Santa Cruz na Série D: como joga taticamente o Atlético-BA

Por: Ivan Mota

Pulando fogueira. Para voltar ao G-4, o Santa Cruz visita o Atlético-BA precisando dos três pontos se quiser esquentar as chances de classificação à segunda fase na Série D do Campeonato Brasileiro. Embate entre Cobra Coral e Carcará acontece nesta segunda-feira (27) às 20h30 na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, pela 11ª rodada.

Separamos tudo sobre o próximo adversário tricolor: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho e muito mais dos atleticanos.

O TIME

Zé Carijé terá dois importantes retornos ao time titular para o duelo contra o Santa Cruz. Bremer e Emerson devem voltar após cumprirem suspensão ante a Juazeirense na última rodada, mas o técnico também tem dois desfalques. O volante Lucas cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e deve ser substituído por Jeferson. Já o lateral-esquerdo Mateus foi negociado com a Aparecidense e Rafael Franco deve assumir a posição.

Provável time do Carcará com baixas e retornos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Com média de um gol por partida na Série D, o ataque do Carcará continua devendo após a saída de peças importantes no bicampeonato estadual. No campo do adversário, o time pode se postar num 4-3-3, com Miller variando entre o centro e as pontas do ataque com Hadrian, além de um dos volantes tendo liberdade para avançar.

Baianos partindo para cima no 4-3-3 (Imagem: InStat TV)

Outra possibilidade ofensiva é se manter no seu 4-2-3-1 original e ter o apoio do lateral-direito Edson. O capitão é peça importante nas ações ofensivas, já que sempre chega ao último terço do campo para ajudar os jogadores mais avançados, que seguem variando no posicionamento, trocando de posição dentro das quatro linhas frequentemente.

Curtindo o conteúdo? Apoie o Pernambutático clicando aqui

Atlético ataca no 4-2-3-1 com apoio do lateral Edson (Imagem: InStat TV)

COMO DEFENDE

Com 12 gols sofridos nos jogos que disputou, a defesa dos baianos também não pode ser considerada sólida. Apesar de utilizar a marcação alta e fazer pressão na saída de bola quando atua em casa, também pode se fechar em um 4-5-1 quando é pressionado; somente um dos atacantes fica no campo ofensivo aguardando um possível contra-ataque.

Carcará se fecha no 4-5-1 para evitar infiltrações (Imagem: InStat TV)

O Atlético também pode se fechar no 4-4-2 tradicional, com um dos pontas e o meia Miller retornando para fechar a segunda linha ao lado dos volantes, deixando Hadrian e Cesinha mais avançados. Ambos também se postam no campo de defesa, descendo os blocos e podendo variar ao 5-3-2 quando o adversário impõe maior intensidade.

Time de Alagoinhas se defendendo com duas linhas de 4 (Imagem: InStat TV)

PARA FICAR DE OLHO

Bremer (ZAG) – Força defensiva. Com 1,90m de altura, o zagueiro Bremer retornou ao Carcará em 2022 após empréstimo na Juazeirense e se firmou rapidamente no time titular. O jogador de 26 anos tem sua principal virtude o jogo áereo defensivo, neutralizando as investidas adversárias pelo alto e com poderio ofensivo se necessário.

Miller (MEI) – Retorno do artilheiro. Miller foi o maior goleador do Campeonato Baiano e acabou negociado com o Vitória para disputa da Série C, contudo o camisa 10 acabou retornando no começo do mês ao Atlético e já tem um gol nas três partidas que disputou pela Série D. Mostrando qualidade no passe e na finalização, pode atuar no meio e também no ataque.

Hadrian (ATA) – Carrasco coral. Apesar da vitória de virada por 3 x 2 no jogo do turno entre os times, o Tricolor do Arruda sofreu com Hadrian. O atacante de 25 anos marcou os dois gols dos baianos e buscará repetir a boa atuação ofensiva, sendo um dos artilheiros da equipe ao lado de Diego Costa e Ronan na competição.

Créditos da foto principal: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: