Náutico na Série B: como joga taticamente o Londrina

Por: Felipe Holanda

London Calling. Atendendo ao chamado, o Náutico enfrenta o Londrina para largar bem na Série B do Campeonato Brasileiro. Embate entre Timbu e Tubarão acontece este domingo (10) às 11h, no Estádio do Café, reduto paranaense, pela primeira rodada da Segundona.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho e muito mais do Tuba.

O TIME

Após ser eliminado nas quartas de final do Paranaense frente ao Athletico, o LEC deve ir a campo com algumas novidades na escalação. Recém-contratado, o goleiro Victor Souza é esperado para estrear, já que Matheus Nogueira volta de lesão; laterais-direitos Watson e Léo disputam a vaga de Samuel Santos. No ataque, Gabriel Santos pode ser a peça da referência no time azulino.

Provável formação inicial dos paranaenses (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Pouco produtivo. Marcando 15 gols na temporada (disputou 16, somando Paranaense e Copa do Brasil), o sistema ofensivo do Londrina é marcado por altos e baixos. No geral, costuma formar o 4-3-3 com a bola para acelerar as transições e ter mais chances e encontrar espaços na defesa adversária.

Postura ofensiva do Tubarão (Imagem: TV N Sports)

“Durante o Estadual, o time sentiu muitas dificuldades na criação de jogadas, dependendo muito da velocidade nos contra-ataques. O poder criativo se deve mais às jogadas velozes que cadenciadas”

Guilherme Lima, repórter na Rádio Brasil Sul

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Outra opção do comandante Adilson Batista, esta um pouco mais ousada, é utilizar um 4-2-4 com o objetivo de sufocar a marcação. Neste cenário, como no desenho abaixo, os laterais chegam bastante no apoio, dialogando com os atacantes e pontas. O Tubarão costuma ser o mais objetivo possível, mas vem esbarrando em suas próprias fragilidades.

Mais uma alternativa londrinense no ataque (Imagem: TV N Sports)

COMO DEFENDE

Se o ataque anda mal das pernas, a defesa tem alguns pontos positivos, apesar de seus 16 gols sofridos na temporada – média de mais de um por jogo. A principal estratégia do treinador londrinense é se postar com duas linhas de 4, formando um 4-4-2 na tentativa de segurar o ímpeto do ataque adversário.

Composição do sistema defensivo paranaense (Imagem: Furacão Live)

“Enquanto o ataque cria pouco, a marcação se sobressai. É um time que marca muito forte e tenta focar nesse aspecto para poder ter o contra-ataque como arma, já que busca fechar o máximo de espaços”

Guilherme Lima, repórter na Rádio Brasil Sul

Dando manutenção ao sistema principal da fase ofensiva, a equipe azulina pode formar também um 4-3-3 sem a bola. Dessa forma, tenta povoar melhor o meio de campo e segurar as subidas dos laterais ou pontas rivais. Por outro lado, já apresentou pouca velocidade nas transições. É um dos pontos que podem ser aproveitados pelo Náutico.

Tubarão tentando fechar brechas (Imagem: Furacão Live)

PARA FICAR DE OLHO

Eltinho (LE/MEI) – Mesmo sem o sistema defensivo apresentando fragilidades e instabilidades, o lateral tem se destacado. Com a camisa do Tubarão, tem atuado em mais de uma função, inclusive sendo o responsável pela armação das jogadas, marcando inclusive três gols.

João Paulo (VOL) – Experiência. Principal responsável pela sustentação no meio-campo, o volante busca usar sua experiência em favor da equipe, ajudando tanto nos desarmes, como na transição para o ataque, pois faz a ligação quando essencial.

Douglas Coutinho (ATA) – O craque. Autor de quatro gols até o momento, o jogador tem sido o principal reforço para 2022. Jogando tanto pela beirada, como na referência, se mostra bastante versátil no setor ofensivo, dando opção de passe ou finalizando.

Créditos da foto principal: Ricardo Chicarelli/ Londrina EC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: