Sem tenacidade: análise Guarani 0 x 0 Sport

Por: Felipe Holanda

Tomadas de decisões erradas. Em jogo marcados por erros, inclusive da arbitragem, o Sport ficou no empate sem gols diante do Guarani, neste sábado (16), no Brinco de Ouro. Resultado, porém, faz o Leão ficar na quarta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, ocupando uma vaga no famigerado G-4.

Para o confronto diante do Bugre, a equipe teve apenas uma novidade da escalação inicial contra o Sampaio Corrêa. Thyere ficou de fora após sentir desgaste muscular, sendo substituído por Fábio Alemão; Ewerthon até se recuperou de um desconforto, mas começou como opção no banco para Ezequiel, mantido no 4-2-3-1.

Formação inicial dos pernambucanos (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Lá e cá. A partida começou eletrizante em ambos os lados. Juba cobrou falta meio despretensiosa na área e Fábio Alemão por pouco não abriu o placar a favor do Sport. A resposta campineira veio em sequência, aos nove minutos: Bruno José aproveitou o cochilo da defesa leonina e saiu cara a cara com Maílson; sorte dos rubro-negros que a finalização saiu por fora, à direita da meta.

Observando instabilidade, o Guarani tentou sufocar o sistema defensivo do time da Ilha do Retiro. Conseguiu, mas sem muito objetividade. Leandro Vilela finalizou da fora da área e forçou Maílson a fazer a defesa, mandando para escanteio. Dessa forma, os comandados de Gilmar Dal Pozzo vinham se fechando num 4-5-1, tendo apenas o centroavante Búfalo mais isolado.

Compactação pernambucana na defesa (Imagem: Premiere)

Foi daí que o Leão tentou valorizar mais a posse de bola, tentando controlar o jogo lá de trás. A principal estratégia neste cenário foi utilizar uma saída 3+1, tendo William Oliveira recuado para dialogar com a dupla de zaga: Sabino e Fábio Alemão. Quase teve resultado em jogada aérea, mas Sabino parou na ótima defesa de Kozlinski; antes o Bugre havia acertado o travessão numa cabeçada de Nicolas Careca.

A história do primeiro tempo seguiu a mesma até o fim, tendo os donos da casa com superioridade no terço final e criando a maioria das chances de perigo. Acuado, o Rubro-negro manteve a variação entre o 4-5-1 e o 5-4-1 sem a bola, preenchendo o meio de campo para dificultar a troca de passes rival.

Construção com William Oliveira entre a dupla de zaga (Imagem: Premiere)

Na etapa final, Dal Pozzo optou por explorar ainda mais a linha de 3, liberando jogadores da beirada. Uma das opções foi o 3-2-5, tendo Búfalo revezando de posições e saindo do pivô para poder e encontrar espaços nas chegadas dos companheiros. Outra foi o 3-5-2, flertando ao 4-2-3-1 para confundir a marcação bugrina. Logo depois, o árbitro não marcou pênalti em favor do Leão.

Do outro lado, comandados por Giovanni Augusto, os alviverdes chegaram perto de abrir o placar. Teve desvio da zaga e de Maílson, o grande destaque da partida, antes que a bola fosse pela linha de fundo; escanteio não foi bem aproveitado. Nesse meio tempo, Dal Pozzo fez duas modificações no meio-campo: entraram Alanzinho e Ronaldo nas vagas de Pedro Naressi e William Oliveira, respectivamente.

Transição do Sport em contragolpe (Imagem: Premiere)

Multifacetado. Forçando as bolas longas, principalmente saindo pelos pés de Maílson, os rubro-negros correram contra o tempo. Não chegavam ao setor de ataque e eram constantemente ameaçados. Foi aí que o prata da casa leonino seguiu aparecendo, seja atrás ou à frente: Leandro Vilela teve chance clara, só não abrindo vantagem graças a uma ótima intervenção.

Gosto meio amargo. No fim, apesar de ter mais posse, a equipe da Ilha não conseguiu levar perigo, de fato, ao gol defendido por Kozlinski. Rodou a bola sem produtividade e decretou o empate, que até poderia ser considerado positivo em outros aspectos.

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: