Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Vera Cruz

Por: Ivan Mota

O Santa Cruz chega à penúltima rodada do Campeonato Pernambucano Betsson 2022 entre a cruz e a espada. Em clima de decisão, a Cobra Coral encara o Vera Cruz para não depender de outros resultados pensando no calendário 2023. Duelo acontece neste sábado (5), às 16h30, no Estádio do Arruda, ainda sem a presença de público.

Separamos tudo sobre o próximo adversário tricolor: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Galo das Tabocas.

O TIME

Sem desfalques. O treinador Doriva Medeiros deverá manter o mesmo time que empatou contra o Íbis, na última quinta-feira (3), pelo placar de 1 x 1. Destaques da equipe na partida, Nego Biza e Vinícius Caveira seguem no comando ofensivo. Outras novidades importantes ficam no banco de reservas. Ruan Costa e Índio, antigos titulares, devem iniciar o jogo como suplentes.

Provável escalação do Galo para o duelo no Arruda (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Em situação complicada na competição, o Vera Cruz tem o terceiro pior ataque do Pernambucano, ficando à frente apenas de Íbis e Sete de Setembro, porém, disputando menos partidas que alguns de seus concorrentes. Nos seis jogos até agora, marcou nove vezes. Uma das suas opções de jogadas ofensivas é se armar no 4-3-3. Os volantes avançam bastante, auxiliando o meia e o trio de ataque, que jogam bastante alinhados e com Vinícius Caveira centralizado.

Tricolor do Povo atacando no 4-3-3 contra o Sete de Setembro (Imagem: TV FPF)

Saindo para o jogo. Iniciando suas jogadas, o time de Vitória de Santo Antão costuma se postar no 4-2-3-1, com os volantes participando da ação. Os laterais também ganham liberdade para avançar, jogado praticamente ao lado dos homens mais recuados do meio de campo. O restante do time já se posiciona no campo de ataque, aguardando um passe ou lançamento longo para prosseguir o jogo.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Saída de bola do Galo no 4+2 (Imagem: TV FPF)

COMO DEFENDE

Com 11 gols tomados nas seis rodadas que disputou, a defesa do Vera Cruz também não faz bom campeonato, tendo média de quase dois gols sofridos por partida. Quando se defende, o Galo pode se fechar em um 4-3-3 tradicional. Nego Biza, o meia armador, recua para atuar ao lado dos volantes. O trio de ataque também volta, deixando todo o time postado em seu campo defensivo.

4-3-3 defensivo com todos os jogadores ajudando na marcação (Imagem: TV FPF)

Outra possibilidade para momentos defensivos é se postar no 4-4-2. Nessa situação, quando já vencia o Sete de Setembro por 3 x 0, um dos pontas e o meia mais ofensivo, Nego Biza, recuaram para a segunda linha de quatro, auxiliando os homens mais recuados e deixando com dupla de atacante o outro ponta e o atacante de referência.

4-4-2 defensivo do Galo contra o Sete de Setembro (Imagem: TV FPF)

PARA FICAR DE OLHO

Ramires (VOL) – Peça importante na iniciação de jogadas, o ex-jogador do Retrô é um dos responsáveis por fazer o jogo correr no meio-campo do time de Vitória de Santo Antão. Com velocidade e força física, o jogador de 23 anos também merece a atenção da Cobra Coral.

Nego Biza (MEI) – Experiência no estado. Com passagens por diversos clubes de Pernambuco, o meia Nego Biza vem sendo um dos destaques do Vera Cruz nas últimas rodadas. Uma de suas principais características é o chute de longa de distância, além de levar perigo também nas bolas paradas.

Vinícius Caveira (ATA) – Artilheiro do time. Com apenas 21 anos, o atacante, que também é conhecido como Caveirinha, é o principal jogador do Galo na temporada. Revelado pelo Flamengo de Guarulhos, o jovem jogador já tem dois gols e uma assistência nas seis partidas no Estadual e deve ser o atleta mais perigoso da equipe contra o Santa Cruz.

Créditos da foto principal: Arthur Rodrigues/Vera Cruz FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: