Submisso: análise Náutico 0 x 1 Bahia

Por: Mateus Schuler

Sem porto seguro, nem terra à vista. O Náutico permanece sem pontuar na Série B do Campeonato Brasileiro ao sofrer a segunda derrota, ante o Bahia, após perder nesta sexta-feira (15) por 1 x 0 nos Aflitos. O gol solitário do Esquadrão de Aço, sobre o Timbu, foi marcado por Douglas Borel ainda no primeiro tempo, em partida pela segunda rodada.

Após a derrota na estreia frente ao Londrina, novidades em todos os setores alvirrubros, inclusive a área técnica. Sob comando do interino Dudu Capixaba diante do Tricolor de Aço, o Timba teve as entradas de Bruno Bispo na defesa no lugar de Carlão, assim como Djavan e Eduardo Teixeira no meio-campo, substituindo Franco e Robinho, respectivamente; time entrou no 4-2-3-1.

Escalação inicial dos pernambucanos teve novidades entre os titulares (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

A partida começou bastante pegada, com os dois lados criando pouco pelas defesas estarem bem postadas. Por não conseguir passar pelo bloqueio que o Bahia propôs, o Náutico seguiu frágil defensivamente como outrora e viu o adversário abrir o placar. Marco Antônio armou contra-ataque veloz e serviu Douglas Borel, que dominou e fuzilou Lucas Perri; na comemoração, o lateral-direito do Esquadrão recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Mesmo antes de ficar atrás no placar e agora com a vantagem numérica, o Timbu formou um 4-2-3-1, fazendo diferente quando comandado por Felipe Conceição. Em uma das vezes que encontrou espaços na marcação tricolor, chegou próximo de deixar tudo igual: Jean Carlos foi servido por Rhaldney na entrada da área e finalizou forte no canto direito, porém Danilo Fernandes se esticou todo para afastar.

Timba voltou à postura tradicional (Imagem: SporTV/Premiere)

Apesar de seguir insistindo, os alvirrubros não demonstraram criatividade ao atacar, esbarrando constantemente no sistema defensivo do Esquadrão, que se fechou cada vez mais. Nos poucos momentos sem a posse, a equipe ficou no 4-4-2, tendo Jean Carlos e Kieza mais adiantados para fazer a pressão na saída, já Ewandro e Eduardo Teixeira se juntaram a Rhaldney e Djavan.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Para tentar surpreender, o time visitante permaneceu apostando nos contra-golpes velozes, pois não controlaram tanto a bola. Em uma dessas jogadas, o segundo tento quase foi marcado: Vitor Jacaré arrancou bem em velocidade e, livre de marcação, acabou falhando ao bater para defesa segura de Lucas Perri.

Para o segundo tempo, Dudu Capixaba voltou com duas mudanças entre os 11 e no modelo de jogo. Ewandro e Eduardo Teixeira saíram para as entradas de Pedro Vitor e Leandro Carvalho, que fizeram o sistema tático base ficar no 4-3-3, tendo Jean Carlos mais próximo dos volantes para dar liberdade aos extremos.

Mesmo assim, a bola chegou pouco — com qualidade — ao último terço do campo, já que inúmeros cruzamentos foram tentados e praticamente todos sem sucesso. Bem como na etapa inicial, o Bahia apostou no contra-ataque para levar perigo à meta do Timbu, entretanto também não teve êxito ao atacar.

Pernambucanos passaram a formar trinca no meio e no ataque (Imagem: SporTV/Premiere)

O que já estava ruim, ficou ainda pior. Djavan deu entrada dura em Emerson Santos e recebeu o cartão vermelho direto, deixando os dois lados com nove jogadores na linha. Sem poder criativo, coube ao Timba ter a bola parada de alternativa para tentar chegar à igualdade: Jean Carlos bateu falta colocada e no alto, contudo Danilo Fernandes tirou usando a ponta dos dedos.

Se na frente criou pouco, na defesa sequer foi exigido, tendo Lucas Perri como mero espectador. Nas raras vezes que não teve a bola, o time da Rosa e Silva se postou no 4-4-1, tendo apenas Léo Passos — acionado no lugar de Kieza — isolado. No fim, Jean Carlos voltou a cobrar tiro livre perigoso e novamente o goleiro do Esquadrão interveio, garantindo os três pontos.

Duas linhas se mantiveram apesar da expulsão de Djavan (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: