Por: Ivan Mota
Autor de dois gols, Walter foi o principal destaque do Santa Cruz na vitória sobre o Sete de Setembro por 3 x 1 neste sábado (12) no Vianão, em Afogados da Ingazeira, na partida adiantada da oitava rodada do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Matheuzinho, no segundo tempo, completou o placar.
Depois de somar o primeiro resultado negativo da temporada, Leston Júnior optou por uma mudança importante. Kléver ganhou a vaga de goleiro titular, deixando Jefferson no banco de reservas, enquanto Elyeser ganhou o lugar de Gilberto, que cumpriu suspensão. O time continuou no tradicional 4-2-3-1, com grande variação de posição entre os três meias mais avançados.

COMO FOI
Movimentado. O jogo começou com amplo domínio tricolor que, além de ter mais posse, também chegava por mais vezes ao ataque. E o primeiro gol não demorou. Artilheiro e capitão, Walter recebeu um bom passe de Matheus Lira, se livrou bem da marcação e bateu cruzado, sem dar chances para o goleiro Neneka.
A partida que parecia controlada pelos visitantes, porém, tomou novo rumo. Um pênalti a favor do Sete de Setembro foi marcado após Rodrigo Yuri tocar com a mão na bola: Anderson São João cobrou seguro e empatou. Apesar de 72% de posse coral, o time alviverde até conseguiu chegar algumas vezes perigosamente, forçando a Cobra a se fechar no 4-2-3-1.

O camisa 18 estava em tarde inspirada: dessa vez, Walter mostrou qualidade na bola parada. Em cobrança perfeita de falta, o atacante mandou a bola no ângulo e colocou novamente o time à frente do placar. Seguindo no ataque, o Santa Cruz avançou em um 4-1-3-2, tentando ampliar o resultado, contudo a primeira etapa terminou com vantagem mínima.
O segundo tempo começou equilibrado, com o Lobo-Guará conseguindo ter mais a bola e criando chances. O empate quase veio aos dez minutos, após cobrança de falta de Nego de Brejão que ainda bateu no travessão de Kléver. Foi o Tricolor, porém, que chegou ao gol. Matheuzinho recebeu um excelente lançamento de Esquerdinha, ficou de frente para o goleiro e bateu tirando do goleiro setembrino.

Depois de muitas mudanças dos dois lados, o jogo caiu muito de ritmo, com poucas chances reais de perigo. O Santa voltou a ter o controle da partida e trocou passes mais tranquilo, se postando no 4-3-3 quando saiu ao ataque e tendo Walter no comando do setor ofensivo, sendo acompanhado por João Cardoso e Matheuzinho.
A partida seguiu a mesma toada até o final. Rafael Furtado, que entrou na vaga de Walter, e o zagueiro Alex Alves, tiveram boas chances de ampliar ainda mais a vantagem, mas desperdiçaram-nas, mantendo o 3 x 1 até o fim do duelo. O Santa Cruz agora terá uma semana de descanso, até voltar aos gramados para enfrentar o Sport, no seu primeiro clássico da temporada.

Créditos da foto principal: Rafael Melo/Santa Cruz