Jogo de xadrez: análise Náutico 1 x 1 Criciúma

Por: Felipe Holanda

Impasse. Em jogo truncado, Náutico ficou no empate com o Criciúma e respira fora do Z-4 após três jogos sem derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. Zagueiro Bruno Bispo marcou para o Timbu, enquanto Léo Costa havia aberto o placar, mais cedo, que selou o 1 x 1 nesta quarta-feira (29), nos Aflitos, pela 15ª rodada.

Manutenção. Mesmo com a volta de Carlão, que estava suspenso, Roberto Fernandes optou pela entrada de Wellington, mas a saída ainda no início do jogo por lesão fez o defensor voltar. Renan, Nascimento e Geuvânio, fazendo a estreia na equipe, foram acionados substituindo Lucas Perri, Victor Ferraz e Jean Carlos, todos cumprindo suspensão automática.

Formação inicial dos alvirrubros frente aos mineiros (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Lado a lado. O Náutico iniciou a peleja tentando fugir dos locais encharcados e construir as jogadas por fora. Em uma delas, Thássio apareceu pela direita dando profundidade e cruzou para o outro ala, Pedro Vitor, finalizar levando perigo. Foi a deixa que os alvirrubros precisaram para utilizar as bolas longas no jogo, muito por conta do gramado castigado pela chuva.

Taticamente, o 3-5-2 foi mantido na tentativa de ganhar o meio de campo, mas logo cedo Roberto Fernandes precisou mexer no time: saiu Wellington, lesionado, para a entrada de Carlão, dando manutenção ao sistema de três zagueiros, à medida em que os extremos ganharam mais liberdade, pisando constantemente na área do Criciúma.

Início da transição dos pernambucanos (Imagem: SporTV/Premiere)

Faltou um pouco mais de capricho. Em transição, o Timba utilizou uma saída 3+4 para pegar a marcação do Tigre desprevenida e ter boas chances para finalizar, deixando Franco, Geuvânio e Amarildo no trio de ataque; estratégia de Roberto era dar fluidez seja no 3-4-3 ou 3-5-2. Nas poucas investidas dos catarinenses, os donos da casa se seguraram em uma linha de 5, alternando entre 5-4-1 e 5-3-2, ficando apenas Amarildo marcando saída de bola rival.

A chance visitante veio após um cruzamento na área, quando Lucas Xavier finalizou e por muito pouco não foi às redes de Renan. Pouco depois, Felipe Mateus levantou falta para gol de Léo Costa, abrindo contagem nos Aflitos. A intensidade do Timbu, entretanto, aumentou conforme a chuva. Passou a ser mais criativo, chegando à área tricolor por duas vezes seguidas.

Curtindo o conteúdo. Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Na primeira, Amarildo recebeu e parou em milagre do goleiro Gustavo. Já na sequência, em arremate de fora da área de Geuvânio, não teve jeito: a bola desviou na marcação e Bruno Bispo dominou, girou e soltou a pancada sem dar possibilidade de intervenção; Pedro Vitor ainda teve chance de ampliar, no fim, mas foi infeliz numa cobrança de pênalti.

Compactação defensiva do Timba sem a bola (Imagem: SporTV/Premiere)

Dando um novo gás na etapa final, Roberto promoveu a entrada de Júlio no posto de Amarildo, deixando o jovem como referência ofensiva. Dessa forma, continuou apostando num 3-4-3 buscando transições rápidas e tendo apoio constante dos alas, quase que simultaneamente, e assim freando as subidas dos laterais do Tigre.

Júnior Tavares e Juninho Carpina também foram acionados e substituíram Nascimento e Geuvânio, respectivamente, mas antes que houvesse resposta, João Paulo cometeu falta dura, dando cotovelada no adversário e recebeu o vermelho direto. A inferioridade numérica do Timbu fez o Criciúma crescer, ao menos em volume.

Organização do Timba antes da expulsão (Imagem: SporTV/Premiere)

Os alvirrubros buscaram se superar. Marcaram bem as entrelinhas, tentando sair nos contra-ataques. Até conseguiram assustar em rara troca de passes, finalizada por Carpina de fora da área, porém Gustavo defendeu sem muitas dificuldades. O ímpeto parou por aí e o empate, apesar dos pesares, até soou como positivo.

Créditos da foto principal: Tiago Caldas/CNC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: