Bem-cazádo: análise Sport 1 x 1 Fortaleza

Por: Mateus Schuler

Empurrado pela torcida. O Sport não venceu, mas somou empate que o faz chegar vivo na final da Copa do Nordeste 2022. Nesta quinta-feira (31), o Leão da Ilha ficou no 1 x 1 diante do Fortaleza na ida da decisão do regional e deixou a disputa em aberto para a volta, com gol marcado pelo estreante Bill; Zé Welison descontou.

Repetição do último jogo. Gilmal Dal Pozzo optou por repetir a escalação que derrotou o CRB na semifinal, apesar de dúvidas antes do jogo por problemas físicos. Denner, que deixou o último duelo lesionado, conseguiu se recuperar a tempo foi o titular na armação do Leão, já William Oliveira e Bruno Matias seguiram na cabeça de área; o ataque seguiu formado por Jáderson, Búfalo e Juba.

Pernambucanos tiveram manutenção dos 11 iniciais (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou, como todo clima de final, com bastante equilíbrio. Ainda que o Fortaleza tentasse se impor, o Sport foi quem sobressaiu ao ter a posse, pois conseguiu demonstrar maior poder criativo nos minutos iniciais. Saindo mais intenso, teve a primeira boa oportunidade: Jáderson pegou a sobra do escanteio, na entrada da área, e mandou sobre o gol.

Pouco depois, veio a chance mais clara de abrir o placar, formando um 4-2-3-1 ao ter a bola. Juba aproveitou a saída errada de Landázuri, tabelou com Búfalo já dentro da pequena área e finalizou muito alto, perdendo uma boa chance de estufar a rede. Mas foi pouco pela intensidade apresentada pelos rubro-negros.

Pernambucanos foram mais perigosos no começo (Imagem: Nordeste FC)

Do meio para o fim, o Tricolor do Pici buscou maior ofensividade, deixando os donos da casa mais retraídos no seu próprio campo. A primeira chance para tirar o zero do marcador veio com um ex-jogador do Leão da Ilha: Zé Welison pegou o rebote de fora da área e soltou o pé, mas Thyere afastou o perigo ao desviar a finalização.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Mesmo pressionados durante boa parte da segunda metade da etapa inicial e com o apoio da torcida, os anfitriões até conseguiram segurar o poderio de ataque dos cearenses. Alternando entre 4-1-4-1 e 4-4-2 ao se fechar, o time da Praça da Bandeira viu os adversários voltarem a assustar: Lucas Lima fez o levantamento na área em falta e Ceballos cabeceou sobre a barra.

Marcação mostrou solidez ao longo do primeiro tempo (Imagem: Nordeste FC)

Para o segundo tempo, Gilmar Dal Pozzo tentou voltar a dar mais criatividade à equipe ao promover a saída de Jáderson e colocar Ray Vanegas no duelo. A substituição até ajudou no setor ofensivo, já que Juba passou a ficar mais móvel, contudo também fez o time passar a se postar no 4-4-2 ao ficar sem a bola, tendo Denner à frente da segunda linha de 4 e próximo a Búfalo.

Numa das poucas vezes que conseguiu se infiltrar na defesa do Sport, o Leão do Pici não aproveitou a finalização. Lucas Lima lançou no meio para Renato Kayzer, que ajeitou de primeira e de peito para Robson; o camisa 7 dominou com liberdade e arrematou direto para fora, sem levar muito perigo ao gol de Maílson.

Rubro-negros controlaram as jogadas do Tricolor (Imagem: Nordeste FC)

Sentindo a força do adversário, o comandante do Sport promoveu mais duas alterações na tentativa de não perder em nenhuma das fases, tanto ofensiva como defensiva. Bruno Matias, já amarelado, e Denner, cansado, saíram para as entradas de Ronaldo e Blas, respectivamente. Foi do volante cria da casa que quase saiu o primeiro gol do jogo, ao finalizar de fora da área próximo à trave direita.

No lance seguinte, um duro golpe. Zé Welison recebeu bom passe na entrada da área e acertou um chutaço, frustrando os torcedores presentes. No fim, no entanto, a alegria voltou à Arena de Pernambuco: Juba bateu falta na área e Bill, que fez sua estreia, apareceu no meio dos adversários e completou para o fundo do barbante, deixando a definição para a volta.

Pernambucanos buscaram imposição durante etapa final (Imagem: Nordeste FC)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: