bahia. Nada impede que Leandro fique mais por esse setor do campo, principalmente em casos de 4-2-4, com Jean Carlos se unindo ao quarteto de ataque.

Leandro em 4-2-4 pelo Vozão (Imagem: Premiere)

Neste viés, Ewandro deve assumir a extrema direita, já que é canhoto de origem, tendo Leandro na esquerda. No 4-2-4, Hélio contaria com a chegada de Richard Franco para dialogar com os homens de frente, enquanto a trinca busca movimentação entrelinhas.

Variável do 4-2-1-3 para o 4-2-4 (Feito no Tactical Pad)

Entre várias facetas, o novo reforço Timbu também já mostrou qualidade nos passes chave, atuando como meia articulador. Assim, pode dividir a função com o próprio Jean, caso a equipe alvirrubra queira surpreender o adversário e sair da zona de conforto, mais ocasional em contra-ataques.

Na criação, Leandro procura melhor opção do passe (Imagem: TNT Sports/EI)

Os números de assistências são até esperançosos. Em oito anos como profissional, Leandro acumula dez passes para gol, sendo oito pelo Ceará e dois no América-MG; pelo Coelho, se destacou em clássico diante do Cruzeiro, quando foi um dos melhores em campo, pela Série B.

Assistências de Leandro Carvalho

Em números gerais, Leandro soma 25 gols na carreira. Desses, oito foram pelo Paysandu, um na Penapolense-SP, e 14 pelo alvinegro cearense, época em que viveu a melhor fase da carreira. Já no futebol árabe, passou em branco, mesmo scout de sua passagem no América-MG.

Gols de Leandro Carvalho

QUEM É LEANDRO CARVALHO

Natural de Belém, o novo contratado alvirrubro iniciou carreira no Paysandu. Pelo Bicolor, em 2014, seu primeiro ano como profissional, disputou 24 jogos, marcando quatro gols. Na temporada seguinte, até conseguiu se firmar no time de cima, mas acabou negociado com o Penapolense, em 2016. Neste mesmo ano, teve rápida passagem pelo Tuna Luso.

Em 2017, chegou no Ceará, onde se tornou ídolo. Pelo Vozão, disputou mais de 100 jogos, sendo campeão da Copa do Nordeste de 2020. Na ocasião, foi peça chave no bicampeonato regional, quando os alvinegros vencerem o Bahia na finalíssima.

Entre 2018 e 2019, chegou a defender o Botafogo. Neste interim, disputou apenas dez jogos e não balnaçou as redes. Na temporada passada, defendeu o América-MG na Segundona, antes de se transferir para o Al-Qadisiya-ASA, sem conseguir se adaptar ao futebol árabe. Agora, busca reencontrar seus melhores dias no Náutico.

Arte: Mateus Schuler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: