Náutico no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Retrô

Por: Felipe Holanda

Retilíneo. Com objetivos traçados, O Náutico recebe o Retrô para se manter nas primeiras posições e seguir defendendo o título do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Duelo do Timbu com a Fênix está marcado para esta quarta-feira (9), nos Aflitos, pela terceira rodada do Estadual.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais da Fênix.

O TIME

Força máxima. Diante do atual campeão Pernambucano, o treinador Dico Wooley não tem desfalques imediatos. Assim, a tendência é que o comandante retroense dê manutenção ao 4-3-3 já conhecido, sempre buscando transições rápidas para surpreender o adversário com a velocidade dos homens de frente.

Provável formação inicial dos auriazulinos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Com quatro gols marcados em dois jogos, o ataque é um dos pontos fortes do Retrô neste início de temporada. Buscando movimentações no terço final, a Fênix espalha bem suas peças em campo, geralmente formando um 3-4-3, tendo um dos volantes recuando no meio dos zagueiros. A estratégia serve para dar mais profundidade ao time na tentativa de cansar o sistema defensivo rival.

Posicionamento com a bola (Imagem: TV FPF)

A verticalidade característica dos retroenses deve ser mantida, principalmente caso a equipe opte por atacar no 4-3-3. Neste cenário, o atacante Renato Henrique, revelado na base do próprio Náutico, é um dos mais acionados, seja carregando a bola ou servindo os companheiros melhores posicionados.

Mais um posicionamento em fase ofensiva (Imagem: TV FPF)

Sem uma referência fixa no ataque, a maior probabilidade é concentrar suas jogadas pelos lados, contando, também, com as subidas dos laterais. Em especial, o ex-Santa Cruz Augusto Potiguar, que tem o apoio como um de seus grandes trunfos.

COMO DEFENDE

Se o ataque se destaca, a defesa ainda busca o modelo ideal de jogo. Quando atacado, o Retrô costuma se fechar com as tradicionais duas linhas de 4, variando entre o 4-4-2 – este mais nítido – e o 4-1-4-1 para conter as investidas rivais, sempre preenchendo bem o meio e protegendo o miolo de zaga.

Postura defensiva da Fênix (Imagem: Premiere)

Nada impede, porém, que a equipe de Camaragibe mantenha o esqueleto tático do 4-3-3 em fase defensiva. A maior probabilidade é que isso aconteça quando o adversário tenta infiltrar pelo meio, com os auriazulinos buscando a melhor compactação para tentar recuperar a bola e engatar um contra-ataque.

Exemplo de compactação retroense (Imagem: TV FPF)

Nos dois jogos que disputou pelo Estadual até aqui, foram dois gols sofridos, sendo um na vitória por 2 x 1 sobre o Sport, e outro no triunfo diante do Vera Cruz, pelo mesmo placar.

PARA FICAR DE OLHO

Jean (GOL) – Os números razoáveis da defesa do Retrô passam diretamente pelas defesas do goleiro Jean. Geralmente bem posicionado, o arqueiro costuma ser decisivo quando acionado, além de ser participativo com a bola nos pés. É um dos remanescentes da última temporada, quando a Fênix lutou contra o rebaixamento.

Charles (VOL) – Velho conhecido. Com passagens recentes pelo futebol pernambucano, mais especificamente no Santa Cruz, Charles já deu sua carta de apresentação ao torcedor. É um dos pilares defensivos, geralmente dando o primeiro combate, podendo, também, acionar os atacantes com bolas longas em momentos de contragolpe.

Renato Henrique (ATA) – O craque do time. Vindo de grande atuação na vitória em cima do Sport, Renato Henrique é a peça mais perigosa dos retroenses. Cria da base alvirrubra, o atacante é um dos goleadores do Pernambucano com três gols, ao lado de Jaderson, do Sport, Tarcísio, do Santa Cruz, Pedro Maycon, do Salgueiro, e do alvirrubro Juninho Carpina.

Créditos da imagem principal: Reprodução/TV Retrô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: