Leões e búfalos: análise Sport 3 x 1 CRB

Por: Mateus Schuler

Estremecendo a terra. O Sport provou que o rubro-negro é cor de guerra e venceu o CRB por 3 x 1 na Arena de Pernambuco, neste domingo (27), chegando à final da Copa do Nordeste pela primeira vez após cinco anos. O Leão se impôs durante boa parte da partida e levou a melhor com dois gols de Búfalo e um de Juba; Anselmo Ramon descontou.

Força máxima. Sem jogadores fora por lesão ou suspensão, além de não ter nenhum retorno, o técnico Gilmar Dal Pozzo optou pela manutenção dos 11 e foi a campo com o que tinha de melhor à disposição. Dessa maneira, Thyere e Sabino continuaram formando a dupla de zaga, assim como Bruno Matias e William Oliveira na cabeça de área, tendo Denner formando a trinca junto a Jáderson e Juba no 4-2-3-1.

Escalação inicial dos leoninos não teve surpresas (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida, como esperado, começou com amplo domínio do Sport, que teve maior presença ao ataque. Logo no início, Juba chutou forte de fora da área e Diogo Silva defendeu; na sobra, Jáderson tentou completar, mas o goleiro cresceu e defendeu de novo. Em seguida, Thyere cruzou com perfeição para Búfalo cabecear precisamente para o gol, fazendo a festa da torcida.

Postado no 4-2-3-1, tendo constantes flertes ao 4-3-3, o Leão até tomou um susto na falta cobrada com perigo por Richard. No entanto, a alegria voltou à Arena de Pernambuco quando Juba teve a bola pelo meio e fez lançamento em profundidade para o camisa 9, que se antecipou ao camisa 1 e tocou ao fundo do barbante.

Rubro-negro se impôs no setor ofensivo criando pelo meio (Imagem: Nordeste FC)

Pouco exigidos defensivamente, os rubro-negros se defenderam no habitual 4-5-1, tendo apenas o centroavante isolado, bloqueando os espaços para as infiltrações. Sem criatividade, o CRB também não conseguiu chegar levando perigo à meta de Maílson, permanecendo com a vantagem segura até o fim do primeiro tempo.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Para a etapa final, Gilmar Dal Pozzo optou por dar um papel mais ofensivo ao lateral-direito Ewerthon, colocando Ezequiel na vaga de Jáderson. Postado no 2-5-3, tendo apenas a dupla de zaga no campo defensivo, o time leonino se aproximou do terceiro gol por duas vezes: na primeira, Búfalo chutou forte de fora da área e Diogo Silva afastou o perigo para escanteio; após a cobrança, a defesa regatiana tirou mal e Sabino tentou surpreender de bicicleta.

Pernambucanos seguraram ímpetos dos alagoanos (Imagem: Nordeste FC)

Por não conseguir ser efetivo no ataque, o Leão viu o Galo da Pajuçara ir mais em busca do tento de honra, porém sem muito sucesso. Diego Torres cobrou escanteio na pequena área e Gilvan cabeceou, parando em defesa tranquila de Maílson. Logo depois, conseguiram furar o bloqueio: Emerson Negueba se desvencilhou da marcação e fez cruzamento rasteiro na pequena área, Gum desviou e Anselmo Ramon completa para o gol.

Leão buscou mais intensidade na etapa final (Imagem: Nordeste FC)

Alternando entre 4-4-2 e 5-3-2 sem a bola, o Sport corrigiu os próprios erros e voltou a acertar o posicionamento, segurando as investidas dos alagoanos. Chico e Ray Vanegas foram acionados para a partida, substituindo Sabino e Ewerthon, respectivamente, recuperando a confiança. Dois minutos depois, o terceiro tento saiu: Juba acertou um chutaço de fora da área e marcou uma pintura.

Nos últimos minutos, ainda chegou muito perto de transformar a vitória em goleada, porém a arbitragem impugnou corretamente o lance. Ray Vanegas recebeu em impedimento e serviu Búfalo, que bateu bem na saída de Diogo Silva para o fundo do barbante, contudo a jogada foi paralisada, frustrando o chileno.

Sport formou duas linhas de 4 para neutralizar alvirrubros (Imagem: Nordeste FC)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: