Irreconhecíbis: análise Vera Cruz 1 x 3 Íbis

Por: Mateus Schuler

Jogando à vera. O Íbis não tomou conhecimento do Vera Cruz e agora depende somente de si para assegurar permanência no Campeonato Pernambucano Betsson 2022, rebaixando o adversário. Nesta quarta-feira (23), visitou o Vera Cruz na Arena de Pernambuco, pela segunda rodada do Quadrangular do Rebaixamento e venceu por 3 x 1; gols de Matheusinho, Vitor Leão e Paulista, enquanto Vinícius Caveira fez o de honra.

Para a partida de caráter decisivo, o Galo do Maués veio modificado, seja por obrigação ou opção. Na lateral direita, Adones pegou o espaço do suspenso Sinho, assim como Vinícius Caveira substituiu Ruan no ataque; Índio entrou no meio e Braga foi para a beirada do 4-3-3. Já o Pássaro Preto, por sua vez, teve apenas uma alteração após empate diante do Sete de Setembro: Felipe Almeida no lugar de Cléo.

Times entraram praticamente espelhados (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou bastante equilibrada, já que uma derrota seria fatal para os dois lados. Mesmo com o mando de campo do Vera Cruz, o Íbis não ficou acomodado e marcou em cima, sem dar espaços para a criação adversária. Numa dessas pressões, Kelven recuperou a posse já no ataque e tocou para Jean Conca, que bateu de fora da área e a bola desviou em Maurício Júnior; o rebote ficou para Matheusinho que, livre na pequena área, encobriu Ciriaco em cabeceio preciso e abriu o placar.

Postado no 4-2-3-1 ao atacar, o Pássaro Preto seguiu bastante intenso ao ter a posse, tendo os volantes e os laterais ajudando na criação, principalmente pelos usando as beiradas. E foi assim que quase saiu o segundo gol: Conca achou passe perfeito para Matheusinho e o camisa 7, depois de boa jogada individual, chutou em cima do goleiro, desperdiçando a chance.

Rubro-negros tiveram imposição para abrir contagem no marcador (Imagem: TV FPF)

Já o Vera, se fechando num 4-1-4-1, tentou apostar mais nos contra-ataques para chegar ao empate, já que faltou qualidade com a bola no pé e criando os lances. Assim, até teve a oportunidade de balançar as redes, contudo não soube aproveitar: após bate rebate no círculo central, Vinícius Caveira deu o lançamento na medida para Braga, que ganhou da marcação e, diante de Lucas Peixe, finalizou muito alto.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Ainda que o equilíbrio retornasse, tendo as duas equipes buscando atacar, a reta final foi feliz para o lado rubro-negro da moeda. Felipe Almeida levantou na pequena área, Fabrício desviou e a defesa não conseguiu afastar; a sobra caiu para Vitor Leão, que encheu o pé e não titubeou, ampliando a vantagem ao intervalo.

Galo não conseguiu neutralizar investidas do Pássaro Preto (Imagem: TV FPF)

Para o segundo tempo, duas mudanças de cada time. Algodão promoveu as saídas de Celestino e Matheusinho, colocando Matheus Monte e Kelvenny nos ibienses, já os tricolores tiveram Charles e Jaílton nos respectivos lugares de Maurício Júnior e Vinícius Vitória. Logo a um minuto, o Pássaro praticamente confirmou o triunfo: Robertou deu passe em profundidade para Paulista, que deixou Moisés e Ciriaco caídos, e tocou para o gol aberto.

A tranquilidade no placar fez o Íbis fechar ainda mais o ferrolho, fazendo uma primeira linha de 5 e variando constantemente entre 5-4-1 e 5-3-2 para ter o mínimo de espaços possíveis à equipe de Vitória de Santo Antão. Após muita insistência, o Galo marcou o tento de honra com Vinícius Caveira, que testou depois de um escanteio preciso de Jaílton. Ruan Costa, acionado na vaga de Índio no decorrer do confronto, cabeceou perigosamente no fim, mas não foi o suficiente para evitar a derrota e o rebaixamento.

Mesmo passando cadeado e compactada, defesa rubro-negra ainda foi vazada (Imagem: TV FPF)

Créditos da foto principal: Rafael Vieira/FPF-PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: