Virada em grande estilo: análise Santa Cruz 2 x 1 Vera Cruz

Por: Ivan Mota

Vira Cruz. Pressionado pela vitória, o Santa Cruz soube sofrer e venceu o Vera Cruz, de virada, reassumindo a vice-liderança do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Rafael Furtado e João Cardoso marcaram para a Cobra Coral, já Braga completou o 2 x 1 neste sábado (5), no Arruda, pela 6ª rodada.

Algumas novidades. O zagueiro Eduardo Guedes, cria da base Coral, realizou a primeira partida como titular. O jovem de 19 anos ganhou a vaga de Lucão e formou dupla com Alex Alves. Outra mudança, essa forçada, foi a entrada de Elyeser, substituindo Gilberto, que ficou de fora por conta de um problema no olho.

Escalação inicial de Leston Júnior para o jogo (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Primeiro tempo polêmico. Com um pênalti reclamado por cada equipe, a arbitragem foi uma das personagens negativas dos primeiros 45 minutos. E os visitantes começaram criando algumas oportunidades. Aos 10, quase se aproximaram da abertura do placar: Vinícius Caveira mandou de cabeça e obrigou Kléver a realizar uma grande defesa.

Quando conseguiu avançar, o Tricolor se armou no 4-4-2. Tarcísio jogou um pouco mais avançado em alguns momentos, aparecendo ao lado de Walter, dando espaço para o avanço do lateral-direito Edson Ratinho, que apareceu algumas vezes com cruzamentos perigosos, porém insuficientes para alterar o marcador.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Ataque da Cobra Coral no 4-4-2 com avanço do lateral Edson Ratinho (Imagem: TV Globo)

Nos momentos em que precisou se fechar, o Tricolor se postou no seu próprio sistema inicial, o 4-2-3-1. Com todos os jogadores no campo de defesa, os meias mais ofensivos também ajudaram na marcação, se aproximando dos volantes, deixando apenas Walter preparado para possíveis contra-ataques, mas o camisa 18 pouco apareceu no primeiro tempo.

Se Kléver foi muito bem no começo para salvar os recifenses, Ciriaco não fez por menos. O goleiro do Galo realizou um verdadeiro milagre aos 35 minutos, salvando desvio de cabeça de Walter. A bola ainda foi na trave e por muito pouco não entrou. Desse modo, a igualdade continuou até o fim da primeira etapa.

Marcação dos donos da casa no 4-2-3-1 (Imagem: TV Globo)

O segundo tempo começou com maior pressão do Santa Cruz. Os donos da casa tiveram duas boas oportunidades de abrir o placar logo nos primeiros minutos, tendo participações de Alex Alves e Walter. O atacante realmente não estava num de seus melhores dias e, antes de ser substituído, teve outra chance dentro da área, mas se atrapalhou ao lado de Tarcísio ao finalizar.

O passar do tempo fez as coisas começarem a se equilibrar e, assim, o Vera Cruz também quase marcou, porém mais uma vez Klever estava lá. O goleiro coral salvou a finalização de Índio. Se fechando, o Santa Cruz formou o 4-4-2, dessa vez tendo Tarcísio jogando um pouco mais avançado em relação aos meio-campistas, deixando Walter isolado na frente.

4-4-2 defensivo do Tricolor no segundo tempo (Imagem: TV Globo)

Os minutos finais da partida foram de bastante emoção. Aos 33 minutos, um susto na torcida dos donos da casa. Em bom contra-ataque do Vera, Braga recebeu livre de marcação, invadiu a área e bateu com categoria, vencendo o camisa 1 e aumentando o drama que vinha desde o empate sem gols no Arruda.

Quando tudo parecia perdido, brilhou a estrela do treinador Leston Júnior. Dois jogadores que entraram no segundo tempo apareceram para garantir uma virada heroica. Aos 44 minutos, Rafael Furtado, que entrou na vaga de Walter, anotou o seu quarto gol na competição ao ser servido dentro da área, girou e mandou a bomba, sem chances para Ciriaco. Aos 47, a virada veio; o lateral-direito Edson Ratinho cruzou para João Cardoso que, dando peixinho, assegurou a vitória do alívio, deixando novamente o Santa Cruz como vice-líder.

Créditos da foto principal: Rafael Melo/Santa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: