Nem tático, nem técnico: análise Sampaio Corrêa 2 x 0 Náutico

Por: Felipe Holanda

Copo vazio. O Náutico foi batido pelo Sampaio Corrêa em confronto direto e acentuou a crise de desempenho sob o comando de Roberto Fernandes. Após revés, Timbu corre riscos de voltar ao Z-4 da Série B do Campeonato Brasileiro ainda nesta rodada; Pimentinha e Gabriel Poveda marcaram nesta nesta sexta-feira (10), em São Luís.

Roberto promoveu novidades na escalação inicial, com os retornos do lateral-esquerdo Júnior Tavares e do volante Rhaldney, enquanto Victor Ferraz foi poupado por desgaste físico e Thássio voltou à lateral direita. No ataque, a opção foi Amarildo, tendo Léo Passos como suplente; Richard Franco, suspenso, deu vaga a Djavan.

Formação inicial dos alvirrubros (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Movimentação. O roteiro inicial foi marcado por algumas mudanças no estilo de jogo alvirrubro: passou a explorar mais uma saída de 3 com Lucas Perri na bola, os dois zagueiros abertos e Júnior Tavares por dentro. Aos poucos, o Náutico trocou passes e criou seu jogo, formando o seu 4-3-3 característico, tendo Jean Carlos flutuando entre as duas últimas linhas.

A imposição quase foi convertida em gol quando Amarildo fez bem o pivô e encontrou Nascimento na grande área maranhense. Camisa 7 dominou com tranquilidade, mas falhou no momento do arremate, parando em boa defesa do goleiro Luiz Daniel à queima-roupa. Foi o primeiro lance claro de todo o jogo.

Contexto inicial de ataque (Imagem: Premiere)

Sem a bola, os alvirrubros marcaram em blocos médios/baixos, geralmente utilizando o 4-4-2 como tática base. Assim, até conseguiu povoar bem o meio, porém deu espaços às laterais. Foi por lá que Bruno Bispo cometeu um pênalti após infiltração do Tubarão. Na cobrança, Gabriel Poveda não teve precisão suficiente para bater Lucas Perri, que voltou a brilhar pelo Timbu.

Curtindo o conteúdo. Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Em vez de crescer na partida, os visitantes esbarraram nas próprias fragilidades. Restaram as jogadas de bola parada e, numa delas, Jean bateu acima da meta. Nascimento também tentou, tendo o mesmo destino. O castigo veio ainda no primeiro tempo, quando Pimentinha foi arisco, fez bela jogada e venceu Perri para abrir o placar.

Início da compactação do Timbu após bola parada (Imagem: Premiere)

O lado esquerdo passou a ser a “mina de ouro” para os donos da casa. Por lá, Pimentinha só não fez chover. Ainda houve tempo para o segundo. Poveda foi servido e desta vez não titubeou, selando de vez a superioridade anfitriã durante os primeiros 45 minutos.

Com as entradas de Ralph e Robinho, nas vagas de Nascimento e Júnior Tavares, respectivamente, o Náutico voltou mais afoito para a etapa final; formou saída de 3, tendo Ralph no auxílio à dupla de zaga. Na estratégia de que “a melhor defesa é o ataque”, Roberto até conseguiu segurar as subidas de Pimentinha, com mais movimentação no setor.

Pedro Vitor passou a ser lateral-esquerdo (Imagem: Premiere)

Insuficiente. O Sampaio continuou ditando o ritmo e poderia ter ampliado a vantagem. Pecando na transição defensiva, o Timba correu contra o tempo para reverter o resultado, formando o 4-5-1 nos momentos ao ser ameaçado em contragolpes. A última cartada de Roberto foi colocar Léo Passos e Júlio, tirando Rhaldney e Amarildo, respectivamente.

Em campo, a equipe continuou batendo na mesma tecla, recorrendo aos chutes de Jean Carlos; camisa 10 até cobrou falta com categoria de longe, no entanto acabou errando o alvo por pouco. Mais do mesmo. Ainda houve tempo para Wellington ser expulso após marcação de falta na entrada da área, quando o árbitro precisou do auxílio do VAR. Na cobrança e último ato, Renatinho isolou, selando de vez o resultado.

Outro exemplo do ineficiente Náutico sem a bola (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Ronald Felipe/SCFC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: