VingaTimba: análise Botafogo-PB 1 (3) x (4) 1 Náutico

Por: Felipe Holanda

Receba. Em noite de Júnior Tavares, o Náutico conquistou vitória heroica nos pênaltis sobre o Botafogo-PB e se classificou às semifinais da Copa do Nordeste, vingando 2019. Tavares apareceu duas vezes nesta quarta-feira (23), em João Pessoa, com um gol no tempo normal e outro nas cobranças de pênalti, após empate em 1 x 1 durante os 90 minutos.

Ignorando críticas. Reiterando seus conceitos, Felipe Conceição não trouxe novidades na escalação inicial do Timbu. Mesmo com o efeito suspensivo do zagueiro Camutanga, Carlão e Wellington foram mantidos na dupla de zaga, assim como Richard Franco e Wagninho na cabeça de área, tendo Djavan entre as opções no banco de reservas.

Formação inicial do Timba (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Quando a bola rolou, a surpresa soou positiva. Variando entre o 4-3-3 e o 4-2-4 no campo de ataque, o Náutico tentou sufocar o Botafogo no campo de defesa, bloqueando as subidas dos laterais. Com Jean Carlos flutuando na penúltima linha, ora por dentro, ora à esquerda, o gol poderia ter saído, mas ficou no quase.

Jean se movimenta para abrir marcação rival (Imagem: Nordeste FC)

Se o Belo tentava equilibrar as ações, o Timbu se fechava num 4-4-1-1 como resposta. A estratégia visou o contra-ataque em casos de desarmes e vinha dando certo, já que os anfitriões pouco ameaçaram à meta de Lucas Perri na etapa inicial. Exceto pelos arremates imprecisos de Leílson em bolas paradas, que foram mais perigosas.

Compactação do Náutico sem a bola (Imagem: Nordeste FC)

O Alvirrubro resolveu melhorar a saída de bola, liberando ainda mais os alas e o próprio Jean Carlos para confundir a marcação botafoguense, obtendo sucesso. Num 4+1, a imposição quase se transformou em gol quando Richard Franco serviu o camisa 10 alvirrubro, que finalizou sem titubear, contudo Luís Carlos fez grande defesa. Quase.

Na etapa final, foram os paraibanos que tentaram se impor nos minutos iniciais e o “quase” mudou de lado. Bruno Ré cruzou à meia altura e por muito pouco Gustavo Coutinho não completou ao fundo das redes, para alívio dos pernambucanos. Pouco mais tarde, Leílson tentou gol olímpico e Lucas Perri se esticou todo para desviar.

Roteiro que só foi se agravando. Após mais um deslize, Franco faz falta dura e levou o segundo amarelo. Veio o gol do Botafogo-PB na sequência, num erro na saída de bola do Náutico e, dessa vez, Gustavo Coutinho não perdoou. O 4-4-1 parecia não ser suficiente para segurar os ímpetos botafoguenses na partida.

Formado defensivo ainda com placar zerado (Imagem: Nordeste FC)

Quando tudo pareceu perdido, os volantes adiantaram. Uma falta à direita no ataque fez o contexto mudar. Júnior Tavares cobrou de chapa, contando com desvio na barreira paraibana para deixar tudo igual. Alívio e mais força para as penalidades alvirrubras. Sobrevida.

Emoção até o fim também durante as cobranças de pênalti. Abrindo a série, Gustavo Coutinho chutou bem e deixou os donos da casa à frente. Pedro Vitor, também com categoria, deslocou bem o goleiro e empatou para o Timbu. Na segunda, Leílson finalizou forte e no alto, sem chances de defesa; Hereda fez a batida parecida e também estufou as redes.

Na terceira, Ratinho bateu muito mal, mandando a bola para fora, enquanto Amarildo colocou o Náutico pela primeira vez em vantagem no placar. Já na quarta, porém, Adilson Bahia teve calma e marcou pelo Belo, à medida que o prata da casa Carpina levou a pior contra Luís Carlos, empatando mais uma vez a decisão. Na quinta e última antes de ir às alternadas, brilhou a estrela de Lucas Perri, que defendeu a finalização de Bruno Ré. Júnior Tavares, heroi do tempo normal, cobrou bem e selou a incrível classificação às semifinais.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: