Náutico na Copa do Nordeste: como joga taticamente o Sampaio Corrêa

Por: Felipe Holanda

Reabilitação. Em busca da primeira vitória na Copa do Nordeste – soma um empate e uma derrota –, o Náutico faz confronto decisivo com o Sampaio Corrêa de olho no G-4. Partida acontece neste sábado (5) às 20h, no Castelão, em São Luís, pela terceira rodada do Nordestão 2022.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos, estilo de jogo, informações exclusivas de um setorista, números, e muito mais.

O TIME

Para enfrentar o Timbu, o Tubarão do técnico João Brigatti, ex-Santa Cruz, vai com praticamente força máxima, exceto pela ausência do atacante Gabriel Poveda, em processo de recondicionamento físico. Neste cenário, a tendência é que o treinador dê manutenção ao 4-2-3-1 tradicional dos maranhenses.

Escalação inicial do Tubarão foi mantida no 4-2-3-1 (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO ATACA

Movimentações. Quando tem a bola, o Sampaio espalha suas peças em campo para confundir a marcação adversária e ganhar espaços para infiltrar na grande área. Postado no 4-2-3-1, o Tubarão já se mostrou perigoso, principalmente na vitória sobre o Altos-PI pelo Nordestão, quando marcou dois gols.

Posicionamento do Paio no ataque (Imagem: TV FMF)

Um dos destaques em transição ofensiva é a saída de bola da equipe de João Brigatti, quando um dos volantes recua para trocar passes com os zagueiros, formando um 3+1, enquanto o outro cabeça de área fixa mais no círculo central para receber o passe.

Construção maranhense diante do Pinheiro (Imagem: TV FMF)

“O Sampaio costuma alternar muito quando tem a bola, mas atacando sempre usando as pontas. Ao contrário da temporada passada, usa os dois lados ao atacar, mas tendo ainda os dois volantes indo ao campo ofensivo”

Gabriel DCastro, comentarista na TV FMF

COMO DEFENDE

Atuando como mandante, o Sampaio Corrêa costuma adiantar sua marcação no campo de defesa do adversário, pressionando a posse rival com blocos médios e altos. Dessa forma, geralmente explora um 4-3-3, tendo a trinca mais ofensiva dando o primeiro combate para tentar o desarme.

Tubarão sufocando o adversário na saída (Imagem: TV FMF)

Se optar por baixar os blocos, a Bolívia Querida varia entre o 4-4-2 e o 4-5-1 na compactação, tendo apenas o centroavante Eron mais adiantado. A estratégia conta com os pontas recompondo para auxiliar os homens de meio e os laterais.

Outro exemplo defensivo (Imagem: TV FMF)

“Sem a bola, porém, Brigatti não tem mudado tanto. Desse modo, opta por formar as tradicionais duas linhas de quatro, tentando manter a proposta mais tradicional da postura para poder contra-atacar”

Gabriel DCastro, comentarista na TV FMF

PARA FICAR DE OLHO

Ferreira (VOL) – Sustentação. Ferreira é o cérebro do time em momentos de construção, sempre com boa visão de jogo e passes precisos. Por ser cabeça de área, também tem qualidade defensiva, mas costuma chegar bem ao ataque como elemento surpresa, servindo os companheiros ou tentando a finalização em gol.

Pimentinha (MEIA) – Válvula de escape. Dotado de muita velocidade e profundidade pelos lados, Pimentinha costuma infernizar as defesas rivais quando tem a bola. Tem finalização apurada, mas o ponto forte são os passes e cruzamentos na linha de fundo, principalmente às costas dos laterais rivais.

Eron (ATA) – Com a lesão de Gabriel Poveda, a responsabilidade de balançar as redes no Tubarão cai nos colos de Eron. O atacante já mostrou qualidade nas finalizações, tendo marcado dois gols na temporada, todos pelo Campeonato Maranhense – também soma uma assistência. É sempre o mais acionado no terço final.

Créditos da foto principal: Ronald Felipe/Sampaio Corrêa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: