Pintando o sete: análise Sport 7 x 0 Sete de Setembro

Por: Mateus Schuler

Farra e folia. Em clima de Carnaval antecipado, o Sport fez a festa dos poucos torcedores presentes à Ilha do Retiro e estreou no Campeonato Pernambucano Betsson 2022 goleando o Sete de Setembro por 7 x 0. Os gols, na partida da 1ª rodada do Estadual, foram marcados por Mikael, Jáderson e Gustavo, em duas oportunidades, e Juba.

Para o confronto diante dos setembrinos, a equipe foi comandada por César Lucena, pois Gustavo Florentín testou positivo para covid-19. Além do técnico, o lateral-direito Ewerthon, lateral-esquerdo Lucas Hernández, e volantes Blas Cáceres e Pedro Victor também foram diagnosticados com a doença, sendo desfalques junto aos suspensos Sabino e Ronaldo; time entrou no 4-2-3-1 de praxe.

Escalação inicial teve novidades após derrota para o CRB no Nordestão (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

O jogo começou com muita intensidade pelo lado do Sport, que não abdicou de atacar e se atirou logo ao ataque. No primeiro minuto, Vanegas roubou de Pantico pela direita, tabelou com Mikael e finalizou para boa defesa de Saulo; lance, porém, foi paralisado por impedimento; em seguida, Jáderson cobrou escanteio fechado e Chico cabeceou sobre o gol.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

A insistência prevaleceu durante todo o início e, assim, deu resultado. Depois de boa troca de passes pela direita, Elias cruzou e Mikael chegou batendo de primeira para abrir o placar. Não demorou muito e o camisa 99 demonstrou o faro mais uma vez: Juba recebeu pela esquerda de Vanegas e levantou na pequena área, com o centroavante estufando a rede de peixinho.

Solidez defensiva e pouca criatividade ajudaram Maílson a não trabalhar (Imagem: Premiere)

Mesmo não sendo exigido, já que o Sete de Setembro veio limitado, o Leão se portou bem defensivamente, compactando os blocos médios num 4-4-2 de muita segurança. Por conta da boa postura na defesa, os rubro-negros não hesitaram e voltaram a levar perigo: Juba fez bom lance após lançamento de Watson e mandou na medida para Mikael, que bateu de primeira e parou em grande intervenção de Saulo.

Ofensivamente, o 4-2-4 era bem notável e, com ele, a intensidade. E foi assim que o placar sofreu nova alteração antes mesmo do intervalo: Everton Felipe deu cruzamento preciso pela esquerda e Mikael arrematou para um milagre de Saulo; na sobra, Jáderson apareceu livre complementou de cabeça para dentro da barra vazia.

Leão mostrou imposição ofensiva no começo (Imagem: Premiere)

Para o segundo tempo, César promoveu duas mudanças, mas sem alterar a proposta da equipe leonina. Elias e Mikael, que sentiu dores nas costas, foram sacados para as entradas de Ezequiel e Gustavo, respectivamente; logo com um minuto, Jáderson levantou de trivela e o camisa 10, subindo em liberdade, testou no contrapé do goleiro setembrino e deixou sua marca.

A constante presença do meio em diante se manteve apesar da goleada ser construída com facilidade. Desse modo, o time da Praça da Bandeira chegou a formar um 2-4-4, tendo apenas os zagueiros mais recuados, e ainda assim mais um tento saiu: Watson abriu na direita para Jáderson, que fez o domínio e arrancou, finalizando no canto esquerdo sem dar chances a Saulo.

Apenas os zagueiros ficaram no campo defensivo durante etapa final (Imagem: Premiere)

A fragilidade apresentada pelo Lobo-Guará era tanta que Maílson sequer foi exigido e, quando menos os torcedores esperaram, outro gol levou o público ao delírio. Juba cobrou uma falta pela lateral da barreira, mal montada pelo camisa 1 alviverde, e também balançou as redes após ser garçom durante a etapa inicial.

Renovando o fôlego defensivo, o interino do Leão promoveu as entradas de Victor Gabriel e do estreante Fábio Alemão, sacando Juba e Thyere, deixando o sistema tático proposto no início. No fim, Jáderson destacou o motivo de ter sido o melhor em campo e deu bom passe na pequena área para Gustavo; o camisa 10 surgiu por trás da frágil marcação e tocou ao fundo do gol.

Créditos da foto principal: Paulo Paiva/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: