Santa Cruz na Série D: como joga taticamente o Juazeirense

Por: Ivan Mota

Fogo cruzado. Embrasado, o Santa Cruz encara o Juazeirense em jogo de seis pontos para se manter na zona de classificação do Grupo A4 da Série D do Campeonato Brasileiro. Confronto entre nordestinos acontece neste domingo (3) às 16h, no Arruda, pela antepenúltima rodada da primeira fase.

Separamos tudo sobre o próximo adversário tricolor: principais posicionamentos táticos, estilo de jogo, números, jogadores para ficar de olho e muito mais do Cancão de Fogo.

O TIME

Três novidades. Tendo duas baixas e um retorno, os baianos chegam para a quarta escalação diferente na quarta partida com Agnaldo Liz no comando. Sem as presenças do volante Patrik, ainda lesionado, e Clébson, suspenso, o Juá tem a volta de Nildo Petrolina após cumprir suspensão justamente como o armador no 4-2-3-1.

Provável formação inicial do Juazeirense diante do Mais Querido (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Com apenas sete gols em 11 rodadas, a Juazeirense possui o pior ataque do Grupo A4. A falta de organização das suas jogadas ofensivas pode explicar o baixo número, com muitos jogadores atuando fora da posição de origem. O time costuma iniciar suas jogadas numa saída 4+1 com alternância entre os volantes ao se aproximarem da primeira linha.

Curtindo o conteúdo? Apoie nosso projeto clicando aqui ou via pix. Chave: pernambutatico@gmail.com

Saída de jogo 4+1 dos baianos para iniciar suas ações ofensivas (Imagem: InStat TV)

Outra opção é formar o 4-2-3-1 de base apoiado dos laterais, principalmente Dadinha pelo lado direito. O camisa 21 sempre avança nos lances ofensivos do Cancão de Fogo, auxiliando tanto os extremos, como o centroavante. Um dos volantes também pode atuar mais adiantado, tendo ainda a presença de Waguinho na contenção.

Juazeirense atacando na manutenção do sistema-base (Imagem: InStat TV)

COMO DEFENDE

Os números defensivos são consideravelmente melhores que os ofensivos. O time de Juazeiro tem média de um gol sofrido por jogo, sendo seis desses 11 quando atuou fora de seus domínios. Em certas situações pode se defender no seu 4-3-3 original, com o trio mais avançado não participando da ação, mas deixando o meia de ligação, nesse caso Clébson, recuar para atuar ao lado dos volantes.

Cancão de Fogo se defende no 4-3-3 (Imagem: InStat TV)

Em outros momentos, o time canconero também pode defender no 4-2-3-1 de base, deixando apenas o centroavante sem tarefas defensivas. Os pontas retornam para formar a linha de três ao lado do meia, atuando na frente da dupla de volantes de forma compacta, buscando povoar bastante o meio e fechar os espaços.

Equipe de Juazeiro fechada na tática-base (Imagem: InStat TV)

PARA FICAR DE OLHO

Dadinha (LD) – Velho algoz. Campeão Pernambucano pelo Salgueiro contra o Santa Cruz, Dadinha é uma das principais peças da equipe. Com um gol e uma assistência na Série D, o lateral-direito também se destaca pelo poder ofensivo, sempre chegando no campo de ataque em velocidade e, muitas vezes, atuando mais centralizado no meio-campo.

Escuro (VOL) – Elemento surpresa. Escuro é mais um que tem passagem pelo futebol de Pernambuco. O volante de 28 anos iniciou a carreira no Vitória das Tabocas e atuou por Vera Cruz, Sete de Setembro, Afogados e Retrô antes de chegar aos baianos. Com facilidade para chegar ao ataque, tem um gol na competição e pode ser uma das armas de Agnaldo Liz.

Deysinho (PD) – Velocidade pela ponta. O baixinho de 30 anos é outro nome importante no esquema do Cancão de Fogo, podendo atuar pelos dois lados do campo e também mais centralizado quando preciso. Com dois gols em 10 jogos, é o jogador que mais balançou as redes pela Juazeirense nesta Série D.

Créditos da foto principal: Bruno Lopes/Juazeirense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: