Por: Ivan Mota
Mudança de chave. O Afogados terminou a primeira fase do Campeonato Pernambucano Betsson 2022 com vitória sobre o Sete de Setembro, nesta quarta-feira (16), por 2 x 1, virando o foco para o quadrangular do rebaixamento. Gols da partida no Vianão foram marcados por Anderson Chaves, enquanto Everton Usina, de pênalti, descontou.
O treinador Sérgio China promoveu algumas mudanças nos afogadenses para o duelo. Léo assumiu o gol, Állefe retornou à lateral direita, assim como Mattheus na esquerda. Lucas, Weverton, Anderson Paulista e Renê foram as outras novidades no time titular. O Lobo-Guará, já garantido na lanterna, teve a estreia do camisa 10 Everton Usina como principal alteração.

COMO FOI
Começo alucinante. Logo aos dois minutos de jogo, um pênalti foi marcado para os visitantes. O lateral-esquerdo Diego avançou do campo de defesa para o ataque, acertando bom lançamento para Alesson. O atacante invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Léo. Grande reforço do time para a disputa do quadrangular da rebaixamento, o camisa 10 Everton Usina foi para a bola e bateu com categoria.
Em desvantagem no placar, a Coruja partiu para cima com tudo em busca do empate rápido. Com isso, o Lobo-Guará se fechou em um 4-4-2 de blocos médios-baixos para tentar o contra-ataque. Luan e Alesson eram os mais avançados, mas também participavam da ação junto a todos os jogadores no campo de defesa.

E a pressão dos donos da casa deu resultado quase que imediato. O lateral Mattheus chegou no campo de ataque e cruzou para a área. A defesa do Sete de Setembro falhou no corte e a bola sobrou para o atacante Anderson; o camisa 9 mandou de cabeça e encobriu o goleiro Alan, dando novamente igualdade ao placar.
Buscando a vitória para garantir a vantagem do mando de campo no quadrangular, o Afogados pressionou bastante, avançando no 4-3-3 com apoio dos laterais. Mattheus e Állefe sempre partiram para o ataque, com pelo menos um deles se aproximando do trio ofensivo. Apesar de algumas boas chances, o primeiro tempo terminou em 1 x 1.

Mudança tática no segundo tempo. Sérgio China ousou já no começo da segunda etapa, substituindo o lateral Állefe pelo atacante Elias, recuando o volante Weverton para a ala direita e povoando o ataque. E aos 16 minutos a virada aconteceu. Breninho aproveitou novo erro na defesa do time de Garanhuns, recuperou a bola e só rolou para Anderson marcar o seu segundo no jogo.
Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui
Os minutos restantes foram de menos emoção e os dois times pareciam já se poupar para os duelos decisivos da próxima fase. Nas poucas vezes que buscaram o empate, os visitantes pararam na forte marcação do Tricolor do Pajeú, que se postou em 4-4-1-1, deixando apenas Anderson no campo de ataque. Com isso, o resultado se manteve até o apito final.

Créditos da foto principal: Cláudio Gomes/Afogados FC
O erro mais comum. Faz um gol e recua, permitindo que o adversário permaneça muito tempo no meio campo deles.
CurtirCurtir