V de Vingança: análise ABC 1 x 2 Retrô

Por: Mateus Schuler

Acertando as contas. A base do Retrô vingou o elenco profissional após eliminação na Série D e venceu o ABC por 2 x 1 nesta quinta-feira (13), no Alfredo Chiavegato, se classificando à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols da vitória azulina foram marcadas por Ruan e Alencar, de pênalti; Alisson descontou.

A partida marcou os retornos dos volantes Igor – como lateral-esquerdo – e Alencar – na cabeça de área – à titularidade após cumprirem suspensão. Já o zagueiro Luan, por sua vez, foi desfalque por estar suspenso, com o técnico Jamesson Andrade fazendo diferente e escalando a equipe retroense no 4-3-3 mais defensivo.

Escalação inicial dos azulinos diante dos abecedistas (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO FOI

Apesar do forte calor em Jaguariúna, o Retrô não se acomodou e tratou de ir ao ataque para impor seu jogo. A primeira chance criada foi um cruzamento de João Vitor para Ruan, que resvalou sem assustar a meta do ABC. A posse de bola fez a Fênix controlar melhor as ações ofensivas, porém faltou o poder criativo nas chegadas.

Os pernambucanos levaram mais perigo por meio da bola parada, fazendo o Elefante ficar retraído no seu próprio campo. Jhonnatan cobrou o escanteio e Ruan surgiu entre os defensores adversários, cabeceando dando um susto. O time azulino, que alternou entre 4-3-3 e 4-2-3-1 ao atacar, seguiu intenso, no entanto não era efetivo.

Bem postados defensivamente, os retroenses neutralizaram as investidas da equipe potiguar, deixando os alvinegros sem criatividade quando atacavam. A única oportunidade clara veio depois de jogada ensaiada em cobrança de escanteio, mas David finalizou firme de fora da área e o goleiro Lucas afastou de manchete.

Meio-campistas se aproximaram dos atacantes durante a criação (Imagem: Eleven Sports)

No segundo tempo, Anderson voltou no lugar de Braga, repetindo a proposta usada durante a etapa inicial. Dessa maneira, o Retrô seguiu levando perigo e chegando próximo de abrir o placar: Jhonnatan recebeu pela esquerda, fez grande jogada individual e chutou forte, mas Cleiton afastou para escanteio e evitou.

Com a alta intensidade no ataque, Jamesson promoveu entrada de Charles na vaga de Carrapeta, mantendo a pegada e gerando resultado. Em contra-ataque fatal, Jhonnatan lançou para o recém-promovido Charles na direita, que fez bom lance e cruzou para Ruan; livre na pequena área, o camisa 7 se desvencilhou da marcação e tocou para o gol aberto.

Fênix demonstrou solidez defensiva ao longo do partida (Imagem: Eleven Sports)

E foi a partir daí que tudo começou a fluir pelo lado azulino. Vitor Emanuel foi expulso, deixando os alvinegros com menos um. Logo depois, Charles tentou cruzar e o árbitro disse ter batido na mão de Allan dentro da pequena área; Alencar bateu em seguro e, assim, ampliou a vantagem para deixar a equipe pernambucana menos ansiosa.

Em sequência, um susto. Pedro Soares cruzou, Lucas cochilou e Alisson tocou se antecipando ao camisa 1, completando para o gol e reanimando o ABC. O poder ofensivo, contudo, reduziu e o relógio foi passando. No final, Anderson mandou na pequena área e Túlio – substituto de Ruan – emendou belo chute de primeira, entretanto Cleiton fez defesaça.

Créditos da foto principal: Marcelo Trajano/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: