Mosca vermelha e branca: análise Náutico 1 x 2 Sport

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

Moscada alvirrubra. Com uma virada espetacular no segundo tempo, o Sport deu sequência ao momento positivo e venceu o Náutico nos Aflitos, neste sábado (12), por 2 x 1 em partida atrasada da quinta rodada do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Jean Carlos abriu o placar para o Timbu, mas Búfalo e Ewerthon marcaram pelo Leão.

Para o segundo Clássico dos Clássicos da atual temporada, o lado alvirrubro foi a campo sem novidades da escalação inicial que bateu o Caruaru City na última partida. Os rubro-negros, por outro lado, vieram com duas alterações do empate ante o Salgueiro: Bruno Matias ganhou a vaga de Ítalo na cabeça de área, enquanto Búfalo foi acionado no lugar de Rodrigão, baixa por dores no pé; rivais entraram no 4-2-3-1 espelhado.

Timba foi sem mudanças, enquanto leão teve duas novidades entre os 11 (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Tempo de um time só. O Náutico foi amplamente superior durante a primeira etapa, sendo soberano na partida, enquanto o Sport praticamente não sabia o que fazer ao ter a bola. Não por acaso, a primeira boa chance foi do Timbu, quando Ewandro pegou a sobra pela direita, fez bom lance individual e bateu sobre o gol.

O Leão ainda tentou esboçar uma reação no início do jogo, mas não mostrou criatividade. Búfalo recebeu passe na entrada da área e chutou rasteiro para defesa segura de Lucas Perri. Se impondo no 4-1-4-1, conforme destacamos na prévia, os alvirrubros voltaram a assustar: Jean Carlos finalizou colocado de fora da área e Maílson tirou fazendo uma defesaça.

Timba buscou imposição ofensiva durante etapa inicial inteira (Imagem: TV Globo)

Intensos no último terço, os anfitriões foram insistindo em busca do primeiro gol do clássico, porém foram parando no goleiro rubro-negro. Júnior Tavares levantou falta na área e Wagninho cabeceou para intervenção do camisa 1. Em sequência, Franco aproveitou saída errada e arrematou forte de fora da área, também ficando no arqueiro.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Apesar de tentar se fechar no 4-5-1, povoando o meio-campo, os leoninos se mantiveram mais retraídos, já que pouco chegaram ao setor ofensivo. Com o rival recuado, a equipe da Rosa e Silva tirou o zero do placar justamente no último minuto do primeiro tempo: Jean Carlos cobrou falta perfeitamente e não deu chance de defesa.

Mesmo bem postados defensivamente, leoninos tiveram fragilidades (Imagem: TV Globo)

Vindo de boa atuação na primeira metade, os alvirrubros chegaram à etapa final precisando manter o bom ritmo num 4-3-3 clássico. Logo cedo, Leandro Carvalho teve boa chance de ampliar, mas parou no goleiro Maílson. Pouco depois, em mais uma cobrança de falta perigosa, Jean até abdicou da bola e deixou para Júnior Tavares, que isolou.

Aos poucos, o Sport vinha crescendo no terço final, ganhando mais o meio e tentando ser criativo. Numa das investidas rubro-negras, o Timbu flertou com uma linha de 5, tendo Leandro Carvalho voltando para fazer a recomposição no 5-2-3. Nesse meio tempo, Búfalo até conseguiu finalizar, porém errando o alvo.

Timbus buscaram se fechar usando uma linha de 5 em alguns momentos (Imagem: TV Globo)

Mesmo na desvantagem, os rubro-negros seguiram insistindo pelo empate e formaram um 4-2-3-1, com Denner na criação e Ewerthon mais adiantado. A persistência surtiu efeito, tal como para os donos da casa, por meio da bola parada: Juba cobrou escanteio na primeira trave e Búfalo, na última jogada em campo, cabeceou para o gol.

Apesar de ter a entrada de Pedro Victor no lugar do centroavante, o Leão não abdicou de atacar, já que continuou chegando em busca da virada. O Timba até buscou neutralizar, porém nos minutos finais os leoninos castigaram os rivais: num contra-ataque fatal, Ewerthon deu muito gás pelo lado direito e arrematou no canto oposto, tirando do alcance de Lucas Perri.

Rubro-negros mantiveram proposta ofensiva da etapa inicial (Imagem: TV Globo)

Créditos da foto principal: Rafael Vieira/FPF-PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: