Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Salgueiro

Por: Ivan Mota

Segue o líder. Em boa fase, o Santa Cruz visita o Salgueiro para manter o 100% de aproveitamento e abrir vantagem na liderança do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. A partida acontece nesta quarta-feira (9), às 20h30, no estádio Cornélio de Barros, pela quarta rodada do Estadual.

Separamos tudo sobre o adversário tricolor: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Carcará.

O TIME

Após conquistar sua primeira vitória no estadual, na goleada de 4 x 0 contra o Sete de Setembro, o treinador Sílvio Criciúma deve manter o mesmo time-base para o importante duelo contra o Santa Cruz. A única novidade será o retorno do zagueiro Eduardo Favero que retorna após cumprir suspensão. Kady e Léo Santos, que ganharam a titularidade na dupla de volantes também devem continuar no meio campo ao lado do camisa 10 Valdeir.

Provável time para o duelo contra o Santa Cruz (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO ATACA

Com sete gols marcados em três jogos, o ataque salgueirense vem conseguindo bons números. Mantendo o esquema inicial, o Carcará pode atacar no 4-3-3. A dupla de volantes avança e fica na mesma linha de Valdeir, que pode se movimentar pelos lados ou se manter centralizado. O trio ofensivo segue seu posicionamento, com Hudson jogando como referência.

Postura sertanejo no terço final (Imagem: TV FPF)

Outra possibilidade é atacar no 4-4-2 tendo Valdeir atuando mais centralizado e próximo dos atacantes. Robinho e Hudson formam a dupla de ataque, enquanto Wescley aparece mais recuado, ao lado dos volantes Cal e Hebert. Com muita movimentação, Pedro Maycon é o destaque do setor ofensivo; geralmente joga aberto pelo lado esquerdo, mas pode aparecer como centroavante em algumas situações.

Carcará em movimentação ofensiva (Imagem: TV FPF)

COMO DEFENDE

A situação defensiva não é das mais animadoras. Com quatro gols sofridos em três jogos, o time só não foi vazado no duelo contra o Sete de Setembro, equipe que ainda não fez gols na competição. Na derrota contra o Íbis, em jogo válido pela segunda rodada, o Carcará tentou se fechar no 4-4-2, tendo Valdeir dando o primeiro combate e os pontas descendo para ajudar os volantes.

Compactação defensiva do Carcará (Imagem: TV FPF)

Atuando de forma mais ofensiva, o time pode se postar em um 4-1-4-1 ou 4-1-2-3, com apenas um dos volantes tendo maiores obrigações defensivas. Nesse caso Léo Santos acompanhou o adversário, se aproximando da linha mais defensiva. Esse cenário é mais provável em casos que o time necessita do gol.

PARA FICAR DE OLHO

Lucão (ZAG) – Candidato ao Puskás? O zagueiro Lucão ganhou fama internacional após marcar um golaço de trás do meio de campo contra o Sete de Setembro, mas esse não foi o seu primeiro gol no campeonato. Com forte jogo aéreo, o jogador também balançou as redes contra o Caruaru City e é uma das armas ofensivas do Salgueiro.

Valdeir (MEI) – Experiência e identificação. Com excelente passagem pelo Salgueiro no passado, o camisa 10 retornou ao clube para a temporada 2022. Acumulando ainda passagens por Santa Cruz, Cuiabá e pelo futebol português, o jogador retorna tendo mais rodagem e deve ajudar bastante o elenco.

Pedro Maycon (PE) – Artilheiro do Campeonato. Com três gols em três jogos, o ponta divide a artilharia do campeonato ao lado de outros quatro atletas. Tendo grande rodagem no interior do estado, Pedro Maycon começa a temporada cheio de moral e, além de atuar como ponta pelo lado esquerdo, também pode aparecer mais centralizado.

Créditos da foto principal: Divulgação/Salgueiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: