Por: Ivan Mota
Plugados. Salgueiro e Retrô fizeram jogo eletrizante no Cornélio de Barros e decidiram suas posições após empate em 2 x 2, nesta quarta-feira (16), pela última rodada da primeira fase do Campeonato Betsson 2022. Os gols do Tricolor do Sertão foram assinalados por Hebert e Lucas Franco, já Lucas Silva e Otávio descontaram para a Fênix.
Ainda com importantes desfalques, os salgueirenses foram para o jogo com muitas mudanças em relação ao último duelo; a defesa foi totalmente nova. Ronaldo voltou à titularidade como lateral-direito, Amilton e Eduardo Favero formaram a dupla de zaga e Lucas Franco ocupou a ala esquerda. Já o Retrô resolveu poupar a grande maioria do seus titulares: apenas o goleiro Jean e o artilheiro Renato entraram de frente.

COMO FOI
Em jogo animado desde o começo, o Retrô abriu o placar no primeiro minuto. Augusto Potiguar cruzou para a área e, após bate-rebate, a bola sobrou para Lucas Silva, porém o chute não foi forte e por muito pouco o goleiro Jerfesson não salvou em bola que ultrapassou a linha, botando os visitantes à frente já no início.
Mesmo em vantagem, a Fênix seguiu pressionando, obrigando o Carcará a se fechar em um 4-1-4-1, tendo os dois extremos recuando para ajudar os volantes e variação no posicionamento dos homens do meio de campo. Os donos da casa só conseguiram levar perigo, entretanto, em lances de bola parada.

E foi usando essa arma que chegaram ao empate. Bruce cobrou uma falta com perfeição, mandando para dentro da área e achando o volante Hebert que, livre de marcação, desviou de cabeça para vencer o goleiro Jean. Após o placar igualado, a partida se tornou ainda mais equilibrada, tendo os dois times chegando algumas vezes perigosamente.
Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui
Com o passar do tempo, o time de Camaragibe passou a ter maior controle do jogo e, além de sempre sair para o ataque formando sua tradicional linha de três formada pela dupla de zaga e um dos volantes, também avançou no 4-3-3. Renato teve bastante liberdade, flutuando entre e ataque, contudo os avanços não deram resultado, mantendo o empate até o intervalo.

Seguindo o ritmo dos últimos minutos da primeira etapa, o Retrô continuou a pressionar. Mesmo com muitas mudanças entre os 11 iniciais, o time manteve o mesmo padrão tático do dito time titular e quase desempatou nos pés de Erivelton; o meio-campista mandou cabeceio no travessão depois de bom cruzamento do lateral-esquerdo Guilherme.
Apesar de jogar melhor, um erro do goleiro Jean foi fatal para a Fênix. Lucas Franco, lateral-esquerdo do Carcará, bateu uma falta fechada para a área e o camisa 1 não conseguiu segurar, mandando a bola para o fundo das redes, o que animou o público. Sabendo que precisava marcar apenas mais um gol para se garantir na semifinal, o Salgueiro foi com tudo para cima, obrigando os azulinos a se fecharem no próprio 4-3-3 de base.

Quando tudo pareceu encaminhar para a vitória do Tricolor do Sertão, a bola aérea fez nova vítima. Dessa vez, Augusto Potiguar foi o autor da assistência, cobrando falta na cabeça de Otávio, que empatou o jogo novamente no fim. Os minutos finais foram de pura tensão, com grandes chances de ambos os lados. Os sertanejos até chegaram a marcar, mas foi marcado impedimento no gol de Hudson, tendo a igualdade mantida até o apito final.
Créditos da foto principal: Abne Quintino/Retrô FC