Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Sete de Setembro

Por: Ivan Mota

Oportunidade de recuperação. Em partida adiantada da 8ª rodada do Campeonato Pernambucano Betsson 2022, o Santa Cruz visita o Sete de Setembro neste sábado (12), às 16h30, no Estádio Vianão – pois o Gigante do Agreste não foi liberado. O Tricolor, que vem de derrota para o Salgueiro, tem boa chance de voltar ao caminho das vitórias contra o lanterna da competição.

Separamos tudo sobre o adversário coral: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Lobo-Guará.

O TIME

Sem desfalques. O técnico Roberto Neves, que fará seu primeiro jogo sob o comando do time, terá todo o seu elenco disponível, que sofreu reformulação ao longo da semana. Baseando-se nos dois últimos treinamentos, a equipe é aguardada para atuar no 4-4-2 com Abuda e Souza no comando de ataque, além de Tiago Índio e Nego do Brejão atuando pelos lados na criação.

Provável escalação dos garanhuenses para o duelo (Feito no Tactical Pad)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

COMO ATACA

Zerado. Em três jogos até o momento, o setor ofensivo do Sete de Setembro não funcionou. Com nenhum gol marcado, o time também ocupa a lanterna no ranking de melhores ataques. Após chegada do novo treinador e diversas novidades, a equipe de Garanhuns quer uma nova guinada na temporada e conquistar bons resultados para se manter na elite.

Ataque do Sete no 4-2-2-2 ofensivo (Imagem: TV FPF)

Com muita dificuldade para chegar no ataque, a tendência é a manutenção do esquema inicial no setor ofensivo, atuando no 4-4-2 ou 4-2-3-1, tendo a dupla de ataque mais avançada e dois homens de meio buscando o apoio. Abuda, mostrando maior mobilidade, pode ajudar na armação e atuar mais próximo aos companheiros recuados.

COMO DEFENDE

Com 14 gols sofridos nas três primeiras rodadas, a defesa alviverde também é, disparada, a pior do campeonato. Após três goleadas – 7 x 0 para o Sport, 3 x 0 diante do Náutico e 4 x 0 contra o Salgueiro, o novo comandante deve ter muitas dificuldades. Frente ao Timbu, o time até tentou se fechar num 5-3-2, mesmo quando já era derrotado por 3 x 0.

Guará se fechando com uma linha de 5 no embate ante o Náutico (Imagem: Premiere)

Outra opção, menos cautelosa, é se fechar no 4-4-2, mantendo o esquema inicial e com os meias mais avançados retornando para ajudar. As posições podem variar, tendo os volantes caindo de lado, deixando os meias ofensivos jogando mais centralizados. As novas contratações farão o time precisar ter maior consistência defensiva para tentar ser competitivo, já que deve brigar contra a queda.

Setembrinos se fechando com duas linhas de 4 (Imagem: TV FPF)

PARA FICAR DE OLHO

Neneka (GOL) – Recuperando a posição. Desde 2020 no elenco e com um passagem por empréstimo ao Nacional-PR, o goleiro de 20 anos retornou ao time titular no jogo contra o Náutico, após Saulo deixar o campo lesionado. Agora, Neneka terá oportunidades e precisa de boas atuações para poder se destacar.

Anderson São João (VOL) – Retorno. Depois de boa participação durante o último Estadual, quando o Sete conseguiu seguir na elite, o volante Anderson São João deixou a equipe para defender o Central na Série D; após não obter sucesso, retornou para Garanhuns e busca recuperar os melhores momentos da carreira.

Abuda (ATA) – Experiência no ataque. Aos 35 anos, Abuda chegou ao Sete de Setembro para ser uma das referências do time e ter de substituir o atacante Jobson. O ex-jogador de Corinthians e Vasco, acumula ainda experiência na Europa e passou pelas categorias de base da Seleção Brasileira, o que pode ajudar os setembrinos.

Créditos da foto principal: Arquivo Pessoal/Roberto Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: