Cobra sem asas: análise Santa Cruz 1 x 2 ASA

Por: Ivan Mota

Decepção. No reencontro com a torcida coral, o Santa Cruz não conseguiu aproveitar as chances que teve e foi derrotado pelo ASA neste sábado (23), no Arruda, chegando ao segundo jogo seguido sem vencer na Série D do Campeonato Brasileiro. Gols do confronto, válido pela 2ª rodada do Grupo 4, foram marcados por Tarcísio, contra, e Roger Gaúcho, já Rafael Furtado descontou para o Tricolor.

O Santa foi para o jogo com dois estreantes no time titular. Wescley assumiu a camisa 10, atuando mais avançado entre os dois pontas; com isso, Tarcísio passou a jogar mais recuado, pois Gilberto seguiu fora. A outra novidade foi o atacante Ariel, atuando pelo lado direito do ataque, já que Mateus Anderson, vetado pelo departamento médico, se juntou ao volante como desfalque.

Escalação inicial coral com dois estreantes (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Apoiado pela sua torcida, o Santa Cruz começou o jogo pressionando mais o ASA. Chegando ao campo do ataque com facilidade, teve forte marcação ao pressionar a saída do time alagoano. Ariel, um dos estreantes corais, acabou deixando o campo aos 12 minutos, após sofrer uma grave lesão ao se chocar junto ao goleiro adversário. Segundo informações do próprio clube, o camisa 7 quebrou a perna; Esquerdinha entrou em seu lugar.

Com o tempo, os visitantes passaram a ter o domínio das ações ofensivas e quase abriram o placar. Roger Gaúcho explorou falha de Alex Alves ainda no campo de defesa e finalizou, mas Kléver fez boa intervenção e impediu o gol. Aos 21 minutos, Assis cobrou escanteio e Tarcísio desviou contra sua própria meta, deixando o time de Arapiraca em vantagem. Tentando se defender, os tricolores se postaram num 4-4-2, buscando evitar mais as infiltrações.

Tricolor tenta se fechar com duas linhas de quatro (Imagem: InStat TV)

Depois do gol sofrido, a Cobra Coral tentou recuperar seu poderio ofensivo e chegou algumas vezes com muito perigo. Wescley, o outro estreante do dia, por muito pouco não empatou ao acertar um lindo chute de fora da área. O goleira Raílson ainda deu rebote, deixando a bola nos pés de Rafael Furtado, contudo o centroavante não conseguiu aproveitar sendo bloqueado.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Tentando o empate, o Mais Querido se adiantou no 4-2-3-1 de base, tendo Rafael Furtado no comando de ataque, Wescley atuando pelo meio, entre os extremos Esquerdinha e Matheuzinho. Mais algumas boas chances até foram criadas, contudo o placar permaneceu o mesmo até o fim da primeira etapa no Arruda.

Santa Cruz avançou ao ataque postado no 4-2-3-1 (Imagem: InStat TV)

Os primeiros momentos do segundo tempo foram de poucas emoções para os dois lados. Mesmo detendo mais posse, o Tricolor só conseguiu chegar ao ataque em cobranças de falta, enquanto com a bola rolando a equipe ficou no 4-3-3 com apoio dos laterais, entretanto sem apresentar criatividade no último terço.

Nas poucas chegadas ofensivas do ASA, o Mais Querido também se postou no 4-3-3 em seu campo defensivo. Seguindo tentando pressionar, a grande chance do Santa Cruz só foi acontecer aos 29 minutos. E exitosa. Após falta levantada na pequena área, o árbitro assinalou pênalti. Rafael Furtado bateu com força e empatou a partida. Pouco minutos depois, o artilheiro acabou se lesionando, também deixando o gramado.

Querendo o empate, Tricolor avançou no 4-3-3 apoiado pelos laterais (Imagem: InStat TV)

Atuando de forma defensiva praticamente durante os últimos 45 minutos do confronto, o Fantasma voltou a criar chances com o empate no marcador. A equipe pernambucana até pressionou em busca da virada, todavia o balde de água fria caiu sobre a torcida no fim. Roger Gaúcho recebeu bom passe pela esquerda, em contra-ataque fatal, e chutou firme na saída de Kléver. O Santa, desorganizado, tentou novo empate, porém foi insuficiente.

Donos da casa se defendendo dos ataques do ASA (Imagem: InStat TV)

Créditos da foto principal: Rafael Melo/Santa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: