Náutico no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Afogados

Por: Felipe Holanda

Lanterna dos afogados. Para abandonar má fase, o Náutico duela com a Coruja precisando dos três pontos se quiser encaminhar classificação no Campeonato Pernambucano Betsson 2022. A partida acontece neste domingo (27) às 19h, no Vianão, em Afogados da Ingazeira, pela sexta rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho e muito mais do Tricolor do Pajeú.

O TIME

Para encarar o atual campeão estadual, Sérgio China tem algumas baixas, começando pelo atacante Jânio, que foi substituído por lesão diante do Caruaru City, e é dúvida. Sem Jânio, a tendência é que Anderson assuma a referência ofensiva, enquanto Geraldo corre por fora para completar o esquema tático sertanejo.

Formação inicial dos comandados de China (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Após boa atuação do ataque em 2021, o Afogados repete o mesmo desempenho na atual temporada. Por vários motivos. Um deles é que a equipe mudou radicalmente para o Pernambucano 2022, mas manteve o comando de Sérgio China e o esquema tático. Assim, geralmente aposta num 4-2-3-1 de movimentação quando tem a posse de bola.

Postura na vitória sobre o Caruaru City (Imagem: TV FPF)

O 4-3-3 de outrora raramente é visto, com a Coruja formando um 3-4-3 variável ao 3-5-2. A estratégia de China espaça melhor as peças em campo à procura de brechas na marcação adversária, mas não vem dando resultado, já que os sertanejos acumulam apenas seis gols marcados no Estadual.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

A depender do resultado, outra alternativa para levar perigo é construir as jogadas lá de trás, formando um 3+3 na saída de bola. Assim, os alas Állefe e Thauã têm mais liberdade de se lançar ao ataque, dialogando com os homens de frente num jogo apoiado.

Posse afogadense, dessa vez diante do Íbis, no Arruda (Imagem: TV FPF)

COMO DEFENDE

Se o ataque decepciona, o sistema defensivo é um problema ainda mais sério para Sérgio China. Com 12 gols sofridos, o Afogados amarga a segunda pior defesa do Pernambucano, à frente apenas do Sete de Setembro, que sofreu 24. Tudo isso chegando a formar uma linha de 5 sem a bola, geralmente no 5-3-2.

Sertanejos se defendendo contra o Salgueiro (Imagem: TV FPF)

A tendência é que China repita o esquema com três zagueiros diante dos alvirrubros, formado por Félix, Airtor Júnior e William Gaúcho. Neste cenário, um dos volantes – em especial Rômulo – voltam para auxiliar a trinca de defensores e tentar fechar melhor os espaços pelo meio.

Outra alternativa para Coruja é povoar melhor o círculo central, apostando numa linha de 4 na defesa e explorando um 4-5-1. Assim, tem apenas o centroavante mais adiando à espera de um contra-ataque rápido em caso de desarme.

Postura contra o Íbis (Imagem: TV FPF)

PARA FICAR DE OLHO

Rômulo (VOL) – Principal condutor do Afogados, Rômulo organiza bem o meio de campo, sendo peça fundamental no início da transição ofensiva. Neste Campeonato Pernambucano, ainda não acumula participações diretas em gol, mas a maioria das jogadas da Coruja passam pelos seus pés.

Breninho (MEIA) – O cérebro do time. Breninho é um dos poucos destaques sertanejos no Estadual, sempre criativo e dotado de passes precisos para servir os companheiros, além de finalizar bem; já foi às redes uma vez na competição, no empate diante do Vera Cruz, ainda pela segunda rodada.

Anderson (ATA) – Amuleto? Vindo de gol marcado na estreia, selando a vitória afogadense por 2 x1 sobre o Caruaru City, Anderson tem tudo para começar jogando. Faz bem a função de camisa 9, além de cair bem pelas pontas. Merece atenção especial.

Créditos da foto principal: Reprodução/Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: