Náutico no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Sete de Setembro

Por: Felipe Holanda

Página virada. O Náutico encara o Sete de Setembro para girar a chave e seguir firme na defesa pelo título do Campeonato Pernambucano. Confronto acontece nesta terça-feira (1º) às 19h, na Arena de Pernambuco, válido pela segunda rodada do Estadual, com mando de campo garanhuense.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, informações exclusivas de um setorista, números, e muito mais do Lobo-Guará.

Para o compromisso diante do Timba, o técnico Luís Miguel deve fazer mudanças pontuais na equipe setembrina. Regularizados, o zagueiro Bililiu e o lateral-esquerdo Jonilson são peças praticamente certas entre os 11, enquanto Clóves disputa por vaga com Rogger e Edson tenta espaço contra Souza, recém-contratado; experiente atacante Abuda é esperado para ser opção no banco.

Provável escalação do alviverde (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Guardado a sete chaves. Após a goleada acachapante na estreia, o Sete de Setembro entra em campo diante do Náutico cheio de interrogações, a começar pelo ataque. Independente das peças a serem utilizadas, o alviverde deve manter o esqueleto tático, flertando entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1 com a bola.

Postura setembrina em fase ofensiva (Imagem: Premiere)

Apesar de valorizar a posse no centro, o Lobo-Guará geralmente aposta na velocidade de seus jogadores de beirada. Assim, consegue ter mais imposição ofensiva, principalmente quando desarma e engata um contra-ataque.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

“A expectativa no setor ofensivo é pela amplitude e jogo apoiado dos laterais. Com a regularização dos novos atletas e laterais de volta às posições de origem, o time deve insistir na troca de passes, tendo o avanço dos alas Rony e, principalmente, Jonilson pela esquerda, inclusive fazendo dobradinha ao lado de Pantico”

Filipe Ferreira, repórter da Rádio Jornal Garanhuns

COMO DEFENDE

Dores de cabeça. Após sofrer sete gols do Sport na primeira rodada, o sistema defensivo é o grande calo da equipe de Luís Miguel. O time até se compacta bem no 4-5-1 sem a bola, mas já mostrou fragilidades nas transições, principalmente diante de atacantes velozes, que é o caso do Náutico.

Sete num 4-5-1 (Imagem: Premiere)

Outra alternativa que pôde ser observada no Lobo-Guará é o 4-4-2, explorando as tradicionais duas linhas de 4. Neste cenário, os garanhuenses geralmente marcam em blocos médios/baixos, tendo os dois homens mais à frente sob a responsabilidade de dar o primeiro combate no portador da bola.

Marcação em blocos baixos/médios do alviverde (Imagem: Premiere)

“A defesa começou mal demais na temporada, com grande parte dos sete gols sofridos na estreia vindo de bolas alçadas na área e tendo falhas de posicionamento. A bola parada foi treinada com intensidade ao longo da última semana, com atenção especial nos escanteios, arma forte do adversário. O time se armou com duas linhas de quatro na hora de defender, tendo os dois volantes sendo os pilares da defesa”

Filipe Ferreira, repórter da Rádio Jornal Garanhuns

PARA FICAR DE OLHO

Jonilson (LE) – Válvula de escape. Após se destacar na Série A-2 defendendo o Ypiranga, Jonilson não conseguiu levar a Máquina de Costura ao acesso, mas despertou o interesse de outros clubes pela profundidade que dá pelos lados do campo. É importante nos cruzamentos na área e também nas bolas paradas do Sete.

Nego do Brejão (ATA) – Firmamento. Após passar todo o Estadual 2021 como opção no banco de reservas, Nego do Brejão vem se garantindo como titular na atual edição do Pernambucano. O atacante já mostrou qualidade nas finalizações, além de sua capacidade para construir jogadas no meio.

Créditos da foto principal: ASCOM/Sete de Setembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: