Crime ambiental: análise Sport 3 x 0 Floresta

Por: Mateus Schuler

Nem fauna, nem flora. O Sport teve a volta praticamente definitiva da torcida e incendiou o Floresta, vencendo sem muitas dificuldades por 3 x 0, neste sábado (19), encerrando a fase de grupos da Copa do Nordeste. Os gols da vitória do Leão, na Ilha do Retiro, foram marcados por Juba, Búfalo e Ray Vanegas, terminando em 3º lugar e enfrentando o CSA, no Rei Pelé, nas quartas de final.

Apesar de já entrarem classificado às quartas de final, os leoninos entraram em campo praticamente com força máxima diante dos cearenses. A única alteração do time que derrotou o Íbis, na última rodada do Pernambucano, foi a volta de William Oliveira — recuperado de lesão — na vaga de Ronaldo, opção no banco.

Leoninos tiveram base titular mantida (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou conforme esperado, com o Sport indo para cima desde o apito inicial. Sem dar trégua ao Floresta, que já entrou em campo eliminado, o Leão aproveitou a força da torcida e conseguiu sair à frente antes mesmo dos 10 minutos: Ewerthon inverteu da direita para a esquerda no pé de Juba, que dominou e bateu firme, sem dar chances de defesa a Marcão.

Formando saída em 3+2, tendo William Oliveira recuado junto aos zagueiros e os demais meio-campistas adiantados, os rubro-negros seguiram com a pressão para ampliar a vantagem. Juba cobrou boa falta colocada no canto direito e Marcão afastou usando a ponta dos dedos, fazendo uma defesaça. Em seguida, Ewerthon recebeu de Búfalo pela direita e, de primeira, finalizou perigosamente.

Início da construção ofensiva dos leoninos (Imagem: Nordeste FC)

Valorizando a vantagem parcial, os donos da casa foram trocando passes e tentando furar o bloqueio dos alviverdes, que eram pouco criativos no setor ofensivo. Atacando no 4-3-3, os leoninos eram agressivos, contudo pecaram no último terço, praticamente demonstrando conformismo pela vitória pelo placar mínimo.

Apesar de não ser tão exigido, o 4-5-1 defensivo neutralizou os espaços aos cearenses, principalmente por ter o meio povoado e bloquear as investidas pelos lados. Nas raras vezes em que chegaram a atacar, tiveram as laterais ocupadas e o resultado permaneceu o mesmo até o árbitro finalizar a etapa inicial.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Marcação mostrou solidez em meio à pouca criatividade alviverde (Imagem: Nordeste FC)

Para o segundo tempo, Dal Pozzo optou por voltar sem nenhuma substituição na equipe, apresentando satisfação com a atuação. O ritmo continuou, indo bastante intenso para cima dos visitantes, mantendo a baixa produtividade do final dos 45 minutos iniciais. Isso ocasionou as entradas de Ronaldo e Ray Vanegas, tendo William Oliveira e Jáderson sacados.

E foi com essa intensidade, formando um 3-4-3 e tendo os laterais apoiando na criação, que saiu o segundo gol. Após ótima troca de passes no ataque, o lateral-direito Ewerthon recebeu depois de bom corta-luz de Juba e mandou na medida para Búfalo que, de primeira, bateu no canto esquerdo do goleiro Marcão.

Último terço leonino foi bastante povoado para pressionar adversário (Imagem: Nordeste FC)

A pressão persistiu apesar da vantagem segura. Explorando a fragilidade dos cearenses, o Leão chegou muito perto do terceiro gol. Rendel dominou errado na saída de bola e Juba ficou com a posse, avançando e chutando perto da trave direita. Assim, o comandante rubro-negro testou novidades na defesa: Blas e Chico entraram nas vagas de Sabino e Denner, respectivamente.

Assim, o time passou a se fechar 4-4-1-1, tendo Blas mais próximo ao homem de referência e à frente da segunda linha. Nos minutos finais, uma jogada foi crucial para sacramentar de vez a vitória: Blas fez bom cruzamento rasteiro na pequena área, o zagueiro desviou contra e acertou a trave; a bola sobrou livre para Búfalo, mas o centroavante deixou para Ray Vanegas, que chegou para estufar a rede e dar números finais.

Compactação rubro-negra neutralizou investidas dos alviverdes (Imagem: Nordeste FC)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: