Santa Cruz na Série D: como joga taticamente o Juazeirense

Por: Ivan Mota

Teste de fogo. Pressionado após derrota em casa, Santa Cruz vai até o interior baiano buscando sua primeira vitória na Série D. Atualmente na sétima colocação do Grupo A4, o time precisa de um bom resultado para não se distanciar do G-4. O duelo contra a Juazeirense acontece nesta quarta-feira (4) às 20h, no Adauto Moraes, pela 3ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.

Separamos tudo sobre o próximo adversário tricolor: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho e muito mais do Cancão de Fogo.

O TIME

Ainda sem contar com o atacante Neto Baiano e o meia Guilherme, que seguem vetados pelo departamento médico, o treinador Barbosinha deve repetir a mesma escalação que foi derrotada pelo Palmeiras na Copa do Brasil por 2 x 1. Assim, seguirá no 4-2-3-1, tendo Ian no comando de ataque ao lado dos extremos Deysinho e Nildo Petrolina, bem como o armador Clébson.

Provável 11 inicial do Cancão de Fogo (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

O ataque da Juazeirense segue devendo na temporada. No Estadual, marcou apenas sete gols nos nove jogos que disputou. Apesar da boa campanha na Copa do Brasil, o setor ofensivo também não pode ser considerado o destaque. Ainda no campo de defesa, o time pode armar uma saída 4+3, com o volante e capitão Waguinho jogando entre os defensores. O zagueiro Wendell também tem papel importante, avançando pelo lado esquerdo e dando o primeiro passe.

Juazeirense parte para o ataque com uma saída 3+1 (Imagem: InStat TV)

Já próximo da grande área adversária, o Cancão pode se postar em um 4-3-3 ofensivo. Geralmente o homem mais avançado no trio de meio-campistas é Clebson, porém o lateral-direito Dadinha tem bastante liberdade, aparecendo em vários setores do campo. Com jogadores velozes no ataque, os três homens mais ofensivos também variam bastante no seu posicionamento.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Cancão vai para cima no 4-3-3 (Imagem: InStat TV)

COMO DEFENDE

Apesar dos números de defesa também não serem dos melhores, os baianos estão conseguindo bons resultados em jogos importantes, fazendo partidas seguras defensivamente contra Vasco e Palmeiras na Copa do Brasil. Quando é pressionado, pode se armar em 4-4-2 com duas linhas próximas da grande área.

Time de Juazeiro se fecha com duas linhas de quatro (Imagem: InStat TV)

Também sem a bola, o time pode se postar em seu tradicional 4-2-3-1, com Waguinho jogando um pouco mais recuado do que seu companheiro na cabeça de área. Além disso, a equipe tem participação dos meias mais ofensivos no primeiro combate ainda no campo de ataque, buscando a recuperação imediata da posse.

Baianos postados em seu usual 4-2-3-1 sem a bola (Imagem: InStat TV)

PARA FICAR DE OLHO

Dadinha (LD) – Elemento surpresa. O lateral-direito pernambucano de 25 anos é uma das boas opções ofensivas do time, sempre chegando ao ataque pelos lados do campo e também podendo aparecer pelo meio. O atleta rodou por vários times do interior do estado, como Pesqueira, Decisão e Salgueiro, até chegar ao Cancão.

Clebson (MEIA) – Velho conhecido. Com passagens marcantes pelo Salgueiro, o meia de 36 anos é o cérebro da Juazeirense, atuando como armador de jogadas. Porém, também tem liberdade para chegar ao ataque. Fazendo em alguns momentos a função de centroavante, já marcando dois gols na temporada.

Nildo Petrolina (PE) – Experiência internacional. Aos 36 anos, a Juazeirense foi apenas o terceiro time brasileiro do atacante. Antes, só havia jogado no Petrolina, clube de sua cidade natal, e no Salgueiro. Em 2010 partiu para Portugal onde atuou por diverso times, como Beira-Mar, Arouca e Moreirense, antes de retornar ao país para reforçar o Cancão na Série D. Nildo foi o autor gol marcado pela equipe contra o Palmeiras.

Créditos da foto principal: Bruno Lopes/Juazeirense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: