Náutico na Série B: como joga taticamente o Ituano

Por: Felipe Holanda

Desafio dos grandes. O Náutico tem compromisso decisivo frente ao Ituano e precisa pontuar para se distanciar da zona de degola na Série B do Campeonato Brasileiro — diferença na tabela é de apenas um ponto, oito contra nove. Confronto acontece nesta quinta-feira (26) às 21h30, no Novelli Júnior, em Itu, pela 9ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário alvirrubro: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho e muito mais do Galo de Itu.

O TIME

Alterações à vista. Velho conhecido, Mazola Júnior tem apenas um desfalque certo para a partida: o atacante Calyson, que cumpre suspensão automática por expulsão frente ao Operário; Aylon, também do ataque, é dúvida. Por outro lado, os volantes Rafael Pereira e Lucas Siqueira, assim como o centroavante Rafael Elias, voltam a estar aptos.

Provável formação inicial dos rubro-negros (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

À procura da batida perfeita. Com nove gols marcados nesta Segundona, o Ituano ainda busca o modelo de jogo ideal em fase ofensiva. A principal estratégia de Mazola Júnior é prezar pelas transições rápidas, geralmente formando um 4-2-3-1 para pegar a defesa rival desprevenida e chegar forte no terço final.

Postura rubro-negra com a bola (Imagem: Sportv/Premiere)

“O time joga mais reativo, buscando se fechar ao máximo para sair em contra-ataque. O centroavante, por ficar mais isolado, espera a transição em blocos para poder auxiliar, seja no pivô para encontrar algum companheiro desmarcado, seja conduzindo as jogadas”

Renato Alves, repórter da Rádio Cidade Itu

Apesar de prezar pouco pela posse, o Galo de Itu constrói bem suas saídas, explorando um 4-3-3 e liberando um pouco mais os pontas para infiltrarem. Dessa maneira, costuma levar perigo nas ultrapassagens, bagunçando o sistema defensivo adversário em caso de sucesso na troca de passes.

Início da construção paulista (Imagem: Brasilerão Play)

COMO DEFENDE

Vulnerável. O Ituano sofreu os mesmos nove gols que fez nesta Série B, figurando como uma das piores defesas do certame, à frente apenas de CRB (13) e Londrina (11). Quando atacado, a tendência é variar entre o — mais costumeiro — 4-1-4-1 e o 4-4-2.

Modelo com apenas o centroavante mais à frente (Imagem: Brasileirão Play)

“Ituano costuma se fechar sempre com duas linhas de 4, mas há uma alternância na distribuição das peças. Ora um dos volantes fica entre as linhas, assim como o centroavante se isola, ora o meia mais armador se aproxima do atacante de área”

Renato Alves, repórter da Rádio Cidade Itu

A depender do resultado e do ímpeto rival, pode utilizar uma segunda linha de cinco, isolando ainda mais o “camisa 9”. Assim, tenta preencher melhor o meio e dificultar a troca de passes por dentro, cobrindo, também, as investidas dos laterais/extremos, já que os pontas recompõem.

Outro exemplo do Galo sem a bola (Imagem: Brasileirão Play)

PARA FICAR DE OLHO

Léo Santos (ZAG) – Alicerce defensivo. Com média de 5,8 bolas afastadas por jogo, Léo é quem mais dá segurança ao sistema defensivo do Ituano, geralmente bem posicionado para recuperar a bola. O zagueiro também costuma se aventurar no ataque, somando duas assistências nesta Segundona e sendo o líder do time neste quesito.

Kaio (VOL/MEIA) – Quem mais pensa o jogo. Somando duas participações diretas na Segundona, sendo um gol e um passe para outro, Kaio é uma das principais armas ofensivas de Mazola Júnior. Além disso, dá mobilidade pela ponta direita, tendo a velocidade como um de seus pontos fortes, com média de 64% de acerto nos dribles por jogo.

Rafael Elias (CA) – Artilheiro. Na referência, Rafael é geralmente perigoso no ataque, seja fazendo o pivô para servir os companheiros ou tentando o arremate. Não por acaso, já marcou duas vezes na competição, liderando o Galo de Itu em bolas nas redes ao lado de Aylon. A dupla é responsável por 44% dos tentos assinalados.

Créditos da foto principal: Flávio Torres/Ituano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: