Bufalizado: análise Íbis 0 x 4 Sport

Por: Mateus Schuler

Passando por cima. Avassalador, o Sport não tomou conhecimento do Íbis e venceu em grande atuação de Javier Parraguez por 4 x 0 nesta quarta-feira (16) na Arena de Pernambuco. Com hat-trick do chileno e um gol de Ray Vanegas, o Leão fechou a 1ª fase do Campeonato Pernambucano Betsson 2022 na 4ª posição, tendo o Salgueiro pela frente no mata-mata.

Já classificado à segunda fase, mas tentando decidir a vaga nas semifinais como mandante, os leoninos foram a campo com a manutenção dos ditos titulares na estreia de Gilmar Dal Pozzo. O time até permaneceu no habitual 4-2-3-1, porém Denner e Sander substituindo, respectivamente, Pedro Naressi e Lucas Hernández; ambos foram vetados por desconforto muscular.

Rubro-negro da Praça da Bandeira teve duas mudanças da última partida (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Como esperado, o Sport começou a partida se impondo e não demorou para abrir o placar. No primeiro bom lance, Bruno Matias lançou na pequena área, Juba escorou ganhando da marcação e a bola caiu no pé de Búfalo. Com o faro de gol em dia, pois marcou na última partida, o camisa 9 dominou, deu bom drible em Thyego e mandou para o fundo do gol.

Se o primeiro tento saiu rápido, o segundo veio logo na sequência, com o 3-4-3 sendo bem destacado, tendo os laterais ajudando o segundo volante e o meia central na criação. Denner tentou fazer bom lançamento, mas Thyego desviou de carrinho contra a próprio barra e acertou o travessão; na sobra, Búfalo ficou de frente para Hélio e completou.

Leoninos pressionaram o Pássaro Preto a etapa inicial inteira (Imagem: Premiere)

A pressão continuou mesmo com a boa vantagem no placar, deixando o Íbis completamente acuado no seu campo. Sander avançou pela esquerda e fez um cruzamento na medida para Jáderson, que chegou batendo de primeira e parou em intervenção de dois tempos de Hélio. Em seguida, um pênalti não foi marcado quando Bruno Matias cobrou uma falta lateral e acertou a mão de Guilherme, porém a arbitragem mandou seguir.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Pouco exigido defensivamente, o Leão manteve o 4-4-2 clássico sem a bola, formando blocos médio/altos para recuperar na base do perde-pressiona. O Pássaro Preto não demonstrou criatividade ao ter a posse e, dessa maneira, não deu trabalho nem ao setor defensivo leonino, nem a Maílson, que assistiu à etapa inicial como espectador.

Estratégia buscou deixar o adversário com o menor tempo de posse (Imagem: Premiere)

Sem mudanças para o segundo tempo, o rubro-negro da Praça da Bandeira seguiu bastante presente ao setor ofensivo, tentando sacramentar o quanto antes o resultado. Assim, chegou próximo do terceiro gol: Ronaldo inverteu na medida para Denner, que dominou sem marcação e chutou direto para fora, perdendo boa chance.

Saindo no 3+2 e formando um 3-2-5 ao atacar, o Sport permaneceu agudo, no entanto não conseguia concluir as jogadas. Denner e Jáderson, que não estavam mais agregando na criação, foram sacados para entradas de Blas e Cristiano, respectivamente. No primeiro bom lance em campo, o paraguaio achou Búfalo de cara para o gol, mas o centroavante mandou tirando tinta da trave esquerda.

Leoninos permaneceram com intensidade na segunda etapa (Imagem: Premiere)

Depois de tanto pressionar, o Sport enfim conseguiu mostrar mais eficiência ao finalizar. Sander cruzou na pequena área, Thyego fez um corte errado em dividida com o goleiro Hélio e a bola ficou com Búfalo que, sozinho, só teve o trabalho de completar, fazendo o hat-trick. Tranquilo, o Leão se manteve na intensidade, tentando encontrar novos espaços para marcar novamente.

Valorizando o resultado, passou a marcar no 4-1-4-1, porém agora tendo os blocos mais adiantados na tentativa de incomodar o Pássaro. No fim, teve a recompensa. Ray Vanegas — que entrou no lugar do goleador desta noite — recebeu de Sander após tabelar bem pela esquerda, invadiu a área e bateu na saída do goleiro ibiense, tampando de vez o caixão.

Duas linhas de 4 foram mantidas, mas mais adiantadas (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: