Resultadista: análise Sport 1 x 0 Sampaio Corrêa

Por: Mateus Schuler

Três pontos positivo e só. Em jogo fraco tecnicamente, o Sport não teve bom futebol, mas venceu o Sampaio Corrêa neste sábado (9), na Ilha do Retiro, largando com o pé direito na Série B do Campeonato Brasileiro. Único gol da partida foi marcado por Ray Vanegas, já nos minutos finais; Leão assume provisoriamente a vice-liderança.

Visando esquecer os fracassos recentes, os rubro-negros tiveram três novas peças nos 11 iniciais em relação ao jogo contra o Salgueiro. Vetados após um quadro de desgaste muscular, Ewerthon e Denner foram os desfalques, tendo Ezequiel e Pedro Naressi em suas respectivas vagas. Já Bill, que não atuou no Estadual por não estar inscrito, preencheu o lugar de Jáderson no 4-2-3-1 do técnico Gilmar Dal Pozzo.

Sistema tático foi mantido mesmo com modificações nos titulares (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou com muita intensidade por parte do Sport, mas também de pouca criatividade. Apresentando dificuldades na criação, muito devido à forte marcação do Sampaio Corrêa, o Leão saiu trocando passes e buscando espaços para se infiltrar entre as linhas adversárias, porém não mostrou bom poder criativo.

Postado no 4-3-3, tendo apoio dos laterais e dos volantes para rodar a bola, o time rubro-negro só veio conseguir finalizar de fato nos minutos finais. Após cruzamento de Juba pela direita na pequena área, Pedro Naressi surgiu com velocidade e cabeceou desequilibrado, mandando sem muita direção e não assustou.

Mesmo intenso, Leão não teve criatividade (Imagem: SporTV/Premiere)

Pouco tempo depois, uma nova oportunidade foi criada, dessa vez com mais perigo na direção da meta do Tubarão. Thyere lançou em profundidade para o meio da área, a defesa descuidou e Naressi novamente apareceu infiltrado dominando bem; Luiz Daniel, contudo, se antecipou ao camisa 6 e bloqueou o chute.

Se ofensivamente os leoninos não deram tantos sustos, defensivamente foi a mesma toada. Por sequer fazer Maílson trabalhar, a Bolívia Querida tentou ter o contra-ataque como arma, entretanto encontrou os pernambucanos com duas linhas de 4 — principalmente se fechando no 4-1-4-1 — ao ficarem sem a bola, tendo William Oliveira entrelinhas e Búfalo mais isolado.

Sistema defensivo da equipe da Praça da Bandeira demonstrou solidez (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Dal Pozzo até voltou sem mudanças, mas o Sampaio foi quem mostrou mais ofensividade. Vendo o adversário crescer em campo, o comandante rubro-negro promoveu as entradas de Blas e Alanzinho para os lugares de Bruno Matias e Naressi, buscando manter o 4-2-3-1 proposto à etapa final.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Apesar das mudanças, a equipe maranhense conseguiu criar a primeira boa chance em um descuido defensivo. Mateusinho ficou com a bola pela direita, limpou para a perna esquerda e chutou forte para boa defesa de Maílson. E o lance fez os donos da casa acordarem, pois passaram a ficar cada vez mais criativos.

Laterais participaram efetivamente da criação de jogadas (Imagem: SporTV/Premiere)

A partir daí, a pressão leonina aumentou consideravelmente e a torcida ficou no mesmo embalo. Assim, ficou muito próximo de abrir o placar: Alanzinho foi servido por Búfalo após tomar a bola no campo de ataque e chutou cruzado, contudo Luiz Daniel fez boa defesa. Em sequência, Juba cobrou falta lateral e o goleiro do Paio afastou com a ponta dos dedos para escanteio.

Como água mole em pedra dura, o Leão enfim conseguiu furar o bloqueio da Bolívia Querida nos minutos finais, levando os torcedores ao delírio na Ilha do Retiro. Ezequiel cruzou com perfeição na pequena área e Ray Vanegas testou tirando do camisa 1 tricolor. No fim, foi seguir se fechando no 4-5-1 para não dar espaços ao Paio e segurar a vitória, somando os primeiros três pontos.

Postura seguiu a mesma após tirar zero do placar (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: