Primeiros erros: análise CRB 1 x 0 Sport

Por: Ivan Mota

Má impressão. Mesmo desfalcado e com um elenco cheio de novidades, o Sport teve uma atuação decepcionante em seu primeiro jogo na temporada. O Leão estreou na Copa do Nordeste com derrota para o CRB, neste sábado (22), no Estádio Rei Pelé. Marcinho marcou o único gol do triunfo dos donos da casa.

Muitos garotos e alguns estreantes. Na primeira escalação do ano, o treinador Gustavo Florentín mesclou o onze inicial com titulares habituais, jogadores da base e duas novas contratações. Sem poder contar com o lateral-direito Ewerthon, que não atendeu o novo protocolo estabelecido pela CBF sobre a Covid-19, a vaga ficou com Diego. Outros garotos escalados como titulares foram Renzo e Pedro. Alê Santos, também da base, ganha mais uma chance após período de empréstimo no Figueirense. Denner e Ray Vanegas fazem sua estreia com a camisa rubro-negra.

A primeira escalação do Sport em 2022 (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI TATICAMENTE

Os donos da casa mandaram na primeira etapa. Apesar do começo bastante truncado, com poucas chances criadas nos primeiros minutos, o Galo sempre demonstrou maior ímpeto ofensivo, sempre rondando a área do Leão. A dupla Reginaldo e Diego Torres conseguiu chegar algumas vezes com perigo, mas o meia argentino acabou não aproveitando as chances. O Leão se fechava num 4-1-4-1, com Alê Santos na função do volante mais recuado.

FRAME 1

Os pernambucanos só finalizaram uma vez na direção do alvo. Após boa jogada de Ray Vanegas, que tabelou com Mikael e finalizou de fora da área, mas sem força e nas mãos do goleiro. Com muita dificuldade para sair jogando, o Sport formava uma linha de três, com o volante Alê Santos se infiltrando entre os zagueiros, dando liberdade para os laterais. Porém, com muitos erros de passes, a produção foi praticamente nula.

Pernambucanos tentando sair para o jogo (Imagem: Nordeste FC)

E os alagoanos acabaram sendo recompensados perto do fim do primeiro tempo. Com muita liberdade na entrada da área, o atacante Marcinho acertou um lindo chute, mandando a bola no ângulo do goleiro Mailson, que nada pode fazer. Após abrir o placar, à equipe de Allan Aal ainda seguiu com mais posse e criando chances, sacramentando o domínio nos 45 minutos iniciais.

O Sport começou melhor na segunda etapa. O atacante Mikael, que pouco apareceu no primeiro tempo, já teve participação em três jogadas ofensivas nos minutos iniciais. Buscando ser mais ofensivo, Florentín promoveu a primeira mudança logo no intervalo, colocando o atacante Jaderson no lugar de Diego. Alê Santos acabou assumindo a função de lateral direito no restante da partida.

Após alterações, Sport se fechava num 4-2-3-1 com Alê Santos improvisado (Imagem: Nordeste FC)

Mesmo com mais alterações no decorrer do jogo, o Sport parecia ter apenas uma jogada, as bolas alçadas para a área por Luciano Juba, buscando Mikael e Jaderson, que até tiveram algumas chances, mas sem nenhum real perigo. Por muito pouco os donos da casa não ampliaram o placar já aos sete minutos. Diego Torres chutou forte, Mailson deu rebote e o atacante Nicolas Careca, sozinho, pegou muito mal na bola, perdendo uma chance incrível.

Leão numa espécie de 3-3-4 em busca do empate (Imagem: Nordeste FC)

Mas o jogo seguiu a mesma toada até o final. O CRB chegava com perigo em contragolpes, enquanto o Leão da Ilha, mesmo com mais posse, não tinha criatividade e qualidade suficiente para buscar o empate. Alan e Paulinho ainda foram acionados nos minutos finais, mas não conseguiram evitar a derrota. Os rubro-negros voltam a campo na próxima quarta-feira (26), estreando pelo Campeonato Pernambucano contra o Sete de Setembro. O próximo desafio pela Copa do Nordeste será no próximo sábado (29). O Leão receberá o Náutico, no primeiro clássico do ano.

Créditos da foto principal: Francisco Cedrim/CRB

Um comentário em “Primeiros erros: análise CRB 1 x 0 Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: