Por: Felipe Holanda
Aguerrido. O Náutico não se abalou com semana conturbada e segurou o Fortaleza, somando ponto importante na Copa do Nordeste 2022. Jean Carlos e Eduardo Teixeira marcaram os gols do Timbu, enquanto Yago Pikachu, duas vezes, completou o 2 x 2 deste sábado (12), nos Aflitos, pela quarta rodada.
Comandado por Marcelo Rocha, o Timbu manteve a base do time que vinha atuando com Hélio dos Anjos, outra vez com Kieza e Jean Carlos do meio para frente, mantendo o esqueleto tático do 4-2-3-1. O volante Richard Franco iniciou como opção no banco de reservas, já que Djavan começou jogando ao lado de Rhaldney na cabeça de área.

COMO FOI
Quando a bola rolou, o Náutico tentou se impor dentro de casa. Começou controlando o jogo, concentrando a maioria de suas jogadas por dentro. Na primeira investida mais perigosa, Ewandro serviu Jean Carlos e o camisa 10 teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes, abrindo o placar no Eládio de Barros Carvalho.
Mas a alegria durou pouco. Junior Tavares não deu o combate e Yago Pikachu acertou um belo chute para deixar tudo igual: 1 x 1. Após o empate, os donos da casa tentaram se organizar sem a bola, formando um 4-1-4-1 com Djavan à frente da primeira linha de defesa.

Nas saídas para o ataque, o alvirrubro deixou claro o 4-3-3 à procura de espaços da marcação do Tricolor do Pici. Teve até a chance do desempate, quando Hereda tabelou com Ewandro e rolou na área. No rebote, Tavares podia ter se redimido, mas pegou muito mal na bola, perdendo bom momento.

Ainda no primeiro tempo, o Leão cearense também teve sua oportunidade. Moisés fez linda jogada e serviu Igor Torres, mas Camutanga chegou para fazer o corte preciso e afastar o perigo da meta pernambucana. O zagueiro poderia ter sido o herói.
O problema é que no início da etapa final o mesmo Camutanga causou o gol visitante. Após cruzamento na área, o defensor se enrolou com a bola e acabou cometando pênalti. Na cobrança, Pikachu deslocou Lucas Perri para fazer o segundo, esfriando as pretensões do Náutico.
Graças às substituições – entraram Eduardo Teixeira e Lucas Franco, nas vagas de Leandro Carvalho e Ewandro, respectivamente –, veio a reação. Bola levantada na área e Teixeira aproveitou o rebote com extrema categoria para fazer seu primeiro gol com a camisa alvirrubra e empatar a partida outra vez.
O tento animou o time e Marcelo Rocha foi para tudo ou nada, colocando Robinho no posto de Djavan. Com Robinho se aproximando de Kieza, o Timbu chegou a formar um 4-4-2 contando com o apoio dos laterais para conseguir a virada. Ficou no quase. Sem muitos passes, o jogo seguiu sem fortes emoções e o 2 x 2 perdurou até os minutos finais.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC