Envergando varais: análise Santa Cruz 3 x 0 Caruaru City

Por: Ivan Mota

No peso da camisa, o Santa Cruz venceu o Caruaru City – fora o baile – e está mais vivo do que nunca na luta pelo título do Campeonato Pernambucano Betsson, se garantindo nas semifinais. Rafael Furtado e Esquerdinha, duas vezes, fizeram os gols do 3 x 0, em confronto realizado neste sábado (19), no reencontro do torcedor coral com o Arruda.

O Mais Querido praticamente repetiu a mesma escalação do clássico contra o Náutico. A única mudança foi a entrada do zagueiro Guedes na vaga de Júnior Sergipano. O defensor ficou de fora até do banco por conta de um incômodo na região do púbis. Já os visitantes tiveram o retorno de várias peças importantes ao time titular. Destaque para o goleiro Igor Leonardo, Maicon, Grafite e Candinho. O único desfalque foi o o lateral-esquerdo Edvaine, que não se recuperou de uma lesão ocorrida na última rodada.

Escalações iniciais dos dois times para o duelo decisivo (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

O primeiro tempo teve um início bem equilibrado com os dois times dividindo a posse de bola e conseguindo levar perigo. Matheuzinho e Candinho quase abriram o placar em chutes de longe, porém nos dois lances a bola raspou a trave. O City se aproveitava de contra-ataques e atacava mantendo seu 4-3-3 inicial, com o camisa 10 variando entre armação e referência ofensiva.

Com o passar do tempo, os Tricolores passaram a ter muitas oportunidades e, avançando, se postou num 4-2-3-1 tendo o apoio ofensivo dos laterais. O goleiro Igor Leonardo foi o melhor em campo na primeira etapa, realizando pelo menos três defesas de altíssimo nível. Em uma delas, salvou belo chute de Mateus Anderson, que bateu com categoria no ângulo.

Ataque da Cobra Coral no 4-2-3-1 com apoio dos laterais (Imagem: TV Globo)

Para conter as chegadas dos recifenses, o Leopardo variou muito entre dois sistemas defensivos. Algumas vezes se postava no 4-2-3-1 mas, conforme a imagem, também se armou no 4-1-4-1. Quando Tiago Costa subiu, o volante Maicon, lateral-direito de origem, fechava a ala esquerda, deixando assim o lateral na cabeça de área.

4-1-4-1 defensivo do Caruaru City (Imagem: TV Globo)

A partida continuou no mesmo ritmo até o fim do primeiro tempo. O Santa conseguiu chegar com certa facilidade ao ataque em bolas áreas e chutes de longa distância, contudo parou no goleiro caruaruense, responsável por fechar a barra durante os 45 minutos iniciais do confronto no José do Rego Maciel.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo do final da primeira. O Tricolor continuou sua pressão, que rapidamente deu resultado. Dudu Mandai fez o avanço pela esquerda e acertou um excelente cruzamento na cabeça de Rafael Furtado. O atacante não desperdiçou a chance e abriu o placar, para alegria do torcedor.

Atrás do placar, os visitantes tentaram ensaiar uma reação, mas esbarraram na boa marcação do Mais Querido. Quando avançaram, se postaram em um 4-2-3-1 com bastante movimentação. Lucas Santos, que entrou na segunda etapa, assumiu o posto de centroavante, deixando Candinho mais livre para atuar pelos lados, variando de posição junto a Grafite.

Ataque do Leopardo no 4-2-3-1 (Imagem: TV Globo)

E foram os tricolores que conseguiram aumentar a vantagem. Esquerdinha, substituto de Tarcísio, recuperou a bola próximo da área adversária, avançou e bateu no cantinho, sem chances para Igor Leonardo. O resultado deu mais tranquilidade aos corais, que ainda se aproveitaram de contra-ataques para chegar com perigo.

Após a saída de Rafael Furtado, que deixou o campo por sentir uma lesão, os comandados de Leston Júnior mudaram o posicionamento; Esquerdinha e João Henrique variaram entre a posição de atacante mais centralizado. No momento de marcar, Mateus Anderson recuava algumas vezes até a linha dos volantes, formando um 4-3-3.

Donos de casa se defendendo no 4-3-3 (Imagem: TV Globo)

E antes do apito final ainda deu tempo para mais um de Esquerdinha. Ítalo Silva cruzou, João Cardoso escorou de cabeça e o artilheiro do dia só teve o trabalho de empurrar para as redes, dando números finais ao placar. Agora, o Santa Cruz terá o Náutico como adversário nas semifinais.

Créditos da foto principal: Rafael Vieira/FPF-PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: