Sport no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Caruaru City

Por: Mateus Schuler

Duelo feroz. Para continuar rugindo alto no Campeonato Pernambucano Betsson 2022, em meio a uma maratona de jogos, o Sport tem pela frente o estreante Caruaru City na Ilha do Retiro. Confronto será realizado nesta quinta-feira (10), às 21h30, pela quarta rodada do Estadual.

Separamos tudo sobre o próximo adversário rubro-negro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Leopardo.

O TIME

Sem baixas por lesão ou suspensão, os caruaruenses ainda não estão com a escalação inicial confirmada antecipadamente. Muito do mistério do técnico Thyago Marcolino se dá pelo fato do time ter o início conturbado, sem vencer na temporada. A tendência é a manutenção do 4-2-3-1, mas tendo a estreia de Thiago Recife na vaga de Pedrão, fora por questões contratuais, pois Heverton Luís segue fora. Gustavo Henrique entra no meio-campo no lugar de Eduardo e Everton Felipe na referência, substituindo Pedrinho Caruaru; Berg e Maylson disputam espaço.

Leopardo pode começar com até quatro mudanças entre os 11 (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Melhor ataque da última Série A-2, o campeão Caruaru City até chegou bem na elite, porém a boa postura do ataque ainda não foi suficiente para ajudar a vencer. Com muitas variações, o Caruaru tem tentado surpreender ao ter a bola, mas a tendência é que o 4-2-3-1 de base se transforme em um 4-3-3 e os laterais ajudando na criação.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Caruaru busca imposição com trinca no meio e na frente (Imagem: Premiere)

Outra opção, até mais ousada, é performar num 4-1-4-1 com os extremos na amplitude. Dessa maneira, as jogadas fluem no jogo apoiado, contudo tendo as beiradas responsáveis por acelerar a transição, enquanto Candinho recua e fica junto aos volantes, dando liberdade aos laterais para se adiantarem no setor.

Com jogo apoiado, Candinho ainda pode recuar para ajudar na transição (Imagem: TV FPF)

COMO DEFENDE

Defensivamente, no entanto, o Leopardo não é feroz, já que apresenta muitas fragilidades, principalmente durante as recomposições. O mais comum é ver os caruaruenses formarem um 4-1-4-1, porém variando ao 4-3-3, tendo dois meio-campistas próximos ao primeiro volante. Dessa maneira, os extremos se juntam ao centroavante, ficando responsáveis por dar o combate inicial.

Time caruaruense tem apresentado falhas na compactação defensiva (Imagem: TV Globo)

Para tentar neutralizar as investidas adversárias, há a possibilidade também de formação de uma primeira linha de 5. O mais frequente é aparecer o 5-3-2 com os pontas caindo ao lado de um dos volantes, enquanto o armador se isola junto ao centroavante; essa postura retrai mais os blocos de marcação, que ficam médio/baixos, tentando gerar um contra-ataque.

Leopardo pode se fechar em linha de 5 para bloquear mais espaços (Imagem: TV FPF)

PARA FICAR DE OLHO

Heverton Luís (ZAG) – Principal responsável pela sustentação defensiva dos caruaruenses, o zagueiro tem sido peça importante ao setor, principalmente na bola aérea. Ofensivamente, também tem as cabeçadas como uma arma, tanto que balançou as redes na campanha do título da A-2 e durante a pré-temporada.

Candinho (MEI) – Arco. Vestindo a camisa 10, é quem cuida da armação pelo Leopardo, porém é o cérebro da equipe. Todas as jogadas ofensivas passam por seus pés, seja servindo algum companheiro no ataque ou dando chutes de média e longa distância; é importante nas bolas paradas, principalmente em cobranças de falta.

Grafite (PE) – Sem um homem gol fixo, o Caruaru tem nomes destacáveis na beirada. Bastante driblador, o xará do artilheiro é um jogador que também é forte na velocidade, conseguindo ganhar frequentemente em jogadas 1 vs 1. Com isso, ganha e acha muitos espaços para finalizar, sendo as finalizações de curta distância outra característica de destaque.

Créditos da foto principal: Ellen Galvão/Caruaru City

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: