Ratificado: análise Retrô 1 x 0 Salgueiro

Por: Ivan Mota e Mateus Schuler

O Retrô justificou a ótima campanha no Campeonato Pernambucano Betsson 2022 e venceu o Salgueiro por 1 x 0 nesta quarta-feira (13), chegando à final inédita. Renato marcou o gol heroico da Fênix, que agora tem o Náutico pela frente na decisão, em jogos marcados para a próxima quinta-feira (21) e o dia 30 de abril.

Após longo periodo sem jogar, Dico Wooley repetiu o mesmo esquema tático das outras partidas azulinas, o 4-3-3, porém teve ausência de dois jogadores que eram titulares. O volante Gelson e o atacante Breno, fora por lesão e final de contrato, respectivamente, tiveram Radsley e João Guilherme nas vagas. Pelo lado do Tricolor do Sertão, Silvio Criciúma só fez duas mexidas depois de eliminar o Sport: volta do goleiro Jerfesson, que cumpriu suspensão, e Hebert no lugar de Patrick, mantendo o 3-5-2.

Escalações iniciais dos semifinalistas do Pernambucano (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou com bastante equilíbrio. Os dois times conseguiram sair ao ataque e dividiram a posse de bola, mas sem conseguir levar perigo aos goleiros. O Carcará até conseguiu balançar as redes aos 13 minutos, porém a arbitragem havia marcado impedimento na jogada. Com o tempo, os donos da casa dominaram a partida e foram mais intensos.

Aos 18 minutos, o Retrô teve um pênalti marcado após Renato ser lançado na área, invadir e ser derrubado por Lucão. O VAR, contudo, anulou a jogada por conta de um impedimento do camisa 10. Procurando evitar as infiltrações do Retrô, o Salgueiro se fechou em um 5-4-1, com todos os jogadores no campo de defesa.

Tricolor do Sertão tentou fechar o máximo de espaços (Imagem: SporTV/Premiere)

E para vencer a forte marcação dos visitantes, a Fênix atacou no 4-3-3 com apoio do lateral Pedro Costa pelo lado direito. Logo depois, nova penalidade máxima foi assinalada; e dessa vez valeu: Amilton derrubou João Guilherme dentro da área. O artilheiro Renato foi para a bola e bateu forte, sem chances para Jean.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Nos minutos finais, uma boa chance para cada lado. Jean salvou os azulinos ao fazer duas defesas consecutivas, em chutes de Kady e Robinho, enquanto Jerfesson fez grande intervenção depois de uma cabeçada à queima roupa de Renato, mantendo a vantagem mínima do time de Camaragibe ao fim do primeiro tempo.

Retroenses foram agudos ao atacar (Imagem: SporTV/Premiere)

Para a segunda etapa, Dico Wooley optou por não realizar nenhuma mexida, já que estava à frente do marcador. Silvio Criciúma, no entanto, precisou sair em busca do empate a todo custo e promoveu uma alteração: Juan Kelsen foi acionado na vaga de Amilton, abrindo mão dos três zagueiros e indo ao 4-2-3-1.

De início, o time até manteve o sistema tático para chegar ao ataque, porém a primeira boa chance foi dos retroenses. João Guilherme finalizou dentro da pequena área e a bola bateu em Hebert, voltando ao camisa 7; após dividida com Lucão, o árbitro apontou — erradamente — à marca da cal. Renato teve a oportunidade de marcar o segundo gol, mas cobrou mal e isolou a batida.

Salgueirenses buscaram imposição ofensiva, mas sem êxito (Imagem: SporTV/Premiere)

Ciente da evolução dos sertanejos, o comandante azulino fez suas primeiras substituições, equilibrando o meio e renovando o time tanto na defesa, como no ataque. Erivelton e Gustavo Ermel saíram para as entradas de Lucas Silva e Giva. O treinador salgueirense, por outro lado, deu novo fôlego ofensivo ao colocar Léo Santos e Lucas Franco nos lugares de Cal e Léo Carioca.

Precisando balançar as redes ao menos uma vez, o Tricolor do Sertão foi bloqueado pelo 4-5-1 proposto pelos anfitriões, ficando sem poder criativo ao ter a bola. Não por acaso, o lance mais perigoso saiu apenas nos minutos finais quando Bruce recebeu na área e finalizou firme, entretanto Jean fez a intervenção e garantiu a classificação à decisão.

Equipe de Camaragibe fechou bem os espaços na defesa (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Abne Quintino/Retrô FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: