Devastador: análise Afogados 1 x 2 Salgueiro

Por: Mateus Schuler

Impiedoso. Se alimentando de tudo que vê pela frente, o Carcará chegou à terceira vitória seguida no Campeonato Pernambucano Betsson 2022 depois de derrotar o Afogados por 2 x 1, nesta quinta-feira (17), fora de casa no Vianão. Os gols do Salgueiro foram assinalados por Lucão e Hudson, já Wellington Nunes descontou; duelo foi válido pela quinta rodada.

Sem as presenças de Breninho, que saiu lesionado contra o Sport, e Geraldo, suspenso, Sérgio China decidiu manter a Coruja no 3-5-2, com Matheuzinho sendo a única novidade entre os titulares. Silvio Criciúma, embalado por dois triunfos consecutivos, optou pela manutenção dos 11 iniciais dos últimos dois compromissos.

Escalações iniciais do clássico do Sertão (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Em clima de clássico, mesmo com as equipes vivendo momentos opostos, o duelo começou muito pegado. Enquanto o Salgueiro tentou sair construindo no 4-2-3-1, o Afogados jogou mais recuado, formando um 5-3-2 sem a bola e saindo nos contra-ataques. Desse modo, inclusive, teve duas boas chances pelos pés de Juffo, que chutou de fora da área; na primeira, parou no goleiro, já a segunda foi próxima à trave esquerda.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Mesmo tendo maior posse e controle da partida, o Carcará não demonstrou criatividade. Nas poucas vezes que chegou ao último terço do campo, teve a pontaria descalibrada e sequer levou perigo à meta afogadense, que fechou bem os espaços. Quando teve as oportunidades de ditar o ritmo, a Coruja se postou num 3-4-3 com constantes flertes ao 3-6-1, buscando povoar o meio e fazer um jogo apoiado.

Salgueirenses tentaram imposição, mas foram neutralizados pelos mandantes (Imagem: TV FPF)

Para a etapa final, os dois treinadores não realizaram mudanças, no entanto os visitantes mostraram melhor futebol. A evolução foi visível na primeira boa oportunidade, quando Hudson recebeu e fez o pivô pela esquerda com Pedro Maycon, que driblou Airton Júnior e finalizou na direção do gol, mas Jonathan saiu bem e fez a defesa.

Se pelo chão não teve sucesso, a bola parada virou uma alternativa para os comandados de Silvio Criciúma. Em uma delas, Valdeir cobrou falta na área e Janelson cabeceou para o fundo do barbante, entretanto o impedimento foi assinalado. Depois não teve jeito. Valdeir levantou em cobrança ensaiada na área, Janelson escorou para o meio e Lucão, entrando na área, emendou para completar.

Mesmo com meio povoado, Coruja não mostrou criatividade suficiente (Imagem: TV FPF)

A desvantagem fez Sérgio China realizar três alterações: Mattheus, Weverton e Wellington Nunes substituíram Airton Júnior, Juffo e Állefe, respectivamente. Já Silvio Criciúma, satisfeito pela vitória parcial, promoveu Danielzinho, Patrick Nonato e Robinho nos lugares de Ronaldo, Wescley e Pedro Maycon. Logo na primeira participação, em contra-ataque fatal, Patrick recebeu de Robinho e tentou cruzar, porém a bola bateu na mão de Lucas; Hudson bateu seguro e ampliou a vantagem.

Na reta final, o Carcará tentou se fechar ainda mais para segurar o resultado, formando inclusive um 5-4-1 quando não tinha a posse. Tentando ao menos o gol de honra, o Afogados foi ao ataque com muita intensidade, buscando o erro adversário. E assim teve êxito. Wellington Nunes recebeu pela direita nas costas de Léo Carioca, deixou dois adversários para trás na pequena área e, sem dar chance de defesa, arrematou forte no alto. Erivan ainda cobrou falta que parou no goleiro salgueirense, contudo sem evitar o resultado negativo.

Carcará até se compactou bem, mas apresentou fragilidades na cobertura (Imagem: TV FPF)

Créditos da foto principal: Bruno Pereira/Salgueiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: