Acinzentado: análise Santa Cruz 0 x 4 Retrô

Por: Mateus Schuler

Em clima de carnaval, o Santa Cruz antecipou a Quarta-feira de Cinzas para o torcedor coral ao ser goleado pelo Retrô por 4 x 0 e perder a liderança do Campeonato Pernambucano após atuação irreconhecível. Os gols da Fênix foram marcados por Charles, Giva, Pedro Costa e Rodrigo Fumaça neste sábado (26), no Arruda, em jogo atrasado da quinta rodada.

Para o compromisso, o treinador Leston Júnior promoveu três mudanças nos tricolores em relação à equipe que iniciou o clássico diante do Sport. Dessas, duas foram na defesa: o zagueiro Lucão voltou na vaga de Júnior Sergipano, vetado com dores musculares, e Dudu Mandai entrou no lugar de Ítalo Silva, poupado para evitar desgaste. No meio-campo, o armador Esquerdinha foi acionado substituindo Elyeser, voltando ao 4-2-3-1 coral.

Além de Júnior Sergipano, vetado, Elyeser e Ítalo Silva foram sacados do time (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Apesar de ter os dois melhores time do campeonato, a partida teve um início muito mais positivo ao Retrô que buscou se impor. O primeiro bom lance veio antes dos dez minutos, quando Mayk levantou na área, desviou no caminho e Renato Henrique tocou na direção do gol; a bola bateu na trave e Kléver fez a defesa.

Mais acuado em seu próprio campo, o Santa Cruz buscou tentar neutralizar a ofensividade azulina no 4-4-2 já tradicional, porém demonstrou problemas e voltou a ser assustado. Após levantamento na pequena área, Breno pegou a sobra e deu uma pancada de primeira, mas o goleiro tirou com a ponta dos dedos. Logo na sequência, não teve jeito: Charles cobrou falta rasteira e forte no cantinho, sem chances de defesa.

Mesmo no tradicional 4-4-2 sem a posse, tricolores foram frágeis defensivamente (Imagem: TV Globo)

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Sem criatividade para reagir, a Cobra Coral continuou perdida e não achou o caminho do ataque, enquanto a Fênix se sentiu em casa e voltou a balançar as redes. Gustavo Ermel recebeu um lançamento em profundidade pelo lado esquerdo por Gelson e mandou na área para Giva, que surgiu livre e tocou ao fundo do gol.

Na tentativa de chegar ao setor ofensivo, o Mais Querido buscou formar o seu próprio 4-2-3-1 de base, tendo os laterais apoiando do meio para frente e os dois zagueiros atrás do círculo central. Nem assim deu jeito. Em novo contra-ataque, Renato foi lançado por Ermel e fez o cruzamento na área para Pedro Costa, que emendou de primeira e o camisa 1 dos anfitriões espalmou fraco; o rebote caiu no pé do lateral-direito, fechando o placar na etapa inicial.

Corais mantiveram a proposta ao atacar, tendo apenas a dupla de zaga atrás do meio (Imagem: TV Globo)

Para o segundo tempo, Leston Júnior optou por voltar sem nenhuma mexida e tentando juntar forças para esboçar uma reação. Até tentaram, quando o meia Esquerdinha cobrou escanteio fechado, Jean afastou mal e Alex Alves, atento, completou para o gol, mas Mayk afastou em cima da linha. Logo na sequência, o camisa 10 cruzou na área e Alex Alves cabeceou sobre a meta.

Recuperando o fôlego do ataque, o comandante tricolor realizou a primeira mudança: João Cardoso no lugar de Matheuzinho. Nem assim deu jeito, pois um novo contra-ataque fatal dos retroenses liquidou a fatura. Renato abriu o passe na direita para Pedro Costa, que aproveitou a liberdade e mandou na medida para Rodrigo Fumaça, de primeira, tocar para o fundo do barbante.

Mais Querido buscou amplitude dos laterais para tentar se infiltrar na defesa retroense (Imagem: TV Globo)

Do meio para o final ocorreram as demais substituições restantes, entretanto sem surtir o efeito esperado, Rodrigo Yuri, Tarcísio, Walter e Gilberto deixaram o jogo para as entradas de Elyeser, João Henrique, Ítalo Silva e Matheus Lira, respectivamente. A última grande tentativa veio após um cabeceio de João Cardoso em cruzamento na área, porém fraco e para defesa segura de Jean.

Créditos da foto principal: Raphael Cunha/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: