Emoções mistas: análise Santa Cruz 1 x 1 Náutico

Por: Felipe Holanda

De um lado, um Santa Cruz que jogou os minutos finais com um olho no relógio e o outro na tabela. Do outro, um Náutico tranquilo, precisando do empate para se garantir na vice-liderança. Este foi o roteiro do Clássico das Emoções desta quarta-feira (16), no Arruda, pela última rodada do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Mateus Anderson marcou para a Cobra Coral, enquanto Léo Passos fez o do Timbu.

A escalação coral se confirmou o que foi ventilado durante toda a semana. Sem Walter, Rafael Furtado foi acionado na referência ofensiva, tendo ainda Esquerdinha iniciando no banco de reservas por Mateus Anderson. No lado alvirrubro, em contrapartida, a surpresa foi a ausência de Camutanga, tendo Wellington junto a Carlão na dupla de zaga.

Escalações iniciais do clássico (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Início de Intensidade. Santa e Náutico trataram de travar embates pela bola desde cedo, com o alvirrubro Carlão recebendo o amarelo logo na primeira falta do jogo. Pouco depois, o Timbu começou a mostrar mais organização, no objetivo de abrir espaços na marcação adversária. Assim, chegou a ficar no 4-2-4 , enquanto os corais se fecharam no 4-5-1, povoando mais o meio. Foi daí que veio a primeira chance clara: Robinho recebeu passe longo de Jean Carlos e saiu de frente para Kléver, mas parando no arqueiro do Santa; intervenção salvadora.

Postura inicial dos alvirrubros (Imagem: Premiere)

Leve superioridade. De fato, o Náutico era mais enérgico com a bola nos pés, tendo Jean Carlos organizando a construção vermelha e branca. Enquanto isso, ainda um pouco acuado, o Tricolor do Arruda se fechou num 4-1-4-1 de constantes alternâncias ao 4-4-2, ora deixando apenas Rafael Furtado mais isolado, ora com Tarcísio auxiliando.

“Ferrolho” do Mais Querido na defesa (Imagem: Premiere)

Aos poucos, a Cobra Coral tentava valorizar a posse e ganhar o meio de campo, formando seu 4-2-3-1 já característico com a subida de um dos laterais; na imagem abaixo, quem chegou no apoio foi Dudu Mandai. Pouco depois, Matheuzinho pegou firme na bola e por pouco não marcou um belo gol; bola carimbou no travessão de Lucas Perri.

A resposta alvirrubra veio logo na sequência. Ewandro recebeu na esquerda em momento de invertida de posições com Leandro Carvalho e deu o passe para Robinho que, de primeira, finalizou à meia altura, parando em outra boa intervenção de Kléver. Foi o último lance claro da etapa inicial, depois de ter muito equilíbrio na primeira metade.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

No segundo tempo, logo veio o primeiro gol. A favor dos corais. Num lance rápido, Richard Franco derrubou Rafael Furtado na pequena área, resultando em pênalti bem marcado pela arbitragem. Na cobrança, Mateus Anderson optou pela segurança e, com finalização no meio do gol, venceu Perri para abrir a contagem no Arruda.

Cobra Coral não abriu mão de seu desenho habitual ao atacar (Imagem: Premiere)

Lá e cá. Felipe Conceição mexeu duas vezes, colocando Léo Passos e Pedro Vitor em campo nas vagas de Robinho e Leandro Carvalho, respectivamente. Predestinado, Léo aproveitou o rebote após finalização perigosa de Ewandro, estufando as redes no seu primeiro gol com a camisa do Náutico. O atacante não marcava desde 2020.

À medida em que a reta final se aproximava, o confronto foi ficando nervoso. Precisando mais do resultado positivo, o Santa tentou pressionar em busca do segundo gol, enquanto o Timbu se fechou num 4-3, graças a uma boa atuação de Perri, além da falta de pontaria tricolor. Nem as mudanças de Leston Júnior pareceram surtir efeito.

Num último contexto, a partida ainda teve alguns lances de destaque para o Náutico, tendo Carlão desviando passe de Léo Passos com perigo. No fim, o segundo gol não veio e faltou criatividade aos dois lados, sacramentando de vez o empate num clássico tenso.

Créditos da foto principal: Rafael Vieira/FPF-PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: