Sport na Série B: como joga taticamente o Ituano

Por: Mateus Schuler

Gigantesco. Mirando se firmar no G-4, o Sport faz confronto direto com o Ituano para dar manutenção à invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Duelo do Leão contra o Galo pela abertura da quarta rodada será realizado nesta terça-feira (26), na Ilha do Retiro, às 19h.

Separamos tudo sobre o adversário rubro-negro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Galo.

O TIME

Para o confronto diante dos leoninos, os rubro-negros paulistas não possuem novos desfalques em relação à vitória diante do Vila Nova. Os atacantes Neto Berola e Chrigor permanecem fora da relação, com o treinador Mazola Júnior sinalizando a manutenção da equipe titular pela quarta partida consecutiva, repetindo o 4-2-3-1.

Provável escalação do Ituano para o duelo (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Dono do melhor ataque ao lado de Bahia e Sampaio Corrêa com quatro gols, o Ituano tem se mostrado um time que gosta pouco da bola, pois tem média inferior — 45% — a 50% na posse. Além disso, chega constantemente ao setor ofensivo, já que tem 15,3 finalizações por partida, a segunda maior marca da competição, dividindo-a junto a outros três times, atrás apenas do Náutico.

Um dos volantes recua para ajudar os laterais na transição (Imagem: Brasileirão Play)

Quando constrói suas jogadas, a equipe paulista busca a formação de uma saída em 4+1, tendo um dos volantes recuado para poder auxiliar laterais e zagueiros. Do meio em diante, busca ter o máximo de presença para criar os lances, mantendo o próprio 4-2-3-1 de base, realizando revezamento entre o centroavante e o armador.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Aylon e Rafael Elias revezam posicionamento no último terço (Imagem: SporTV/Premiere)

“O Ituano busca priorizar o Rafael Elias nas jogadas ofensivas, tentando sair bastante no contra-ataque. Aylon é quem faz melhor essa transição, encontrando o companheiro de ataque sempre em melhor condição”

Renato Alves, repórter na Rádio Cidade

COMO DEFENDE

Defensivamente também consegue mostrar bom desempenho, mesmo sem ter sido vazado em apenas um dos três jogos. Apesar da proposta, o time de Mazola Júnior é quem mais cometeu faltas na Segundona, totalizando média de 20 por confronto, sendo a maioria dessas para neutralizar as investidas do adversário.

Time de Mazola se fecha com duas linhas de 4 (Imagem: SporTV/Premiere)

Ao se postarem sem a bola, contudo, os paulistas formam costumeiramente em duas linhas de 4, sendo o 4-4-2 o sistema tático mais utilizado. Caso opte por deixar o meio mais povoado, tentando segurar melhor os ímpetos rivais, há a possibilidade da formatação do 4-5-1 — meia armador — descer a linha e deixar os blocos compactados.

“A dupla de zaga é formada na base do clube. Enquanto Léo Santos já mostra mais experiência no setor, Bernardo ainda está começando, mas ambos já começam a ter bom entrosamento, o que tem sido fundamental para o sistema defensivo”

Renato Alves, repórter na Rádio Cidade
Rubro-negros podem formar 4-5-1 para deixar meio povoado (Imagem: Brasileirão Play)

PARA FICAR DE OLHO

Mário Sérgio (LE) – Bastante participativo nas investidas ofensivas, tal como Pacheco pela direita, o lateral-esquerdo do Galo tem apresentado um início positivo nesta Série B. Além de acertar seis cruzamentos de 15 tentados, deu uma assistência para gol, sendo ainda o líder da equipe em interceptações, totalizando oito.

Aylon (MEI/ATA) – Principal jogador. Acumulando passagens de destaque no Internacional, em 2016, e na Chapecoense, em 2020, o atacante tem tido uma temporada positiva nos rubro-negros. Contratado em baixa após não render no CSA, é o vice-artilheiro do time em 2022, marcando seis gols em 16 jogos; de oito finalizações na Segundona, balançou as redes por duas, acumulando 25% de aproveitamento.

Rafael Elias (ATA) – Goleador. Criado nas categorias de base do Palmeiras, onde já marcou 32 gols em 32 jogos, vem sendo um dos grandes nomes dos paulistas na atual temporada. Além de ter índice de acertos igual a Aylon, o centroavante já deu duas assistências em 2022, demonstrando ter também bom pivô.

Créditos da foto principal: Flávio Torres/Ituano FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: