Por: Ivan Mota
Decepção. No reencontro com a torcida coral, o Santa Cruz não conseguiu aproveitar as chances que teve e foi derrotado pelo ASA neste sábado (23), no Arruda, chegando ao segundo jogo seguido sem vencer na Série D do Campeonato Brasileiro. Gols do confronto, válido pela 2ª rodada do Grupo 4, foram marcados por Tarcísio, contra, e Roger Gaúcho, já Rafael Furtado descontou para o Tricolor.
O Santa foi para o jogo com dois estreantes no time titular. Wescley assumiu a camisa 10, atuando mais avançado entre os dois pontas; com isso, Tarcísio passou a jogar mais recuado, pois Gilberto seguiu fora. A outra novidade foi o atacante Ariel, atuando pelo lado direito do ataque, já que Mateus Anderson, vetado pelo departamento médico, se juntou ao volante como desfalque.

COMO FOI
Apoiado pela sua torcida, o Santa Cruz começou o jogo pressionando mais o ASA. Chegando ao campo do ataque com facilidade, teve forte marcação ao pressionar a saída do time alagoano. Ariel, um dos estreantes corais, acabou deixando o campo aos 12 minutos, após sofrer uma grave lesão ao se chocar junto ao goleiro adversário. Segundo informações do próprio clube, o camisa 7 quebrou a perna; Esquerdinha entrou em seu lugar.
Com o tempo, os visitantes passaram a ter o domínio das ações ofensivas e quase abriram o placar. Roger Gaúcho explorou falha de Alex Alves ainda no campo de defesa e finalizou, mas Kléver fez boa intervenção e impediu o gol. Aos 21 minutos, Assis cobrou escanteio e Tarcísio desviou contra sua própria meta, deixando o time de Arapiraca em vantagem. Tentando se defender, os tricolores se postaram num 4-4-2, buscando evitar mais as infiltrações.

Depois do gol sofrido, a Cobra Coral tentou recuperar seu poderio ofensivo e chegou algumas vezes com muito perigo. Wescley, o outro estreante do dia, por muito pouco não empatou ao acertar um lindo chute de fora da área. O goleira Raílson ainda deu rebote, deixando a bola nos pés de Rafael Furtado, contudo o centroavante não conseguiu aproveitar sendo bloqueado.
Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui
Tentando o empate, o Mais Querido se adiantou no 4-2-3-1 de base, tendo Rafael Furtado no comando de ataque, Wescley atuando pelo meio, entre os extremos Esquerdinha e Matheuzinho. Mais algumas boas chances até foram criadas, contudo o placar permaneceu o mesmo até o fim da primeira etapa no Arruda.

Os primeiros momentos do segundo tempo foram de poucas emoções para os dois lados. Mesmo detendo mais posse, o Tricolor só conseguiu chegar ao ataque em cobranças de falta, enquanto com a bola rolando a equipe ficou no 4-3-3 com apoio dos laterais, entretanto sem apresentar criatividade no último terço.
Nas poucas chegadas ofensivas do ASA, o Mais Querido também se postou no 4-3-3 em seu campo defensivo. Seguindo tentando pressionar, a grande chance do Santa Cruz só foi acontecer aos 29 minutos. E exitosa. Após falta levantada na pequena área, o árbitro assinalou pênalti. Rafael Furtado bateu com força e empatou a partida. Pouco minutos depois, o artilheiro acabou se lesionando, também deixando o gramado.

Atuando de forma defensiva praticamente durante os últimos 45 minutos do confronto, o Fantasma voltou a criar chances com o empate no marcador. A equipe pernambucana até pressionou em busca da virada, todavia o balde de água fria caiu sobre a torcida no fim. Roger Gaúcho recebeu bom passe pela esquerda, em contra-ataque fatal, e chutou firme na saída de Kléver. O Santa, desorganizado, tentou novo empate, porém foi insuficiente.

Créditos da foto principal: Rafael Melo/Santa Cruz