Por: Ivan Mota
Luz no fim do túnel. Após sair perdendo, o Santa Cruz conquistou virada heroica diante do CSE, ficando a um ponto da zona de classificação no Grupo A4 da Série D do Campeonato Brasileiro. Alemão e Rafael Furtado fizeram os gols do Mais Querido, enquanto Hugo havia aberto o placar, selando o 2 x 1 neste domingo (22), no Arruda, pela 6º rodada.
Muitas novidades. Após estreia com derrota, Marcelo Martelotte até manteve o Mais Querido no 4-2-3-1, porém realizou mudanças em todos os setores: no gol, Jefferson ganhou a vaga de Kléver, já a primeira linha teve Daniel Pereira na lateral direita, Alemão junto a Luan Bueno na zaga e Dudu Mandai caindo pela esquerda. No meio, Elyeser fez a cabeça de área ao lado de Rodrigo Yuri, tendo Fabrício atuando na armação e Wescley na frente junto a Matheuzinho e Raphael Macena.

COMO FOI
Primeiro tempo de pouca qualidade, mas grandes emoções. A primeira boa chance da partida foi do Santa Cruz já aos quatro minutos. Luan Bueno ficou com a bola na pequena área após cobrança de escanteio e finalizou direto para fora. Quando não teve a posse, o Tricolor do Arruda se fechou em duas linhas de quatro, tendo Fabrício e Matheuzinho recompondo para ajudar na marcação.
Apesar disso, quem abriu o placar foi o time alagoano. O zagueiro Hugo subiu sozinho entre a marcação e marcou de cabeça depois de tiro esquinado de Júnior Timbó. A resposta coral veio rápida; Fabrício acertou o travessão após receber de Wescley, dominar e dar bom chute. Logo depois, nova chance do empate: Rodrigo Yuri apareceu como um elemento surpresa e finalizou muito perigosamente, parando em excelente defesa de Jerfesson.

O travessão foi carimbado novamente minutos depois, dessa vez no outro lado do campo. Amaral acertou uma bomba e quase ampliou o placar. O Santa, contudo, passou a encontrar muita dificuldade, bem como em outras partidas da temporada, na transição ofensiva, desperdiçando muitos passes na saída de bola.
Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui
Quando conseguiu chegar ao campo de ataque, se armou num 4-4-2, com Daniel Pereira deixando a lateral e aparecendo no meio. Matheuzinho passou a atuar ao lado de Raphael Macena adiantado, já Dudu Mandai tentou dar o apoio pela esquerda; jogadas não fluíram com sucesso e o resultado seguiu o mesmo até o fim da primeira etapa.

Para o segundo tempo, Marcelo Martelotte promoveu duas modificações que mudaram o destino do duelo. Edson Ratinho entrou na vaga de Elyeser para jogar na lateral-direita, já Rafael Furtado substituiu o meia Fabrício, formando dupla de centroavantes com Raphael Macena; o Mais Querido voltou melhor e pressionou em busca do empate.
Chegando no ataque, o time avançou tendo Raphael Macena jogando mais recuado, junto a Rodrigo Yuri e Wescley, deixando Furtado isolado à frente. Os laterais também desceram para ajudar mas, aos 12 minutos, logo após uma chegada perigosa do CSE, as luzes dos refletores do Arruda apagaram, que gerou interrupção por 22 minutos.

Dez minutos depois do retorno da partida, Edson Ratinho bateu escanteio na primeira trave, Matheuzinho desviou e Alemão, de volta ao clube, marcou em sua reestreia e deixou tudo igual. A pressão continuou e dessa vez foi Rafael Furtado quem balançou as redes. O atacante mandou de cabeça após novo cruzamento de Ratinho pela direita.
O Mais Querido conseguiu controlar bem no fim, chegando algumas vezes ao ataque e impedindo avanços dos alagoanos. Quando não tiveram a bola, se fecharam num 4-5-1, deixando apenas Rafael Furtado no campo de ataque. O resultado positivo continuou até o apito final, garantindo assim a segunda vitória dos pernambucanos na Série D.

Créditos da foto principal: Rafael Melo/Santa Cruz