Precisão cirúrgica: análise Náutico 1 x 0 Caruaru City

Por: Mateus Schuler

Olho por olho, dente por dente. Mesmo pouco inspirado, o Náutico superou boa atuação do goleiro Igor Leonardo e venceu o Caruaru City, nesta quarta-feira (9), para encaminhar a segunda vaga nas semifinais do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. O gol da vitória do Timbu, pela oitava rodada, foi marcado por Richard Franco, já nos acréscimos da etapa final.

Vindo motivados por estarem próximo de classificação na Copa do Nordeste, os alvirrubros foram a campo com três novidades entre os titulares, uma em cada setor. Na defesa, Camutanga voltou de suspensão do Nordestão e fez a dupla de zaga junto a Carlão, já Wagninho — substituto durante o jogo — foi na vaga de Rhaldney, lesionado. Leandro Carvalho recuperou a titularidade e ocupou o lugar de Pedro Vitor — fora por pancada no joelho — no 4-2-3-1 de Felipe Conceição.

Timba teve mudanças, forçadas ou não, em todos os setores (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou com leve superioridade do Náutico, que tirou proveito do fator casa, mesmo sem a presença do torcedor. Não por acaso, conseguiu a primeira boa chance logo a um minuto de bola rolando: Ewandro fez a tabela e recebeu, livre, de Jean Carlos e chutou rasteiro, mas Igor Leonardo afastou o perigo usando o pé.

Mostrando mais intensidade, o Timbu povoou bem o meio-campo, porém as jogadas ou não eram criadas, ou sequer levaram perigo à meta do Caruaru City. Saindo no 4+1 e se postando no 4-3-3, tendo apoio dos laterais, a equipe da Rosa e Silva ainda reclamou de um pênalti não marcado: Hereda fez bom cruzamento na área, Jean Carlos não alcançou, e a bola quicou indo na mão de Léo Cotia; nada foi marcado.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Início da transição ofensiva do Timba (Imagem: SporTV/Premiere)

Se no setor ofensivo a produtividade era baixa, o sistema defensivo pouco foi exigido. Além do poder criativo do Leopardo estar abaixo, a defesa alvirrubra soube fechar os espaços, neutralizando as investidas e evitando infiltrações. Performando no 4-4-2, segurou o ritmo dos caruaruenses, que até tentaram em chutes de longe, contudo sem assustar.

Na reta final, os donos da casa mantiveram intensos e conseguiram voltar a dar sustos na direção da meta do City. E foi por meio da bola parada, já que trabalhando a posse não tiveram êxito. Jean Carlos, como de costume, bateu falta com perfeição no canto esquerdo, entretanto Igor Leonardo se esticou e fez defesaça.

Alvirrubros tiraram criatividade dos caruaruenses na partida (Imagem: SporTV/Premiere)

Para a segunda etapa, Felipe Conceição voltou com uma mudança: Carpina na vaga de Leandro Carvalho, que foi abaixo das expectativas depois de três jogos ausente. Apesar da alteração parecer seis por meia dúzia, o Náutico se manteve constantemente no setor ofensivo, porém não conseguiu criar bons lances.

Com a modificação, a equipe passou a formar o 2-4-3-1 com a posse, tendo apenas os zagueiros atrás do círculo central. Tendo Franco junto aos laterais, as jogadas passaram a fluir em velocidade, tanto pelos lados como no meio, o que foi confundindo a forte marcação do Caruaru City. Desse modo, muitos lances foram sendo criados: no primeiro, Júnior Tavares bateu falta na área e Carlão cabeceou rente ao travessão. Logo depois, Carpina deu o cruzamento na direção de Júlio que, mesmo cercado por Léo Cotia, testou assustando.

A pontaria até estava calibrada, mas o goleiro do Leopardo foi segurando o empate como dava: Jean Carlos arrematou forte de fora da área e Igor fez um verdadeiro milagre. Como água mole em pedra dura, a recompensa veio já nos acréscimos, castigando os visitantes: o camisa 10 alvirrubro cobrou um escanteio na primeira trave e Richard Franco, subindo livre, mandou sem dar chances de defesa ao arqueiro caruaruense.

Timba se impôs na etapa final e teve recompensa no fim (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: