Por: Ivan Mota
Má impressão. Mesmo desfalcado e com um elenco cheio de novidades, o Sport teve uma atuação decepcionante em seu primeiro jogo na temporada. O Leão estreou na Copa do Nordeste com derrota para o CRB, neste sábado (22), no Estádio Rei Pelé. Marcinho marcou o único gol do triunfo dos donos da casa.
Muitos garotos e alguns estreantes. Na primeira escalação do ano, o treinador Gustavo Florentín mesclou o onze inicial com titulares habituais, jogadores da base e duas novas contratações. Sem poder contar com o lateral-direito Ewerthon, que não atendeu o novo protocolo estabelecido pela CBF sobre a Covid-19, a vaga ficou com Diego. Outros garotos escalados como titulares foram Renzo e Pedro. Alê Santos, também da base, ganha mais uma chance após período de empréstimo no Figueirense. Denner e Ray Vanegas fazem sua estreia com a camisa rubro-negra.

COMO FOI TATICAMENTE
Os donos da casa mandaram na primeira etapa. Apesar do começo bastante truncado, com poucas chances criadas nos primeiros minutos, o Galo sempre demonstrou maior ímpeto ofensivo, sempre rondando a área do Leão. A dupla Reginaldo e Diego Torres conseguiu chegar algumas vezes com perigo, mas o meia argentino acabou não aproveitando as chances. O Leão se fechava num 4-1-4-1, com Alê Santos na função do volante mais recuado.
FRAME 1
Os pernambucanos só finalizaram uma vez na direção do alvo. Após boa jogada de Ray Vanegas, que tabelou com Mikael e finalizou de fora da área, mas sem força e nas mãos do goleiro. Com muita dificuldade para sair jogando, o Sport formava uma linha de três, com o volante Alê Santos se infiltrando entre os zagueiros, dando liberdade para os laterais. Porém, com muitos erros de passes, a produção foi praticamente nula.

E os alagoanos acabaram sendo recompensados perto do fim do primeiro tempo. Com muita liberdade na entrada da área, o atacante Marcinho acertou um lindo chute, mandando a bola no ângulo do goleiro Mailson, que nada pode fazer. Após abrir o placar, à equipe de Allan Aal ainda seguiu com mais posse e criando chances, sacramentando o domínio nos 45 minutos iniciais.
O Sport começou melhor na segunda etapa. O atacante Mikael, que pouco apareceu no primeiro tempo, já teve participação em três jogadas ofensivas nos minutos iniciais. Buscando ser mais ofensivo, Florentín promoveu a primeira mudança logo no intervalo, colocando o atacante Jaderson no lugar de Diego. Alê Santos acabou assumindo a função de lateral direito no restante da partida.

Mesmo com mais alterações no decorrer do jogo, o Sport parecia ter apenas uma jogada, as bolas alçadas para a área por Luciano Juba, buscando Mikael e Jaderson, que até tiveram algumas chances, mas sem nenhum real perigo. Por muito pouco os donos da casa não ampliaram o placar já aos sete minutos. Diego Torres chutou forte, Mailson deu rebote e o atacante Nicolas Careca, sozinho, pegou muito mal na bola, perdendo uma chance incrível.

Mas o jogo seguiu a mesma toada até o final. O CRB chegava com perigo em contragolpes, enquanto o Leão da Ilha, mesmo com mais posse, não tinha criatividade e qualidade suficiente para buscar o empate. Alan e Paulinho ainda foram acionados nos minutos finais, mas não conseguiram evitar a derrota. Os rubro-negros voltam a campo na próxima quarta-feira (26), estreando pelo Campeonato Pernambucano contra o Sete de Setembro. O próximo desafio pela Copa do Nordeste será no próximo sábado (29). O Leão receberá o Náutico, no primeiro clássico do ano.
Créditos da foto principal: Francisco Cedrim/CRB
Um comentário em “Primeiros erros: análise CRB 1 x 0 Sport”