Cabo de guerra: análise CRB 1 x 2 Náutico

Por: Mateus Schuler

De virada é mais gostoso. Na “tora”, o Náutico conquistou vitória heroica sobre o CRB para colar no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, chegando embalado à final do Campeonato Pernambucano. Pedro Vitor e Aílton fizeram os gols do Timba, enquanto Richard completou o 2 x 1 nesta quarta-feira (27), em Maceió, pela 4ª rodada da Segundona.

Para o confronto, os alvirrubros de Rosa e Silva foram a campo com mexidas, já que no final de semana decidem o Campeonato Pernambucano diante do Retrô. Na defesa, Bruno foi acionado no gol, bem como Thássio, Carlão, Bruno Bispo e Aílton na primeira linha. No meio-campo, Djavan formou a cabeça de área ao lado de Nascimento, enquanto Niltinho, Franco e Luís Phelipe ficaram na trinca atrás de Amarildo no 4-2-3-1.

Equipe dita titular foi poupada para final do Estadual (

COMO FOI

Apesar de não ter os principais jogadores em campo, o Náutico iniciou o jogo com equilíbrio entre as duas fases. Ainda assim, criou a primeira boa chance: Luís Phelipe recebeu passe de Nascimento e ficou de frente para Diogo Silva, mas chutou em cima do goleiro; o camisa 10 pegou a sobra e voltou a bater para nova defesa do arqueiro.

Pouco criativo, o CRB não exigiu tanto da defesa, bem como de Bruno, sendo raros os lances criados. Em um desses, Richard foi servido já dentro da área e finalizou cruzado, contudo Bruno fez a intervenção. Postado no 4-5-1, o Timbu segurou as investidas e as neutralizou, controlando o ritmo da partida sem a bola.

Timba mostrou segurança durante a fase defensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

Saindo ao ataque no 4+1, tendo Djavan dando apoio aos laterais e zagueiros, o Timba buscou ter sustentação na transição. Faltou, entretanto, criatividade para conseguir levar perigo à meta adversária, pois não mostrou eficiência e ficou pouco com a bola, apostando mais no contra-ataque. Assim, teve boa oportunidade: após tentativa na entrada da área, a posse ficou na pequena área para Franco, que completou e Diogo Silva defendeu.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Nas vezes em que foram ao setor ofensivo, os pernambucanos formaram um 4-2-3-1, tendo Amarildo adiantado e Franco fazendo um papel de armador e na criação. No fim da primeira etapa, o Galo foi quem tentou chegar levando perigo: Guilherme Romão fez boa jogada individual, passou por Thássio e deu o arremate de fora da área, parando em Bruno.

Na etapa final, o Náutico voltou sem mudanças, mas a postura do CRB foi de maior agressividade. Tendo menos posse de bola, ficou mais retraído em seu próprio campo, chamando o adversário, que passou a ser mais criativo. Num dos lances tentados, Fabinho recebeu em profundidade e bateu na saída de Bruno, que fez boa intervenção.

Mesmo mantendo a postura do primeiro tempo, que foi se fechar com linhas próximas, o Timbu acabou sendo vazado. Após cruzamento na pequena área dos pernambucanos, Gum ficou com a bola na entrada da área e passou na medida para Richard, que completou o passe tirando do alcance de Bruno e abriu o placar.

Compactação do time da Rosa e Silva nos 45 minutos finais (Imagem: SporTV/Premiere)

Logo depois de ficar em desvantagem, Roberto Fernandes promoveu a saída de Amarildo para a entrada de Pedro Vitor, deixando Luís Phelipe como falso 9. E de início deu resultado, pois Luís Phelipe recebeu bom passe justamente de Pedro Vitor e bateu colocado, com a bola indo próximo à trave esquerda. Em seguida, Júlio e Victor Ferraz — estreando pela equipe — foram acionados nos lugares de Franco e Luís Phelipe, respectivamente, para mudar a postura no setor ofensivo.

Formando um 4-3-3, tendo Júlio na referência, o Timba passou a demonstrar mais criatividade e chegou ao empate quando Gum derrubou Pedro Vitor na pequena área. O mesmo camisa 20 cobrou, em segurança, e igualou o marcador. Já perto dos acréscimos, permanecendo intenso no ataque, fez a festa da torcida fora de casa: após boa troca de passes no último terço, a bola terminou no pé de Aílton, que chutou forte da intermediária e fechou a conta.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: