Corujando a permanência: análise Afogados 3 x 0 Vera Cruz

Por: Mateus Schuler

Piando alto. O Afogados valorizou bem o fator casa e venceu o Vera Cruz, em atuação segura, por 3 x 0 no Vianão neste domingo (20), encaminhando a permanência na elite do Campeonato Pernambucano Betsson 2022. Os gols da Coruja foram marcados por Renê, duas vezes, e Weverton, pela abertura do Quadrangular do Rebaixamento.

Os afogadenses foram a campo com a manutenção de Léo no gol, enquanto Weverton ocupou a lateral direita, assim como Elias ganhou a vaga de Állefe entre os titulares. Já o Galo do Maués, por outro lado, teve a volta de Ciriaco à meta, tendo ainda Vinícius Caveira como opção no banco, Moisés e Lucas na dupla de zaga, e Adones no lugar de Índio.

Times iniciais de Afogados e Vera (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Por ambos estarem ansiosos, já que poderiam largar na frente na luta contra o descenso, a partida começou muito truncada. Apesar do Vera Cruz vir para cima no início, o Afogados saiu nos contra-ataques e chegou perto de abrir o placar. Em um deles, Elias levantou na primeira trave após pegar o rebote em escanteio e Mattheus cabeceou mal, perdendo boa chance.

Logo depois, tendo o 4-5-1 de base ao sair da defesa ao ataque, a Coruja foi fatal. Elias disparou pela esquerda e deu bom passe para Renê, que saiu livre e bateu na saída de Ciriaco para abrir o placar. Os donos da casa seguiram intensos atacando, porém pecaram no último terço e não conseguiram levar tanto perigo.

Coruja teve apoio dos laterais na criação (Imagem: TV FPF)

Para encontrar brechas em meio ao 4-5-1 do Galo, os afogadenses seguiram apostando nos contra-golpes e uma marcação alta. E foi numa dessas que o segundo gol quase saiu: Breninho desarmou no campo ofensivo e, depois de trocar passes, Renê rolou na esquerda para Elias, que deu o chute cruzado e o goleiro afastou para escanteio. Na cobrança de Mattheus, Gaúcho escorou no meio da área e a zaga tirou; a bola caiu no pé de Renê que, da entrada da área, finalizou no canto direito.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

O Tricolor buscou reagir ao duro golpe e foi para cima tentando ao menos o tento de honra. Sinho cobrou escanteio na segunda trave e Moisés cabeceou para boa defesa de Léo. Na sequência, Ruan completou o cruzamento dentro da pequena área e testou na mão de Mattheus; Braga, todavia, fez cobrança ruim e parou no arqueiro adversário. No fim, Sinho foi expulso após receber o segundo amarelo e Weverton, em falta precisa, marcou um golaço.

Galo buscou povoar meio, mas não conseguiu fechar espaços (Imagem: TV FPF)

Na etapa final, o time de Vitória de Santo Antão voltou com duas mudanças: Landoka e Índio nas vagas de Lucas Matheus e Ramires, já que precisou dar ajustes pela inferioridade numérica. Ainda assim, conseguiu a primeira boa oportunidade: Kleiton achou Matheus Rosas na pequena área pela esquerda, mas o volante finalizou sobre a barra.

Apesar da ampla vantagem, os anfitriões quase ampliaram. Breninho armou contra-ataque veloz e deu passe preciso para Anderson, que estava no meio da marcação adversária. O centroavante saiu livre, driblou Ciriaco e chutou para fora com o gol aberto. Tranquilo pelo resultado positivo, Sérgio China fez alguns testes na equipe, segurando os 3 x 0 até o apito final.

Afogadenses mostraram segurança no setor defensivo durante partida inteira (Imagem: TV FPF)

Créditos da foto principal: Cláudio Gomes/Afogados FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: