Porto seguro: análise Sport 2 x 0 Tombense

Por: Mateus Schuler

Sem sustos. Mesmo com Gilmar Dal Pozzo ameaçado, o Sport deixou a desconfiança de lado e voltou a pontuar na Série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (6). Diante do Tombense, na Ilha do Retiro, o Leão se impôs durante boa parte da partida e venceu por 2 x 0, com gols de Búfalo e Juba, ambos no segundo tempo.

Sem Bill, que sofreu lesão muscular na coxa direita, Gilmar Dal Pozzo decidiu promover a volta de Everton Felipe à titularidade, alternando com Juba como armador no 4-2-3-1. Na cabeça de área, William Oliveira voltou de contusão e ficou ao lado de Bruno Matias, tendo Kayke mantido na referência ofensiva dos leoninos.

Escalação inicial dos rubro-negros teve novidades (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Intenso desde o apito inicial, o Sport começou a partida pressionando muito o Tombense, sem dar trégua. Antes mesmo dos cinco minutos, conseguiu a primeira boa chance: Juba cobrou falta na entrada da área, mas com desvio na barreira e saindo pela linha de fundo. Logo em seguida, Jáderson pegou a sobra após escanteio e bateu próximo à trave direita.

Formando o próprio 4-2-3-1 de base, alternando constantemente a posição das peças na trinca atrás de Kayke, o Leão manteve a pressão para cima do time mineiro. Ainda assim, faltou o mesmo de outros primeiros tempos: eficiência e criatividade; um dos lances veio pelo lado esquerdo, com Juba tabelando com Lucas Hernández e chutando colocado perigosamente.

Postura ofensiva dos pernambucanos na primeira etapa (Imagem: SporTV/Premiere)

Tendo quase o quádruplo da posse, os leoninos permaneceram abafando e foram reduzindo as possibilidades dos visitantes de atacarem. Apesar disso, não demonstraram presença efetiva no último terço, rondando para tentar o máximo de arremates na direção da meta do Gavião-Carcará. Em uma das vezes em que furou o bloqueio, Kayke recebeu de Everton Felipe na entrada da área e arrematou para boa intervenção de Felipe.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Amplamente superiores durante o primeiro tempo, os rubro-negros seguiram povoando o meio-campo, ficando pouco com a bola. Nos raros momentos, a equipe ficou postada num 4-4-2, que alternou ao 4-5-1, neutralizando muito bem as investidas adversárias; alvirrubros tiveram uma única oportunidade, no entanto também sem efetividade.

Marcação mostrou solidez e fechou brechas (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Gilmar Dal Pozzo buscou ajustar o setor ofensivo, pois foi inoperante durante os primeiros 45 minutos. Kayke foi sacado da partida e Búfalo, companheiro de posição, mantendo a proposta traçada para o time ao confronto. Assim como na etapa inicial, o Sport atacou intensamente logo no começo, contudo não finalizou com perigo.

Alternando entre 4-3-3 — mais comum — e o próprio 4-2-3-1, o Leão passou a trabalhar mais a posse e foi achando os espaços na marcação adversária. Ainda assim, o placar foi inaugurado como recompensa pela pressão dada: Everton Felipe levantou escanteio no meio da área, Thyere escorou e Búfalo, se antecipando ao goleiro mineiro, tocou para o fundo do barbante.

Giovanni deu nova dinâmica ao meio-campo (Imagem: SporTV/Premiere)

A vantagem no marcador acomodou um pouco os donos da casa, porém os visitantes não demonstraram criatividade suficiente para levar tanto perigo à meta de Maílson. Foi a entrada de Giovanni, no lugar de Everton Felipe, que aumentou a ofensividade dos anfitriões, deixando os alvirrubros ainda mais retraídos.

Num descuido da defesa do Tombense, o resultado final foi sacramentado. O meia Giovanni ficou com a sobra na entrada da área, ao receber de William Oliveira, e serviu Juba; o prata da casa dominou, girou e soltou o pé, sem dar chances de intervenção. Se fechando num 4-5-1, os rubro-negros seguraram os ímpetos e somaram mais um resultado positivo.

Sistema defensivo segurou ímpetos adversários (Imagem: SporTV/Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: