Fechado com o G-4: análise Novorizontino 0 x 0 Sport

Por: Ivan Mota

Ferrolho rubro-negro. Dono da melhor defesa, o Sport segurou o ímpeto do Novorizontino fora de casa e somou ponto importante para se firmar no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Empate sem gols aconteceu nesta terça-feira (17), no Jorjão, em duelo válido pela 8ª rodada da Segundona; Leão segue na vice-liderança.

Sem surpresas. Para o confronto contra os aurinegros, Gilmar Dal Pozzo optou por realizar apenas uma mudança da vitória sobre a Chapecoense, já que continuou com desfalques de Bill, Blas, Denner e Sander, todos vetados pelo departamento médico. Giovanni ganhou oportunidade como titular, sacando Jáderson, e colocando Everton Felipe pela direita no 4-2-3-1.

Escalação inicial rubro-negra para partida em Novo Horizonte (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Começo devagar. Com poucas chances de gols e muitos erros de passe, os primeiros minutos de jogo foram sonolentos. Ainda assim, foram os donos da casa que tiveram mais iniciativa. Quando não teve a bola, o rubro-negro se fechou no 4-4-2, tendo Giovanni jogando mais avançado ao lado de Búfalo, enquanto Everton Felipe e Juba recuaram para formar a segunda linha junto aos volantes.

O Sport até conseguiu chegar poucas vezes no campo de ataque para criar as jogadas, mas esbarrou na boa marcação do Tigre e também nos próprios erros de passe. A principal dificuldade do time foi a transição ofensiva, com a saída de jogo sendo o calo. Assim, a única finalização no gol saiu dos pés de Juba e a finalização de longa distância sequer assustou Giovanni, fazendo a defesa no meio do gol.

Leão se defendeu com duas linhas de quatro (Imagem: SporTV/Premiere)

Essas saídas leoninas variaram entre o 4+2, com a dupla de volantes ficando próxima à primeira linha, e um 3+4, quando William Oliveira se infiltrou entre os zagueiros. Desse modo, os laterais avançaram em liberdade e ficaram ao lado de Bruno Matias e Giovanni, que eram responsáveis por darem a ligação pelo meio.

A grande chance da primeira etapa foi do Novorizontino. Douglas Baggio fez o cruzamento com perfeição para Léo Baiano e o volante, que surgiu sozinho na frente de Maílson, acabou cabeceando junto à trave esquerda. Já na reta final, as melhores oportunidades seguiram em favor da equipe de São Paulo, porém o placar seguiu zerado até o intervalo.

Sport tentou sair para o jogo no 3+4, mas esbarrou em passes errados (Imagem: SporTV/Premiere)

E os paulistas permaneceram sendo o time que mais queria jogo no início do segundo tempo, chegando na grande área e finalizando de longa distância, tendo mais que o dobro de finalizações dos pernambucanos. A quantidade não se traduziu em qualidade, dando pouco trabalho a Maílson, que realizou apenas algumas defesas com segurança.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Em determinado momento da partida, os visitantes até conseguiram sair do campo de defesa e em alguns momentos ensaiaram uma leve pressão, indo ao ataque num 4-3-3 com avanços dos laterais. Thiago Lopes, que entrou na segunda etapa, atuou como um ponta pelo lado direito, porém, assim como Juba, se postou próximo ao trio de meio-campistas.

Rubro-negros tentaram atacar apoiados pelos laterais (Imagem: SporTV/Premiere)

O confronto permaneceu em seu ritmo monótono e de pouco futebol. Ainda conseguindo levar demonstrar perigo, os aurinegros eram melhores, fazendo algumas jogadas pelos lados do campo, buscando os cruzamentos. Para se defender, o Sport se postou no 4-1-4-1 nas transições do ataque para defesa, com William Oliveira atuando entre as linhas.

Pernambucanos se defenderam postados no 4-1-4-1 (Imagem: SporTV/Premiere)

E os minutos finais ficaram marcados por chegadas do Tigre ao ataque, com Ronald e Rômulo buscando vencer Maílson, mas finalizaram sem qualidade. A melhor chance aconteceu já aos 45 minutos, quando Bochecha aproveitou o rebote defensivo e encheu o pé; a bola passou perto da trave. Apesar das tentativas, o zero não saiu do placar até o apito final.

Créditos da foto principal: Guilherme Veiga/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: