Por: Ivan Mota
Incomunicável. O Náutico não fez valer o fator casa e foi derrotado pelo Retrô por 2 x 1, deixando de assumir a liderança do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Timbu marcou com Ewandro, enquanto Renato Henrique e Giva garantiram a vitória da Fênix, nesta quarta-feira (9), nos Aflitos em partida válida pela 3ª rodada do Estadual.
Retornos importantes. Jean Carlos e Kieza foram titulares pela primeira vez na temporada. Após sete meses, o torcedor do Náutico pode ver a dupla novamente junta. Outra novidade foi o zagueiro João Paulo, que voltou a ficar à disposição e formou novamente a zaga com Camutanga. O técnico Hélio dos Anjos montou o time no 4-2-3-1 com o camisa 10 no comando do meio de campo.

COMO FOI
Clima quente logo nos primeiros instantes. Os lances iniciais já deram a tônica de como a partida se desenrolaria. Com dez minutos de jogo, três jogadores já estavam amarelados. Quando a bola rolou, os donos da casa faziam uma marcação muito boa, sem dar espaços ao adversário. Marcando no 4-4-2 tendo apoio dos pontas, a defesa do Náutico foi muito bem na primeira metade do jogo.

No lado ofensivo o resultado não foi o mesmo, mas ainda assim o time de Hélio dos Anjos conseguiu criar algumas chances, principalmente em jogadas de bola parada. Leandro Carvalho e Jean Carlos foram responsáveis pela criação de algumas chances, incluindo a melhor do primeiro tempo. O camisa 10 cruzou após cobrança de escanteio e Richard Franco, de cabeça, acertou o travessão.
Em outros momentos, os alvirrubros partiam para cima num 4-4-2. Robinho formou a dupla de ataque com Kieza, enquanto Jean Calos atuou mais aberto pelo lado direito. Franco e Djavan apoiaram bastante, assim como o quarteto defensivo, que em alguns momentos todos os atletas avançavam para o campo de ataque.

A segunda etapa reservou ainda mais confusão e emoção e, logo aos seis minutos, os visitantes conseguiram abrir o placar. O lateral Pedro Costa fez grande jogada, avançou e cruzou na medida para o atacante Giva que, de primeira, deslocou o goleiro e abriu o placar. Logo após o gol, mais balbúrdia; dessa vez no banco de reservas. Os dois treinadores, Hélio dos Anjos e Dico Woolley, foram expulsos, deixando bastante tenso.
Já no tudo ou nada, o Timbu partiu para o ataque no 4-3-3 com forte apoio dos laterais. Carpina, Eduardo e Rhaldney trabalharam no meio, já Ewandro, Kieza e Pedro Vitor formaram o trio ofensivo; Hereda e Júnior Tavares também subiram constantemente do meio em diante.

E a pressão deu resultado. Aos 43 minutos, Juninho Carpina fez um excelente cruzamento para Ewandro. O atacante se antecipou e desviou de cabeça para empatar, mas o jogo só acaba quando termina. Renato avançou para a área alvirrubra e Camutanga, quando tentou cortar, acabou atingindo a bola com a mão. O pênalti foi marcado e o próprio camisa 10 retroense bateu seguro e garantiu a vitória à equipe de Camaragibe.
Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC